LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 8 Pro vs Galaxy A71: intermediário gamer supera rival coreano? | Comparativo

28 de maio de 2020 54

Há diversas opções de celulares intermediários premium no mercado nacional, mas qual realmente vale a pena comprar? Dois modelos que são bastante pesquisados no site TudoCelular.com são o Galaxy A71 e o Redmi Note 8 Pro. Um é nacional e tenta entregar tudo o que Samsung tem de bom, enquanto o outro é importado e se destaca por ser um celular voltado para gamers. Neste comparativo você verá os prós e contras de cada para fazer a escolha certa.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A71

Redmi Note 8 Pro

Apesar de ser considerado o melhor intermediário para jogos, o Redmi Note 8 Pro não tem um design apelativo como é comum em celular realmente gamer. Seu visual é até mais simples que o do A71 e isso é um ponto positivo. Nada de bloco gigante para agrupar as câmeras na traseira e suas opções de cores são mais tradicionais sem os efeitos holográficos da Samsung.

Claro que tudo isso é questão de gosto, então vamos ao que realmente interessa: o Xiaomi é menor, porém ele é mais gordinho e pesado que o Samsung. Isso acontece porque a marca chinesa escolheu vidro para o acabamento traseiro e a rival coreana foi de plástico.

76 x 163.6 x 7.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
76.4 x 161.35 x 8.79 mm
6.53 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Por outro lado, o A71 tem bordas mais finas e com a adoção de furo na tela acaba entregando um melhor aproveitamento da parte frontal do aparelho. Se você não curte usar película pode preferir o Note 8 Pro por ter Gorilla Glass 5, enquanto o Galaxy vem com a terceira geração do vidro da Corning.

Biometria é diferente nos dois. No Redmi temos o leitor de digitais na traseira que fica em uma posição não muito boa, mas funciona melhor que a biometria na tela do A71. De resto os dois possuem as mesmas tecnologias e conexões.

E começamos com o Redmi Note 8 Pro levando o primeiro ponto.

Multimídia e software

Tela e som


Tela AMOLED ou IPS LCD, qual você prefere? Cada tecnologia tem suas vantagens, mas se você quer a melhor tela em termos de reprodução de cores, então é o A71 que deve escolher. Já em termos de brilho os dois são parecidos.

O Galaxy tem a vantagem de ser um melhor celular para usar no escuro, ainda mais quando o tema escuro está ativo. Ele desligará os pixels na cor preta para reduzir a fadiga visual e até fazer a bateria render mais.

Se busca celular com alto-falantes estéreo pode esquecer, Xiaomi e Samsung só reservam isso para seus modelos mais caros. Agora se busca a melhor experiência sonora, então é o A71 o celular ideal para você. Ele tem som mais potente e equilibrado.

O A71 vem acompanhado de fone de ouvido com bom conforto e qualidade sonora decente. Para músicas indicamos o celular da Samsung. Ele tem áudio mais limpo e não distorce mesmo no máximo, desde que você use um fone de boa qualidade.

Em multimídia damos ponto duplo ao A71.

Software


O A71 chegou com Android 10 de fábrica, enquanto o Redmi Note 8 Pro veio com o Android 9 Pie e só recentemente que foi atualizado para a versão mais atual. Isso mostra que Xiaomi é uma das mais lentas em atualizações do sistema.

Podemos esperar que o A71 receba o Android 11 no próximo ano, enquanto o rival chinês deve morrer no Android 10, mas continuará recebendo atualizações da MIUI. Em termos de recursos as interfaces de ambos fogem bastante do Android puro e aqui vai a gosto de cada um.

O Note 8 vem com ferramentas focadas em jogos, enquanto o A71 é melhor para produtividade e usar vários apps ao mesmo tempo. Notamos que a One UI vem apresentando melhor fluidez que a MIUI ultimamente, e este pode ser o maior diferencial para a maioria.

Aqui damos ponto ao Galaxy A71.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Samsung foi de Snapdragon 730 para o A71 e Xiaomi escolheu o Helio G90T para o Note 8 Pro. Você já deve estar pensando que o Snapdragon é melhor, né verdade? E é aí que se engana. A MediaTek melhorou muito nos últimos anos e os dois aparelhos entregam desempenho similar, seja na abertura de apps ou em resultados de benchmarks.

Em nosso teste de velocidade tivemos menos de um segundo de vantagem para o A71 e você só notará uma diferença no desempenho se ficar alternando entre vários apps, que é onde o Galaxy apresenta melhor transição no multitarefas.

Por outro lado, o Redmi se destaca em jogos com sua GPU mais potente. O A71 roda bem qualquer jogo disponível para Android, mas o Xiaomi consegue entregar um fps mais estável. Ele também vem com algumas ferramentas para aprimorar a jogatina e é o melhor intermediário que testamos no último ano para jogos.

Com isso damos um ponto a cada.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Os dois trazem bateria de 4.500 mAh, será que temos mesma autonomia? Foi quase isso que tivemos em nosso teste de bateria, com o Note 8 rendendo apenas alguns minutos a mais que o Galaxy. A tela menor acabou ajudando a reduzir o consumo.

O que importa é que os dois entregam bateria para um dia inteiro de uso. Claro que se você for jogar por muito tempo no Redmi ele vai descarregar no meio da tarde, mas em uso moderado vai entregar autonomia suficiente para qualquer pessoa.

O Galaxy já leva a melhor no tempo de carregamento, passando menos tempo na tomada graças ao carregador mais forte que vem na embalagem. É uma diferença de quase meia hora e isso é importante para os menos pacientes.

E mais uma vez temos empate: Redmi vence em autonomia e o Galaxy em recarga.

Câmeras

Em câmera temos sensor de 64 MP em ambos, então podemos esperar resultados similares? É aqui que o hardware faz diferença e o Snapdragon leva vantagem sobre o Helio. Qualcomm tem um processador de imagem mais avançado que tira melhor proveito do sensor da câmera do A71 e no geral você terá melhores fotos no Galaxy.

As demais câmeras do A71 também são melhores. Você terá fotos mais amplas sem grande perda de qualidade com a grande-angular, pequenos detalhes de plantas ou animais registrados com a lente macro ou mesmo um bom desfoque de fundo são as vantagens da câmera da Samsung. O modo noturno também trabalha melhor que o da Xiaomi e ajuda a salvar as fotos da escuridão.

Por ter melhor experiência fotográfica damos ponto ao A71.

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A71

Na frontal temos maior resolução no Galaxy, porém Samsung comprime as fotos como acontece com a traseira. A qualidade das selfies é boa, mas esperávamos mais pelo preço do aparelho, já que entrega mesma qualidade do A51.

Comparado ao Note 8 Pro, temos praticamente a mesma experiência com selfies. Os dois tiram boas fotos em ambientes bem iluminados e não sofrem tanto em locais mais escuros. O modo retrato também funciona bem em ambos.

Em selfies daremos empate.

Fotos tiradas com o Redmi Note 8 Pro

Para vídeos o A71 também é melhor. Os dois gravam em 4K, mas o Redmi apresenta nitidez inferior e cores mais saturadas que não vai agradar todo mundo. O Samsung também tem melhor foco e sofre menos com tremidos. Já filmar à noite mostra uma diferença ainda maior entre os dois. Também vemos superioridade para o Galaxy na captura de áudio.

E encerramos a parte de câmera com mais um ponto para o A71.

Preço

O Redmi Note 8 Pro custava em média R$ 1.500 no varejo no início do ano, mas com a alta do dólar seu preço simplesmente disparou para mais de R$ 2 mil, o que acaba com o bom custo-benefício que ele tinha.

Atualmente o Galaxy A71 está mais barato e ainda tem garantia nacional de um ano, o que o torna a melhor compra entre os dois.

Encerramos o comparativo com mais um ponto para o Samsung.

7.6 Hardware
4.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A71

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Redmi Note 8 Pro é um celular bacana que oferece bom desempenho, bateria dura bem e roda jogos melhor que outros intermediários. O problema é que com o preço atual você encontra opções melhores como o Galaxy A71 que tem tela e som superiores, também entrega bom desempenho, bateria recarrega mais rápido e dura quase o mesmo, e suas câmeras são muito melhores para fotos e vídeos.

Se você não é um gamer exigente, vale mais a pena escolher o Galaxy A71. E mesmo que o dólar caia nos próximos meses, o smartphone da Samsung também terá redução de preço e sempre estará com valor próximo ao do Redmi Note 8 Pro e não deixará de ser a melhor compra.

RESULTADOS

Samsung Galaxy A71: 9 PONTOS

  • Tela superior
  • Som de melhor qualidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Software mais bem otimizado
  • Menor tempo de recarga
  • Melhor conjunto de câmeras
  • Tira boas selfies
  • Melhor filmadora
  • Melhor custo-benefício

Redmi Note 8 Pro: 4 PONTOS

  • Melhor acabamento
  • Desempenho superior em jogos
  • Maior autonomia de bateria
  • Tira boas selfies

Qual melhor intermediário: o coreano ou o chinês? Comente abaixo.

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:56)

54

Comentários

Redmi Note 8 Pro vs Galaxy A71: intermediário gamer supera rival coreano? | Comparativo
  • Pessoal qual vocês indicam para eu comprar samsung a71 ou redmi note 8 pro ?

      • Lembro quando a Xiaomi surgiu, seu principal chamativo era o preço, hoje não existe isso mais, se tornou tão cara quanto seus equivalentes das outras marcas

        • Nem um, nem outro, Iria de S9+ Plus, e foi isso que fiz kakkakaakl, comprei para minha esposa.

            • Tive a oportunidade de adquirir o A71, e não tenho do que reclamar.

                • O desempenho do Galaxy A71 na verdade e de 67.87 segundos ,corrigindo

                    • Sério que nesta matéria o sistema operacional Android usado da Samsung tá melhor avaliado que a MIUI? Tem certeza que isso é real? Rapaz......

                      • Note 8 Pro fácil.

                        • Faltou comentar sobre um outro diferencial, o "IRDA". Se não me engano, o modelo Redmi Note 8 Pro vem com essa tecnologia.
                          Briga de "cachorro grande"... 2 dos mais importantes e, talvez, melhores celulares "intermediários premium", do momento, no Brasil. Uma boa disputa que foi definida nos detalhes. Inclusive, vale para cada usuário colocar na balança o que seria prioridade para o uso do celular e definir qual escolher. Sempre lembrando que existem outras opções de outras empresas (por exemplo: na Samsung, temos o S9, o S9 Plus, e o S10e, na Xiaomi existem os modelos Top de linha dos anos anteriores, iPhone 6S ou iPhone 7, da Apple e outras opções similares e na mesma faixa de preço de outras empresas concorrentes).


                          Como é benéfico para o mercado de processadores e para nós consumidores, a disputa entre as empresas. Olhem a que ponto chegamos: um chip da outrora humilhada e mal falada MediaTek, batendo de frente com a famosíssima, fortíssima e quase intocável Qualcomm. Isso é maravilhoso! A tecnologia vai aumentando, ficando cada vez mais eficiente e os preços vão caindo.

                            • Xiaomi possui celulares excelentes, no entanto depende muito do dólar para vender no Brasil, como o custo benefício não está tão bom os celulares "nacionais" de mesmo nível ou semelhante acabam ficando mais interessantes...

                                • Off: Motorola one fusion+ terminou de ser homologado e recebeu autorização para ser vendido no Br.
                                  Acho que o preço vai beirar os R$2800, pra competir com o preço de lançamento do Galaxy a71 e redmi note 9s.

                                    • A71 é muito foda

                                        • com o dólar altíssimo xiaomi não compensa, A71 está melhor e mais barato (oficialmente por aqui)

                                            • Pessoal, parem de ficar babando empresas, elas só ligam pro lucro delas, imaginem a situação dos Smart se a Xiaomi não tivesse adentrado no país, continuaria com preços abusivos, quanto mais empresas, mais concorrência, melhor para nós, consumidor final

                                                • Só deve ser piada. Mais um comparativo feito nas coxas. Se não tem o aparelho lado, não tem como confiar na veracidade das informações. Vocês afirmam que o som do Galaxy é melhor e a gente vai confiar como? Fora que Vocês utilizam dados de 2019 para o Redmi e para o A71 é desse ano. Atualizações podem influenciar no desempenho no período atual que se fez a analise.
                                                  E outra, comparativo de fotos em cenários DIFERENTES. E claramente a selfie do Note 8 é mais equilibrada.
                                                  E antes que venham me chamar de Xiaominion e o escambal, eu faço esse tipo de comentário em vários outros comparativos, pois não acho justo o modo como é feito.

                                                    • Olá. Costumo achar a avaliação dela imparcial, sensata tbm. Eu tenho um note 8 pro igual o da foto com 128gb. Achei um bom celular, mas nada de espetacular. Um dos grandes pontos q tornava interessante seria o preço q acabou de perdendo com a alta do dolar. EA questão garantia incluindo assistência isso é muito bom e q ja ha xiaomi abaca pecando bastante. Ainda não precisei e espero não precisar. Claro mais importante qa garantia é ter assistência. Esse inclusive foi um dos motivos deu não ter tentado adquirir um Nokia.

                                                        • Coisa mais fácil de testar é qualidade de áudio, só pelo volume e pelo nível de distorções do som com relação ao áudio original dá pra saber qual alto falante é melhor

                                                            • Amigo, você não entendeu. Eles não tinham o celular lado a lado, como vou confiar?

                                                                • Pode ser tomar tbm outros trabalhos feitos e baseado na qualidade desses trabalhos e informações da pra se ver o quão só sérias as avaliações. Não só pelo fato do telefone estar lado a lado. Nunca acompanhados tudo lado a lado né pra utilizar isso como critério pra veracidade das informações. Um exemplo acho q seria os relatos dia pontos positivos e negativos q vemos aquí, no youtube como material de análise. Não sei oq vc acha?

                                                              • É obvio que o smartphone da Samsung iria atropelar esse Redmi qualquer coisas, antes esses xing lings tinham a desculpa de "ser barato". A verdade é essa ai, um amontoado de restos, quem cai nessa ladainha e mongolóide.
                                                                Não tem segredo, tudo tem custos, a parte legal é que não falaram o preço do xing ling com garantia, da para comprar qualquer top , inclusive os iphones (os melhores).

                                                                • Tenho o XIAOMI REDMI NOTE 8 PRO e estou muito satisfeito, não deixo de usar XIAOMI NUNCA MAIS!
                                                                  Comprei no Aliexpress por R$790 6/64GB paguei o imposto e não me arrependo, VIVA XIAOMI, HUAWEI, OPPO, REALM, VIVO, NÃO COMPRO UM CELULAR NACIONAL NUNCA MAIS!

                                                                  • Mais uma vez fica claro que os aparelhos xing ling não tem a menor chance contra a aparelhos de empresas de alto nível!

                                                                    • Prevejo comentários criticando a análise
                                                                      Até porque se a Xiaomi não ganhar um comparativo é pq o site foi comprado kkkkkk

                                                                        • E teu Samsung merda,onde tú achas que é fabricado?

                                                                            • Não é bem assim, o site não foi comprado, mas eles babam o ovo da Samsung e Apple mesmo. Só não percebe quem é alienado junto com eles, como vc.

                                                                              • Povo criou um fanatismo terrível. Uma vez falei que a Xiaomi não é a mesma em autonomia de bateria e um rapaz veio dizer que uso iPhone ou um J5, sendo que tenho um Redmi Note 7, já tive o 5 e conheço outros também. Cada uma.

                                                                                  • Sim, concordo que a Xiaomi não tem conseguido fazer os aparelhos dela terem autonomia de bateria de antes, talvez pq largou depois de muitos anos o Snapdragon 625, que era excelente e muito econômico. Já o seu usa o mesmo Snapdragon 660 do meu celular e ele é um processador que exige mais bateria até pq quando o aparelho precisa de uma força a mais ele vai mesmo, e aí mano a bateria drena rápido mesmo

                                                                                      • Fanatismo pra tudo. Não se sabe conversar, ouvir, expor. Já é mimimi e por aí vai. Não sabem aproveitarem as informações da troca de conhecimento. Tenho um note 8 pro, é mto bom aparelho, mas não vejo nada de espetacular ou de outro mundo. A vantagem era a de bons requisitos por um preço bom e justo, mas q see momento o dolar acabou momentaneamente com isso.

                                                                                      Android

                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                      Android

                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                      Windows

                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                      Economia e mercado

                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista