LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A51 vs A71: qual intermediário premium Samsung comprar? | Comparativo

26 de maio de 2020 35

Samsung lança tantos celulares que muitos deles são bastante parecidos. Este é o caso dos Galaxy A51 e A71 que poderíamos dizer que um é praticamente a versão Plus do outro. Claro, o mais caro tem hardware mais avançado, mas será há muita diferença ou talvez o A51 entregue um melhor custo-benefício? É isso que este comparativo do TudoCelular vai te ajudar a descobrir.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A51

Samsung Galaxy A71

Ao primeiro olhar pode parecer que os dois são idênticos por fora, com a diferença apenas do tamanho. Se você prestar atenção vai reparar que o furo no A51 é menor e fica um pouco mais distante da borda, enquanto no A71 há um furo maior que fica bem próximo do alto-falante de chamadas.

Na traseira há o mesmo bloco retangular para as câmeras com as lentes organizadas em padrão de ‘L’. Samsung também adotou um efeito holográfico em ambos, com a diferença ficando para algumas opções de cores. O A51 e A71 podem ser encontrados nos tons azul ou preto, enquanto o menor também tem opção em branco e o maior com algo mais puxado para o prata.

73.6 x 158.5 x 7.9 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
76 x 163.6 x 7.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

A qualidade de construção é a mesma em ambos com corpo feito de plástico e há proteção Gorilla Glass 3 para a tela. Apesar de maior, o A71 pesa quase o mesmo do irmão menor e muitos nem notarão alguma diferença.

As conexões e tecnologias embarcadas são similares e a escolha será feita apenas se baseando na sua preferência de tamanho.

Com isso, daremos empate de início.

Multimídia e software

Tela e som


O A71 tem tela maior com exatamente mesma resolução do A51, mas isso não compromete a nitidez. A reprodução de cores é similar entre os dois, assim como o nível de brilho no modo manual. Porém, se você colocar o brilho no automático terá melhor visibilidade com o A51 em ambiente externo.

Samsung só reserva suporte a HDR10 para seus modelos mais caros e os intermediários da empresa não permitem extrair toda a qualidade visual que serviços com Netflix ou Amazon Prime têm a oferecer.

Outra decepção é a ausência de som estéreo, coisa que rivais como Motorola oferecem. A potência sonora é decente em ambos, sendo um pouco melhor no A71. Ele também apresenta um melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos e tem som menos abafado que o A51.

O fone que vem de brinde é um pouco melhor no A71, seja em conforto ou qualidade sonora. Mas se quiser ouvir músicas com todos os detalhes é melhor investir em um fone superior.

Cada um leva um ponto em tela e o A71 ganha mais um por melhor som.

Software


Os dois chegaram ao mercado com Android 10 e segunda geração da interface One UI. Os recursos são exatamente os mesmos, incluindo o Tela Edge que permite criar atalhos para apps, executar ações, acessar ferramentas, entre outros, ao apenas deslizar da borda.

Há suporte a tema escuro que reduz o cansaço visual ao usar o celular à noite e também ajuda a economizar bateria graças à tela AMOLED que desliga os pixels na cor preta. E será que veremos o Android 11 futuramente nestes aparelhos? Samsung vem garantindo pelo menos uma atualização do robozinho em seus intermediários, então podemos dar como certo.

Como os dois entregam mesma experiência, daremos empate.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Samsung decidiu apostar no seu próprio hardware no A51, a plataforma Exynos 9611, enquanto para o A71 ela recorreu à Qualcomm e trouxe o Snapdragon 730. E como você já deve imaginar, o modelo maior tem melhor desempenho devido ao processador mais veloz aliado a 6 GB de RAM.

Em nosso padronizado teste de velocidade tivemos uma grande diferença de 43s. Isso quer dizer que o A71 não é apenas mais rápido para carregar apps e jogos, como também apresenta um melhor desempenho multitarefas, sendo a melhor escolha para quem faz várias coisas ao mesmo tempo no celular.

Em benchmarks a diferença é grande entre os dois e aqui sentimos a superioridade do hardware da Qualcomm, como no AnTuTu que chega a dar uma diferença de 50% na pontuação.

E jogos? Os dois conseguem rodar qualquer game disponível para Android, porém o A71 apresenta uma fluidez mais estável em títulos mais pesados como Call of Duty. Para quem curte apenas joguinhos casuais para passar o tempo, pode escolher qualquer um.

E o A71 leva ponto por ser mais rápido.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Samsung vem sendo mais generosa com bateria nos seus intermediários e temos 4.000 mAh no A51 e 4.500 mAh no A71. Nem sempre bateria maior significa maior autonomia, ainda mais quando há aumento de tela, mas este não é o caso.

O A71 tem autonomia em média 15% superior ao A51. Os dois conseguem render um dia todo longe de tomadas. Mas quanto mais durar, melhor. Outra vantagem para o A71 é que ele recarrega mais rápido graças ao carregador mais potente.

E temos vitória dupla para o A71 em autonomia e recarga.

Câmeras

Quatro câmeras na traseira virou o padrão em celulares intermediários. Temos lente grande-angular, macro e sensor de profundidade nos dois, mas isso não significa mesma experiência fotográfica.

O A71 traz sensor mais avançado que registra melhores fotos. Há mais detalhes, especialmente do que está distante, e melhor equilíbrio entre brilho e cores sem recorrer tanto a HDR ou inteligência artificial. Fotos noturnas também ficam melhores devido ao modo noturno mais competente.

A grande angular dos dois é similar, porém as fotos apresentam menos ruídos à noite no A71 devido ao melhor pós-processamento do Snapdragon. Já a macro é exatamente igual em ambos, assim como o efeito de desfoque de fundo.

E mais um ponto para o A71 por ser melhor para fotos.

Fotos tiradas com o Galaxy A51

Para selfies esperávamos mais do A71. Ele tem exatamente a mesma câmera do A51 e o hardware da Qualcomm não chega a fazer diferença aqui. Isso não quer dizer que as fotos tiradas por ele sejam ruins, mas é a mesma qualidade que o A51 oferece.

O modo retrato funciona decentemente. Às vezes eles pegam um pouco do cabelo e das pontas das orelhas, mas a separação com o fundo e o nível de desfoque está dentro do aceitável.

E com isso damos empate em selfies.

Fotos tiradas com o Galaxy A71

Os dois gravam vídeos na resolução 4K, mas se quiser reduzir ao máximo os tremidos terá que se contentar com a resolução Full HD que é quando a tecnologia Super Steady OIS entra em ação. Por ter chip mais potente e sensor de maior resolução, o A71 captura mais detalhes e sofre menos ao filmar à noite.

Também é possível gravar com a grande-angular, e mais uma vez o A71 leva pequena vantagem. O foco é ágil nos dois e a captura de áudio é muito boa.

Fechando a parte de câmera temos mais um ponto para o A71.

Preço

Como deu para perceber, o A71 venceu com folga o nosso comparativo, mas ele custa em média R$ 400 a mais que o A51. Vale pagar a diferença? Isso vai depender das suas necessidades, já que o A51 oferece mesmos recursos e também tem um bom conjunto que vai agradar a maioria.

Por ser mais barato, ele leva nosso último ponto do comparativo.

7.6 Hardware

Samsung Galaxy A51

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware
4.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A71

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Podemos concluir que o Galaxy A51 é um bom celular seja em tela, câmeras ou bateria. Porém se você quer o melhor intermediário atual da Samsung, então é o A71 que deve escolher. Ele tem desempenho superior, sua bateria dura mais e recarrega mais rápido, e tem melhores câmeras para fotos e vídeos.

Se você acha o valor dele salgado atualmente, talvez seja melhor esperar um pouco para ver se a diferença entre os dois ficará menor, mas é bom lembrar que o preço do A51 também está acima do ideal. Se o tamanho não importa e você busca o melhor, vale a pena ir no A71.

RESULTADOS

Samsung Galaxy A71: 10 PONTOS

  • Design atual com bordas finas
  • Ótima tela
  • Som mais potente
  • Android atual com bons recursos
  • Desempenho superior
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Melhor câmera para fotos
  • Boa câmera para selfies
  • Melhor filmadora

Samsung Galaxy A51: 5 PONTOS

  • Design atual com bordas finas
  • Ótima tela
  • Android atual com bons recursos
  • Boa câmera para selfies
  • Mais barato

O que acha dos intermediários da Samsung? São realmente boas opções ou as rivais oferecem melhores produtos? Comente abaixo.

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 22:10)

35

Comentários

Galaxy A51 vs A71: qual intermediário premium Samsung comprar? | Comparativo
  • O áudio dos intermediários Samsung perde feio pra Motorola e Asus... Uma vergonha!

      • Saiu atualização de software para o galaxy A80! Pesa um pouco mais de 400MB, estou instalando agora!

          • Amor, pega esse dinheiro e compra um iphone 8, melhor coisa

              • Iphone 8 é sacangem né, bateria daquilo é lixoso, design muito ultrapassado, as câmeras são ok, é mais caro que os dois do tópico, enfim, só ganha no tempo de atualizações mesmo, fora isso não vale a pena adquirir um aparelho desses.

                • Ambos smartphones ok para quem não pode pagar por um top, não são nenhuma maravilha. Mas com certeza os melhores médios do Brasil, e melhor que qualquer xing ling Huawei, Oneplus, Xiaomi (essa perde até para os Motorolas kkk)

                  • 15 dias de uso e os 2 começa ter engasgos sem fim ...
                    2 bombas ....

                    • Vivi pra ver celular intermediário virar 2 mil reais. Vão pra put***. Pessoal paga ainda, pra uns trem desses meia boca.

                        • Absurdo a realidade que o mercado de celular esta igual ao de automóveis, eles entregam uns aparelhos normais que até atendem as nossas utilidades do dia a dia mas por um preço absurdo e todo mundo paga e começa a se achar normal, perai, como é normal pagar 2000 em um aparelho normal?

                            • e vai aumentar ainda mais pq o pessoal paga.pelo visto trocarei de celular a cada 4 anos, tenho um j5 pro e me serve muito bem ainda, n vou gastar 1000 reais num a10 que é quase ou inferior ao meu.

                              • No começo do ano peguei um J4 que engasgava instalando app e tinha Android Go que é a pior merda que vi na vida! Detalhe foi R$800! Problema é a falta de vergonha na cara e a samsung assim como Sony, LG, e outros fabricantes vai perder muito cliente...

                                • Pior é que é verdade Jovelina.

                                  • Temos uma grande diferença na hora de recarregar a bateria e na capacidade também, vejam:
                                    O carregador de 25W do Galaxy A71 carrega completamente a bateria de 4.500 mAh em 1h25min enquanto que o carregador de 15W do Galaxy A51 carrega a completamente a bateria de 4.000 mAh em 1h46min. Para quem não gosta de ter que ficar usando o celular enquanto carrega ou não gosta de perder tempo carregando o celular, isso faz muita diferença.

                                    Outra coisa muito importante que não vejo em nenhuma comparação é o acesso a internet 4G+ ou 4,5G ou 4G advanced. Nesse comparativo, o Galaxy A71 tem possibilidade de mais conexões do que o Galaxy A51. Mas ninguém fala nada sobre isso. Atualmente, a maioria dos celulares intermediários e todos top's de linha, já trazem a conexão LTE Advanced. Os que não contam com essa conexão "extra" são os "celulares de entrada" e os "intermediários de entrada".

                                      • E até covardia comparar um Exynos contra um Snapdragon .. já decidiria minha compra pelo processador

                                        • Na disputa entre os 2 intermediários premium da Samsung, ficou muito clara a vantagem do Galaxy A71. Porém ele é mais caro. Então, quem define qual seria a melhor opção, é o preço, a condição do comprador e a definição de utilização do aparelho por parte do usuário. Lembrando que com a super valorização do dólar, os preços dos celulares subiu muito e não seria interessante adquirir um agora. Clar

                                          Vale lembrar que existem outras boas opções também das concorrentes Xiaomi, Motorola/Lenovo, Huawei, LG, Nokia, etc. E dentro da própria Samsung os modelos top de linha mais antigos, por exemplo o S9 e o S9 Plus. Além do mais recente S10e (um pouquinho mais caro)

                                          • "Samsung vem garantindo pelo menos uma atualização do robozinho em seus intermediários, então podemos dar como certo."
                                            Qualquer pessoa que acompanha minimamente os lançamentos da Samsung sabe que todos os aparelhos delas têm suporte a duas grandes atualizações. Logo, os dois terão até o Android 12.

                                              • Onde que o a71 tem ois? Pelo que eu saiba o super steady (sem o ois) só grava o vídeo em ultra wide e faz o corte para 16:9

                                                • O S9 continua sendo melhor opção do que qualquer um desses dois, só perde em software, pois não será mais atualizado o Android e bateria, pois a tela tem resolução 2k e o processador gasta bastante bateria também. Mas em câmera, som, tela e recursos no geral ganha dos dois com folga.

                                                    • O S9 perde por ter uma tela pequena e uma bateria lixo!

                                                      • "Atualização de Android" só é pra marketing por que do 9 para o 10 não mudou muita coisa!e tema escuro tinha no Windows phone e a Google diz que é novidade kakakaka

                                                          • O meu problema está aí, a bateria é muito inferior, isso pesa muito para min. No teste do site mesmo o a71 aguentou 5 horas a mais do que o s9 no tempo total, e o s9 aguentou praticamente 3 horas de tela a menos do que o a71, é muita coisa.
                                                            Além de que chega a ser irritante ficar alterando rom em celular da Samsung, perde acesso a ótimas funções da Samsung quando ativa o contador do Knox, e as ROMs ports no geral geram um aumento no gasto da bateria.

                                                              • Cada um adquire um aparelho conforme o que precisa, eu mesmo não preciso de muitas atualizações ou bateria muito duradoura, uma Power bank resolve de Boa, gosto mesmo dos recursos que tenho no aparelho, som estéreo, carregamento por indução, câmera com OIS, enfim, recursos Premium mesmo, torna o celular muito bom.

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista