LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S21 Ultra no DxOMark! Comparando desempenho de áudio com Exynos e Snapdragon

27 de abril de 2021 21

Atualização (27/04/2021) por LL

O novo smartphone premium da Samsung, Galaxy S21 Ultra, passou pela avaliação dos engenheiros profissionais do DxOMark ainda em fevereiro deste ano em termos de áudio. O dispositivo empolgou no quesito câmera frontal e principalmente display, mas decepcionou em fotografia e não performou tão bem em gravação e reprodução de áudio.

A versão avaliada foi a que entrega o processador Exynos, e apesar do desempenho satisfatório, com ótimo controle de artefatos, bom equilíbrio e localização, o aparelho não surpreendeu e marcou apenas 70 pontos.

Posicionado no 12º lugar do ranking geral, ficou atrás de concorrentes como o iPhone 12 e até mesmo de dispositivos lançados em 2020, como o iPhone SE e o Xiaomi Mi 10 Pro, assumindo a 12ª colocação no ranking.


Agora, o DxOMark propôs o mesmo desafio para os demais dispositivos da flagship: Galaxy S21 Ultra 5G com o Qualcomm Snapdragon 888 e Galaxy S21 5G em ambas as versões de chipset. E o resultado, literalmente, não foi diferente.

Os aparelhos contam com as mesmas especificações técnicas em termos de áudio, que incluem:

  • Dois alto-falantes AKG (um de topo e outro de fundo)
  • Som surround com tecnologia Dolby Atmos (Dolby Digital, Dolby Digital Plus incluído)
  • Gravação com zoom usando três microfones
  • Dual Audio (o usuário pode conectar dois dispositivos Bluetooth para reprodução simultânea)

Portanto, como era de se esperar, não houve diferença no resultado final. O Snapdragon 888 não faz diferença no desempenho de áudio do Galaxy S21 Ultra; a pontuação foi a mesma fornecida para a versão com Exynos e a justificativa do time do DxOMark também.

O Samsung Galaxy S21 Ultra é o mais novo flagship premium da Samsung, trazendo o que a gigante sul-coreana tem de melhor. Além de sua enorme tela Dynamic AMOLED 2x de 6,8 polegadas, com resolução Quad HD+ e 120Hz, o aparelho conta com bateria generosa de 5.000mAh, câmera de 108MP de segunda geração e um sistema de áudio estéreo com tecnologia Dolby Atmos.

Em sua versão munida do Exynos 2100, o Galaxy S21 Ultra chegou às mãos dos engenheiros do DxOMark, que analisaram sua tela. Como era de se esperar, o painel apresentou performance exemplar e se tornou o novo líder do ranking de displays, superando seu irmão Galaxy Note 20 Ultra com Snapdragon. Agora, em testes de áudio, o celular premium da Samsung não consegue manter o alto nível de qualidade, mas se mostra muito capaz ao conquistar 70 pontos, empatando com o iPhone SE (2020) e assumindo a 12ª colocação.


Reprodução de áudio

Em se tratando da reprodução de áudio, o DxOMark aponta como pontos positivos a boa performance em geral; o bom controle de artefatos, que se tornam quase indistinguíveis; e a boa gama dinâmica quando o dispositivo está configurado para volumes baixos.

O controle de artefatos é um dos pontos de maior destaque do Galaxy S21 Ultra com Exynos, que entrega som claro com artefatos praticamente indistinguíveis.

Entre os pontos negativos, os especialistas destacam ausência de baixas e altas extensões no timbre; a performance de distância e amplitude, afetadas justamente pela falta de high-ends; e o nível mínimo de volume, que acaba sendo baixo demais.

Gravação de áudio

No departamento de gravação de áudio, o DxOMark destaca como pontos positivos a boa performance de timbre em ambientes barulhentos; a presença de um número mínimo de artefatos; e o bom equilíbrio de som e ruído em praticamente todos os cenários testados.

Mesmo em ambientes mais barulhentos, o Galaxy S21 Ultra com Exynos mostrou um bom equilíbrio de tons, com agudos precisos, médios naturais e boa presença de graves.

Já entre os pontos negativos, são apontados a gravação de notas em mono, que acaba limitando a amplitude e a localização; a falta de graves e agudos em gravações de vídeos, que afetam o equilíbrio de tons; e a falta de naturalidade de ruídos de fundo.

Conclusão

Segundo os engenheiros do DxOMark, o Samsung Galaxy S21 Ultra se mostrou adequado, mas não excepcional em performance de áudio. O aparelho se destaca pelo ótimo controle de artefatos, praticamente imperceptíveis, oferecendo som limpo, mas acaba desempenhado de maneira apenas decente em outros aspectos. Há bom equilíbrio e localização, boa gama dinâmica em volumes baixos e volume máximo alto, mas seu equilíbrio de tons é limitado pela falta de baixas e altas extensões.

O celular premium da Samsung se sai melhor no quesito de gravações, contando com ótima performance, especialmente em locais barulhentos. Também há ótimo controle de artefatos nesse caso, além de boa amplitude, localização e volume. Ainda assim, o S21 Ultra com Exynos não é perfeito, trazendo falta de graves e agudos, bem como ruídos de fundo artificiais. Você confere a análise na íntegra neste link.

Especificações técnicas
75.6 x 165.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação
  • Display Dinamyc AMOLED de 6,8 polegadas com resolução Quad HD (1440 x 3200 pixels)
  • Plataforma Samsung Exynos 2100
  • 12/16 GB de RAM
  • 128/256/512 GB de armazenamento
  • Câmeras
    • Principal: 108 MP (f/1.8) com OIS
    • Ultrawide: 12MP (f/2.2) com 120°
    • Teleobjetiva: 10MP (f 2.4) com 3x de zoom
    • Teleobjetiva: 10MP (f/4.9) com 10x de zoom e OIS
  • Gravação de vídeos em 8K a 24 FPS e 4K a 60 FPS
  • Bateria de 5.000mAh com carregamento rápido e carregamento reverso
  • Android 11 com interface One UI 3.1
  • Cores: preto e prata
Veja mais

O Samsung Galaxy S21 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

21

Comentários

Galaxy S21 Ultra no DxOMark! Comparando desempenho de áudio com Exynos e Snapdragon
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista