LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S23 terá dissipação mais eficiente para evitar aquecimento do Snapdragon 8 Gen 2, diz rumor

02 de janeiro de 2023 47

Atualização (02/01/2023) - FM

A Samsung pode anunciar sua próxima geração de celulares tops de linha em menos de um mês, segundo rumores. O Galaxy S23, Galaxy S23 Plus e Galaxy S23 Ultra devem ser equipados com uma versão mais potente do Snapdragon 8 Gen 2, e para garantir que a plataforma fique estável, os modelos contarão com melhorias em seu sistema de resfriamento.

De acordo com o vazador @AhmedQwaider888 do Twitter, o trio de celulares da linha “S” que serão lançados em 2023 devem contar com mecanismos de dissipação de calor até três vezes mais eficientes que as soluções utilizadas no Galaxy S22. Isso permitirá que o processador trabalhe em sua melhor potência sem apresentar queda de desempenho.

Suposto visual do Galaxy S23 Ultra, S22 Plus e S22, respectivamente (Imagem: Slash Leaks)

Rumores indicam que o Galaxy S23 terá uma melhoria mais discreta de 1,6 vez mais eficiência de dissipação que o Galaxy S22. O Galaxy S23 Plus terá uma grande mudança que permitirá 2,8 vezes mais eficiência de dissipação que o Galaxy S22 Plus.

O Galaxy S23 Ultra também ostentará um sistema de resfriamento 2,3 vezes melhor que o mecanismo utilizado no Galaxy S22 Ultra, que é o único da linha equipado com as soluções de dissipação de calor mais avançadas da Samsung.

O novo carro-chefe apareceu em um teste de benchmark do Geekbench em que obteve 1.566 pontos em single-core e 5.179 pontos em multi-core. Tais números foram atingidos após o celular receber apenas 4.689 pontos de benchmark com todos os núcleos em sua primeira rodada de teste, portanto, a Samsung parece ter corrigido os problemas.

(Imagem: Captura de tela/Geekbench)

Todos os celulares da família devem contar com uma versão overclock do Snapdragon 8 Gen 2. Vazadores afirmam que a própria Samsung produzirá esse chip exclusivo para o Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra, mas dado que todas as informações divulgadas até o momento são apenas especulações, devemos aguardar até que os modelos sejam anunciados.

Atualização (23/12/2022) - HA

Aquecimento do Samsung Galaxy S23 com SD 8 Gen 2 pode limitar desempenho

A Samsung já não está apostando com a mesma força nas plataformas Exynos em seus celulares mais avançados, e vai trazer o Samsung Galaxy S23 no ano que vem já com o chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 globalmente, incluindo ainda uma versão especial com "overclock" do componente. Se a teoria parece boa para trazer mais desempenho para os usuários, indícios encontrados pelo informante Ice Universe no Geekbench trazem preocupação em relação à efetividade dessa nova opção.

Ele comparou os resultados do Geekbench dos telefones Galaxy S23 da Samsung com o Snapdragon 8 Gen 2 com overclock com telefones de outras marcas com o chipset regular. Se os testes single-core são relativamente parecidos em todos os aparelhos, quando se observa as pontuações multi-core, vê-se que o aparelho mais avançado da sul-coreana não surpreende e fica abaixo dos 5000 pontos em dezenas de testes.

Por outro lado, os telefones Xiaomi e vivo com o Snapdragon 8 Gen 2 alcançam pontuações superiores a essa cifra. Isso pode mudar já que empresa ainda está trabalhando no firmware do Galaxy S23 e um software atualizado pode resolver esse problema, idealmente. O aquecimento, porém, é um fantasma que ronda o novo celular, e pode ser definitivo em limitar seu desempenho.

A empresa pode ter reduzido os dissipadores de calor no Galaxy S23 para cortar custos e isso pode estar afetando os recursos de gerenciamento térmico dos telefones, eventualmente provocando limitação de desempenho.

Texto original (15/12/2022)

A Samsung parece não estar interessada em fazer grandes mudanças de design no Galaxy S23, Galaxy S23 Plus e Galaxy S23 Ultra, e segundo informações divulgadas pelo vazador @OreXda, os modelos devem ter o mesmo sistema de resfriamento da linha antecessora.

Isso significa que o Galaxy S23 pode não ter um sistema de resfriamento avançado. O Galaxy S23 Plus teria dutos de calor para atenuar as temperaturas da placa lógica e bateria, assim como o Galaxy S22 Plus. A solução mais robusta ficaria reservada para o Galaxy S23 Ultra, com resfriamento por câmara de vapor similar à do Galaxy S22 Ultra.

Em vez de adotar soluções que tornam seu custo de produção mais caro, o Galaxy S23 pode utilizar recursos mais baratos, como folhas de grafite aplicadas na superfície da bateria que ajudam a transferir o calor durante a recarga. A construção interna também é um fator que pode contribuir para a distribuição de temperatura mais adequada.

Na última terça-feira (13), o popular vazador Ice Universe revelou que o Galaxy S23 não terá um dissipador de calor avançado — o que seria um grande problema durante a execução de jogos, que elevam o uso de CPU e GPU —, e sugeriu que os consumidores não devem comprar o modelo mais compacto da série.

(Imagem: Reprodução)

O Galaxy S23 deve ser equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, e como toda plataforma para celular flagship, seu consumo de energia é maior que hardware intermediário, o que naturalmente tende a gerar mais calor. Em nosso review do Galaxy S22, destacamos que apesar de seu alto desempenho, há problemas na dissipação de calor.

Por outro lado, há uma grande mudança nessa área. O Snapdragon 8 Gen 2 é fabricado pela TSMC, não pela Samsung. Muitos acreditam que os problemas de superaquecimento em celulares com Snapdragon 8 Gen 1 ocorriam por conta de alguma falha no processo de fundição da sul-coreana, e os chips da taiwanesa parecem ser mais eficientes.

Rumores afirmam que o Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra terão uma versão com overclock do Snapdragon 8 Gen 2, o que significa mais desempenho (e mais geração de calor). Ainda é cedo para deduzir o desempenho térmico dos celulares, portanto, devemos aguardar até que a Samsung anuncie os celulares em meados de fevereiro de 2023.

Você pretende adquirir o Galaxy S23? Comente abaixo!

Veja mais!

(atualizado em 24 de abril de 2025, às 18:46)

47

Comentários

Galaxy S23 terá dissipação mais eficiente para evitar aquecimento do Snapdragon 8 Gen 2, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2