
Segurança 01 Fev
01 de fevereiro de 2021 108
Prometendo corrigir as falhas que seus chipsets mais antigos apresentavam, a Samsung anunciou em meados de janeiro seu Exynos 2100, processador que equipará a versão global da linha Galaxy S21. Com especificações bastante semelhantes ao rival Snapdragon 888, o novo Exynos prometia em seu lançamento grandes saltos em eficiência e performance, estando mais próximo do que nunca da solução da Qualcomm.
Com a chegada do Galaxy S21 a alguns canais, vimos que a história não foi bem essa. Apesar de conseguir manter um bom nível de desempenho, bastante próximo da versão com Snapdragon, o Exynos 2100 continua a sofrer com problemas de aquecimento dos antecessores e acaba perdendo bastante performance.
O canal Golden Reviewer, que comparou o Exynos 2100 com sua geração anterior, o Exynos 990, concluiu que houve boa evolução, mas seus testes apontaram as limitações do processador mais recente.
Agora, em novo vídeo publicado nessa semana, Golden Reviewer colocou o chip da Samsung para encarar seus principais rivais do mercado: O Snapdragon 888, em um Xiaomi Mi 11, o Kirin 9000, em um Huawei Mate 40 Pro, e o A14 Bionic, em um iPhone 12 Pro Max. Você confere o teste completo a seguir:
De acordo com os testes do canal, o Snapdragon 888 foi o chip que se saiu melhor, mantendo os 60 FPS em quase todo o tempo. Em contrapartida, o chip da Qualcomm foi o que mais consumiu energia, chegando próximo dos 8W. Em segundo lugar está o Kirin 9000, que sofreu um pouco mais, mas conseguiu manter bom desempenho com consumo levemente menor, de 7W. Ambos também geraram bastante calor, a níveis notáveis durante o uso.
A Apple ocupa o terceiro lugar, com seu A14 Bionic sendo o chip mais eficiente de todos, consumindo apenas cerca de 4W. No entanto, o desempenho se mantém na casa dos 60 FPS nos primeiros minutos de teste, para então cair para uma média de 40 a 45 FPS. Por fim, o Exynos 2100 amarga mais uma derrota, caindo para os 30 FPS em menos de 5 minutos de teste. A situação fica ainda pior com o tempo, chegando a atingir a casa dos 20 FPS com maior aquecimento.
Fora isso, seu consumo ainda segue alto pela performance que oferece, próximo dos 5W, algo muito curioso quando levamos em conta que o processador do iPhone consome menos energia, mas consegue ser mais estável mesmo com maiores temperaturas. Diante disso, as expectativas se voltam agora para a próxima geração do Exynos, que estreará a primeira GPU da AMD no mercado mobile em anos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários