LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 13 Pro: uso da tela OLED do tipo LTPO com 120 Hz pode oferecer 20% de eficiência energética

09 de abril de 2021 6

Atualização (09/04/2021) - VC

O entalhe menor não será a principal mudança visual presente na linha iPhone 13. Com os novos modelos da dupla mais poderosa oferecendo grandes melhorias em câmeras, também teremos um grande salto graças ao novo display OLED com tecnologia do tipo LTPO, finalmente permitindo que o recurso Pro Motion chegue aos iPhone 13 Pro e 13 Pro Max.

Tal novidade fará com que as telas dos modelos fiquem a par dos principais concorrentes Android, que já utilizam taxa de atualização de 120 Hz, mas graças ao painel LTPO, que permite a variação da frequência da tela (podendo ser atualizada 1 vez por segundo ou 120 vezes por segundo), os celulares da Apple devem ficar não apenas muito mais fluidos do que já são, mas também apresentar um ganho muito considerável em duração de bateria.

Diferente do iPhone 12 Pro, novos modelos chegam em 2021 com notch estreito e taxa de 120 Hz.

A variação da taxa de atualização acontece dependendo do que é exibido na tela. O software interpreta a navegação, os toques e os elementos na tela (como vídeos ou textos animados) e permite que o display utilize apenas 1 Hz para poupar bateria quando a tela está ligada, mas não é utilizada, ou 120 Hz quando o usuário estiver jogando, utilizando a interface ou assistindo um filme, por exemplo.

Segundo o Digitimes, a Samsung e LG já estão em processo de converter suas fábricas para começar a produzir painéis para a Apple. Ambas as gigantes da indústria serão fornecedoras dos displays dos novos iPhone 13, a Samsung fica com os modelos Pro, enquanto a LG será responsável pelo iPhone 13 e 13 mini, que adotarão telas do tipo LTPS que não recebem a taxa de 120 Hz.


Atualização (23/03/2021) por PM

iPhone 13 Pro: novo rumor reforça o uso de telas Samsung OLED do tipo LTPO de 120 Hz

Tudo indica que 2021 pode ser finalmente o ano em que a gigante de Cupertino vai adotar as telas mais fluidas em seus celulares, pois segundo informações recentes, ela teria decidido trabalhar com painéis LTPO OLED de 120 Hz da Samsung na série iPhone 13.

Em uma publicação feita pelo site The Elec, e mencionada pelo SamMobile é possível ler novamente que a empresa de Tim Cook deverá adotar para a série iPhone 13 as telas especiais da Samsung Display, com suporte para taxa de atualização variável até 120 Hz, algo praticamente já acertado, pois até mesmo pedidos para novos painéis (que serão entregues este ano) já foram feitos.

As telas OLED LTPO (óxido policristalino de baixa temperatura) consomem menos energia quando as comparamos, por exemplo, aos painéis OLED tradicionais – isso deve-se ao fato delas poderem alterar a taxa de atualização da tela.

Diga-se de passagem, a tecnologia em questão já é usada em um dos produtos da maçã, o Apple Watch, que foi contemplado com um painel LTPO a partir do Series 5 e o manteve no Series 6.

Artigo original (06/01/2021)

iPhone 13 Pro: Samsung supera LG e deve fornecer painéis OLED do tipo LTPO de 120 Hz para Apple

Após a Apple ter supostamente desistido de lançar os novos iPhone 12 Pro e 12 Pro Max com tela de 120 Hz dias antes da apresentação oficial, agora é mais do que óbvio e esperado que os sucessores da atual geração sejam apresentados com display ProMotion.

E enquanto os rumores indicavam que a Samsung Displays e LG Displays seriam ambas as fornecedoras das telas dos próximos iPhone 13 Pro, novas informações apontam que apenas a Samsung deve assinar contrato.

Novos detalhes publicados pelo site The Elec apontam que a LG Displays não conseguiria produzir a quantidade necessária para fornecer as telas à Apple, desistindo de fabricar as telas do iPhone 13 Pro e 13 Pro Max e deixando a Samsung como única fornecedora da Maçã, mais uma vez.

Modelos Pro do iPhone 13 devem adotar nova tecnologia LTPO com taxa variável de 1 Hz a 120 Hz.

Ainda de acordo com o The Elec, a Samsung vai produzir as telas de tecnologia OLED, do tipo LTPO com taxa de 120 Hz. O destaque do display LTPO fica para a variação na taxa de quadros, podendo ir de 1 Hz até os 120 Hz em diferentes situações.

Isso permitiria que a Apple finalmente adotasse uma tela Always On em seus smartphones sem grandes impactos na bateria, já que o display seria atualizado em baixa frequência para economizar energia, ao invés de manter sempre a taxa de 120 Hz ou 60 Hz, como é o caso dos iPhones atuais.

Por ter sido um ano muito atípico graças à pandemia de Covid-19, a Apple precisou adiar o lançamento do quarteto de iPhone 12 em um mês, mas o evento de anúncio dos futuros iPhone 13 deve ser mantido para o clássico mês de setembro, com novidades mais interessantes.

(atualizado em 20 de abril de 2024, às 10:50)

6

Comentários

iPhone 13 Pro: uso da tela OLED do tipo LTPO com 120 Hz pode oferecer 20% de eficiência energética
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista