LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo app da China avisa cidadãos da presença de suspeitos do coronavírus

11 de fevereiro de 2020 0

Que a China é o mais próximo que temos de um episódio de Black Mirror até hoje disso poucos duvidam. O país conta com uma ampla rede de vigilância digital capaz de rastrear os seus cidadãos onde quer que estejam. Um procurado foi rapidamente identificado em um show com mais de 50 mil pessoas graças ao sofisticado aparato digital da nação.

Agora, esse poder de vigilância será usado para que as pessoas consigam saber quando estão expostas ao coronavírus.

Foi lançado um app pelo governo chamado Detector de Contato Próximo, que apesar do nome genérico atende à exclusiva finalidade de mostrar se um portador da doença ou pessoa que apresentou sintomas e é suspeita está pela região.

Como informamos lá em cima, a China tem um monitoramento pesado populacional, e por isso as mecânicas de identificação não são tão simples como a mera detecção do GPS de um paciente que se consultou recentemente em alguma unidade de saúde. É bastante provável que uma vez identificado um suspeito ou portador do vírus, todos os sistemas de controle passem a usar os mais variados dados da pessoa para sua identificação em tempo real, inclusive nas ruas por biometria facial.


Vale lembrar que desde dezembro a China vem enfrentando um grave surto de coronavírus, já classificado como epidemia pela Organização Mundial de Saúde. Apesar da sua baixa letalidade, a facilidade que o vírus encontra para se espalhar faça com que ele se alastre rapidamente. São mais de 40 mil casos confirmados, e pelo menos mil mortes.

As diversas medidas preventivas promovidas pelas autoridades de saúde chinesas já vão revelando o impacto econômico que o vírus causa: a extensão do feriado de Ano Novo Chinês, redução de pessoal em fábricas, e até o isolamento em regiões industriais, como Wuhan, causam perdas econômicas já sentidas.

Ainda não há uma vacina para contra esse problema. No Brasil, apesar dos diversos casos suspeitos que surgem diariamente, até o momento nenhum caso da doença foi confirmado.

E você, o que acha da repercussão do coronavírus e das medidas preventivas que vêm sendo tomadas? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Novo app da China avisa cidadãos da presença de suspeitos do coronavírus
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista