LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, 7 nanômetros? AMD deve lançar nova Radeon 6000 com GPUs Navi em 6 nm, indicam rumores

27 de agosto de 2021 3

Atualização (27/08/2021) - FM

A AMD não ignorou a apresentação oficial da Intel Arc Graphics, nova marca de produtos gráficos que deve aquecer o segmento intermediário das placas de vídeo, e já está trabalhando em uma resposta à rival do time azul.

Ao passo que desenvolve a arquitetura de gráficos RDNA3, prevista para estrear em 2022, a fabricante pode ainda incrementar o desempenho das atuais placas de vídeo da série 6000. Novos rumores indicam que as GPUs Navi 2X abandonarão a litografia de 7 nanômetros para avançar ao processo de 6 nanômetros.


A captura de tela acima mostra identificadores do kernel Linux que, apesar de não confirmem explicitamente os novos chips Navi em 6 nanômetros, mostram que a AMD adicionou um número incomum de IDs de PCI para chips gráficos na plataforma.

É denotado o lançamento de cinco novos identificadores para o Navi 21 (Sienna Cichlid); cinco para o Navi 22 (Navy Flounder); e sete para o Navi 23 (Dimgrey Cavefish). Isso poderia significar nada além do lançamento de mais variantes baseadas nas atuais unidades, mas essa quantidade de novos endereçamentos sugere mudanças maiores.

O suposto upgrade na litografia da atual geração intermediaria o avanço para os 5 nanômetros dos aguardados chips Navi 3X. O modelo high-end já foi detalhado em vazamentos prévios, e sugerem a presença de 15.360 núcleos e 512 MB em Infinity Cache. Além disso, o Navi 32 e 33 contarão com design MCM e terão até 10.240 núcleos.

No início de agosto, uma misteriosa placa de vídeo da série 6000 surgiu no UserBenchmark. O hardware levava 8 GB de VRAM GDDR6 com o chip Navi 21 — especificação incompatível com qualquer modelo existente no atual catálogo da AMD. Com isso, é possível que a equipe vermelha esteja testando um modelo mais acessível da placa gráfica.

A companhia não comentou sobre o assunto, mas caso os rumores sejam verdadeiros, a atualização dos chips com litografia de 6 nanômetros devem aumentar a eficiência das placas de vídeo e garantir velocidades de clock ainda maiores.

Texto original (05/08/2021)

Mais uma? AMD Radeon RX 6000 surge em benchmark com 8 GB de VRAM e GPU Navi 21

Muito já é conhecido sobre a futura geração das placas de vídeo da AMD. Diversos rumores fornecem os primeiros detalhes da série 7000 da Radeon, que deve chegar ao mercado somente em 2022. Por outro lado, a atual geração ainda gera frutos para a fabricante, e uma nova variante pode estar próxima de ser lançada.

Um modelo desse hardware foi encontrado no banco de dados do UserBenchmark, ainda sem nome oficial, mas sua GPU Navi 21 denota que pertence à série 6000.


É interessante notar que apenas algumas placas de vídeo da série 6000 são equipadas com o chip em questão e oferecem, pelo menos, 16 GB de memória GDDR6. Portanto, sugere-se que a equipe vermelha está trabalhando em uma versão de entrada com a GPU top de linha, ou testando um protótipo cancelado.

De acordo com a listagem, a Radeon RX 6000 com GPU Navi 21 foi testada ao lado de um processador Ryzen 7 2700X sobre a placa-mãe X470 Gaming Plus da MSI, confirmando que esse hardware misterioso é voltado a gráficos dedicados, ou seja, trata-se de um modelo compatível com plataformas desktop.

Ainda, a hipótese de que este é uma SKU de entrada é reforçada ao analisar os benchmarks — o modelo testado apresentou desempenho ligeiramente inferior à Radeon RX 6800, provavelmente operando em clocks mais baixos.

Conforme observado, não se pode descartar a ideia de que esta seja o protótipo de uma placa de vídeo que não chegou à fase de produção, afinal, já existem variantes baseadas na arquitetura RDNA 2 com preços mais acessíveis, como a recém-apresentada Radeon RX 6600 XT.

No momento, não há demais informações sobre essa placa gráfica misteriosa. Caso volte a emergir m novos detalhes ou em benchmarks, é possível que a família receba um novo membro com características de entrada, ampliando sua disponibilidade com preços mais acessíveis.


3

Comentários

Adeus, 7 nanômetros? AMD deve lançar nova Radeon 6000 com GPUs Navi em 6 nm, indicam rumores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista