
Android 31 Mai
O TudoCelular conferiu a autonomia de bateria do Galaxy S7 Edge com Nougat ano passado, agora chegou a hora de refazermos o nosso teste com Android Oreo. Será que houve alguma mudança?
Em muitos aparelhos, o Oreo acabou reduzindo a autonomia de bateria, mesmo com as várias promessas da Google de otimização e gerenciamento. O Galaxy S7 Edge, felizmente, é uma exceção, graças à boa otimizada realizada no software pela Samsung.
O aparelho ficou mais rápido com o Oreo e a Samsung Experience, superando até mesmo o Galaxy S8 em nosso teste de velocidade. A bateria não chegou a melhorar, mas pelo menos manteve a boa autonomia de antes.
A primeira boa notícia é que o tempo de carga reduziu, sendo necessário esperar 1h22 para chegar a 100%. O teste foi realizado com o aparelho desligado, caso você o use enquanto ele carrega, levará mais tempo. Com 30 minutos na tomada tivemos 44% recuperado, chegando a 86% com 1h.
Com a bateria totalmente recarregada conseguimos assistir 13h22 de vídeos, gravar 4h21 de vídeos, realizar 25h47 de chamadas via 4G ou 4h17 de videochamadas. Em jogos, o aparelho da Samsung chegou a entregar 5h10 de jogatina com uma carga.
São tempos próximos ao que tivemos com o Nougat. No caso do teste de gravação tivemos um ganho de 10 minutos, enquanto nos demais tivemos uma perda de poucos minutos. Se considerarmos o envelhecimento da bateria no decorrer deste ano, podemos declarar um empate entre os dois testes – deixando claro que o Oreo não comprometeu a autonomia do S7 Edge.
A segunda parte do nosso teste consiste em simular um uso mais real, usando o aparelho o dia inteiro com vários apps e jogos. Em nossos testes seguimos a metodologia abaixo, usando o smartphone com as configurações padrão de fábrica e com o brilho de tela regulado em 200 lux (usando um luxímetro).
Após um dia inteiro de testes, chegamos aos seguintes resultados sobre a bateria do Galaxy S7 Edge com Android Oreo:
O Galaxy S7 Edge testado rendeu um ciclo a menos do que em nosso teste anterior com Nougat. Tenha em mente que o antigo teste foi realizado há um ano. De lá para cá, a bateria do smartphone sofreu uma pequena degradação, que é natural acontecer.
Desta forma, para aqueles que contam com o Galasy S7 Edge há algum tempo, terão resultados similares ao que foi visto em nosso teste. Mas para quem adquiriu o smartphone da Samsung recentemente, verá resultados melhores com o Android Oreo do que foi visto aqui.
Assim, podemos declarar que a autonomia do aparelho não foi comprometida com o Android Oreo, como visto em outros smartphones. Se você está em dúvida se atualiza ou não o seu, pode ir ser medo. O aparelho continua com boa autonomia e entrega desempenho consideravelmente melhor.
Para quem não acompanhou o teste durante o dia, basta conferir o resumo com os resultados. Agradecemos a todos que acompanharam e até a próxima. o/
O aplicativo que mais devorou bateria foi o YouTube. Dos jogos, Modern Combat 5 encabeçou a lista durante todo o nosso teste. A temperatura da bateria ficou variando entre 28 e 34°C. No gráfico acima podemos ver o uso de cada recurso do aparelho, incluindo quando o modo Doze entrou em ação nos intervalos.
E chegamos ao final do nosso teste com o Galaxy S7 Edge. O aparelho da Samsung rendeu 10 ciclos completos com 13 horas e meia de uso e quase 6 horas e meia de tela ligada. Ele rendeu 2h a menos que em nosso teste anterior com Nougat.
Antes de iniciarmos o décimo, e último, ciclo, deixaremos o smartphone parado por 30 minutos. Até daqui a pouco!
Estamos chegando na reta final do nosso teste de bateria com o Galaxy S7 Edge atualizado com Android Oreo. O smartphone da Samsung apresenta agora apenas 12%, o que deve ser suficiente para mais um ciclo completo. Temos 12h de teste com pouco menos de 6h de tela ligada.
Galaxy S7 Edge emite o seu primeiro alerta de bateria fraca ao chegar aos 15% finais.
Deixaremos o S7 Edge parado por 30 minutos antes de voltarmos para o penúltimo ciclo em nosso teste.
Temos 8 ciclos completos com o Galaxy S7 Edge. Foram 10h de teste com 5h de tela ligada. De acordo com o gerenciamento de energia do Android ainda será possível usar o aparelho por mais 5h.
Bateria segue na faixa dos 34°C, mostrando uma média muito boa. Apenas sentimos o celular esquentar um pouco no momento em que estamos jogando.
Mais uma rodada finalizada. S7 Edge segue com 32% de bateria sobrando, o que deve nos garantir mais três ciclos completos. Até o momento temos 9 horas e mais de teste com 4 horas e meia de tela ligada. YouTube ainda é o rei do consumo, com o Modern Combat 5 na segunda posição. O terceiro colocado do raking é disputado entre MX Player e Chrome.
Parece que o S7 Edge realmente vai render apenas 10 ciclos, ficando abaixo dos 11 ciclos que conseguimos com o Nougat. Essa redução está atrelada ao desgaste da bateria. Caso o seu S7 Edge seja novo, o consumo será igual nos dois sistemas.
Sexto ciclo encerrado. Agora temos 42% sobrando de bateria. Até o momento usamos o Galaxy S7 Edge por 8h e a tela permaneceu ligada na metade do tempo. Tenha em mente que durante o teste com Spotify e PowerAMP deixamos a tela apagada. A bateria teve uma queda na temperatura, agora com média de 32°C. O sinal da Claro, no entanto, continua oscilando com frequência.
Em nosso teste de reprodução contínua com vídeo na resolução Full HD, foi possível assistir por mais de 13h no Galaxy S7 Edge.
Voltamos de mais um intervalo com 50% de bateria sobrando. Iniciaremos o sexto ciclo.
YouTube segue disparado no topo da lista de consumo, enquanto Modern Combat 5 vem em segundo. Curiosamente, o aplicativo MX Player está devorando mais bateria que o normal, mas pode ser um erro de leitura do GSam Battery.
Quinto ciclo encerrado e chegamos à metade do nosso teste de bateria com o Galaxy S7 Edge.
O S7 Edge segue mantendo a perda de 9% por ciclo, sendo 1% a mais do que foi visto em nosso teste anterior. Considerando que é um aparelho já antigo e que sua bateria sofreu desgaste já era esperado haver uma perda média de 10%.
Fechamos o quarto ciclo com 5h12 de minutos de teste. De acordo com gerenciamento de energia da Samsung Experience ainda será possível usar o S7 Edge por mais de 13h, será? Até o momento temos 2h37 de tela ligada. A bateria segue com média de 35°C - uma temperatura comum para este no teste.
Modern Combat 5 geralmente apresenta alto consumo nos smartphones Android. Aqui no Galaxy S7 Edge é possível jogá-lo por 4h13 com uma carga de bateria.
De volta... S7 Edge perdeu 1% no último intervalo, parece que este é o padrão do aparelho com Oreo.
Mais um ciclo encerrado e temos 71% sobrando para torrar no restante do dia. A bateria está rendendo um pouco a menos do que em nosso teste anterior, mas isso já era esperado diante do desgaste que ocorreu do ano passado para cá. Até agora temos 3h45 de teste com 1h56 de tela ligada. Pelo visto será possível realizar 10 ciclos, ficando um a menos do que antes.
Com uma carga de bateria é possível jogar Asphalt 8 por 5h23 no Galaxy S7 Edge. É um tempo bom?
Deixaremos o S7 Edge parado por 30 minutos e veremos se o mesmo consumo em standby será mantido.
O aparelho está conectado na rede 4G da Claro, que vem apresentando uma oscilação acima da média, o que também pode contribuir para um ligeiro aumento de consumo.
Segundo ciclo encerrado com 81%. O Galaxy S7 Edge vem mantendo a média de 9% por rodada, sendo 1% a mais do que tivemos em nosso teste anterior realizado no início de 2017. Já era esperado ter uma redução na autonomia diante do desgaste natural da bateria.
O YouTube é o maior vilão de bateria, por enquanto, em nosso teste. Por falar nisso, já conferiu o nosso review do Galaxy S9 Plus?
Estamos de volta do primeiro intervalo e o S7 Edge perdeu 1% de bateria. Daremos início ao segundo ciclo e veremos se o consumo de 9% será mantido.
Deixaremos o aparelho parado por 30 minutos para vermos como está o consumo em standby. Voltamos logo mais. o/
Chegamos ao final do primeiro ciclo com o Galaxy S7 Edge com Oreo. Tivemos uma perda de 9%, sendo 1% a mais do que registramos em nosso teste anterior com o Nougat. Veremos se isso se repetirá nos próximos ciclos. O YouTube e Modern Combat 5 encabeçam a lista de consumo de bateria, enquanto a temperatura do aparelho segue próxima dos 35°C.
Brilho de tela foi regulado em 200 lux com ajuda de um luxímetro. E daremos início ao teste... o/
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários