LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Anatel alerta para golpes digitais que aproveitam o isolamento social

24 de março de 2020 2

Em tempos de isolamento social e quarentena provocados pela pandemia de coronavírus, todo o cuidado com a saúde é necessário. Porém, os cuidados devem se concentrar também em meios digitais. Isso porque pessoas mal intencionadas estão aproveitando o momento de prevenção contra a Covid-19 para aplicarem fraudes.

A Anatel alertou para o fato, mostrando golpes digitais que prometem vantagens e utilizam as informações passadas por usuários para roubar dados, em prática conhecida como phishing, uma das formas que mais cresceram no país no último ano.

Os golpes seguem os moldes, mais ou menos sofisticados, do golpe do clone de WhatsApp, que já foi detalhado na coluna Detetive TudoCelular dedicada ao assunto.

Dois deles se aproveitam a preocupação com a Internet nesse momento de isolamento social para roubar dados. Um utiiliza inclusive o logotipo da Anatel para aplicar o golpe, enquanto o outro usa as operadoras, prometendo uma quantia de 7GB de dados sem custos.


A agência ressalta que não envia links por WhatsApp ou SMS, assim como não realiza promoções ou sorteios. Outras dicas incluem não abrir links desconhecidos, nem fornecer informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça.

Também pede para desconfiar de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes, além de cuidar bem de suas senhas e manter atualizados sistema operacional, antivírus e firewall e entender que todos estão vulneráveis. Tentativas de golpes ou fraudes podem ser informadas no site da agência.


2

Comentários

Coronavírus: Anatel alerta para golpes digitais que aproveitam o isolamento social
  • AS MENTIRAS DO PRESIDENTE, EM 5 MINUTOS EM REDE NACIONAL

    Bolsonaro disse uma série de MENTIRAS sobre a pandemia de coronavírus e desrespeitou todas as recomendações dadas por autoridades de saúde nacionais e internacionais.

    1) Disse que era atleta, e que o vírus causa só um %u201Cresfriadinho%u201D - - Bolsonaro era militar e o coronavírus causa um quadro de pneumonia grave.

    2) Disse que só idosos morrem - milhares pessoas mais jovens já morreram pela doença

    3) Voltou a falar do uso da cloroquina, medicamento ainda sem QUALQUER comprovação de segurança no uso contra a Covid-19.

    Conspirando em rede nacional sobre a eficácia de um medicamento em testes, ele expõe não só pessoas saudáveis a um medicamento controlado, como zera os estoques em farmácia para pessoas que precisam da medicação para sobreviver.

    4) Enquanto a Itália empilha corpos, mais de 400 mil infectados pelo mundo, EUA e Espanha apresentando curvas altíssimas, recordes de mortes, Bolsonaro pede que escolas voltem a funcionar e o fim do confinamento da população.

    Atacou Drauzio Varela, insinuando com deboche (que não cabe no cargo dele de presidência) que Drauzio também desaconselhava o isolamento Bolsonaro e filhos usaram um vídeo do médico TOTALMENTE fora da data e do contexto para atacá-lo. Tanto que os vídeos foram removidos de suas plataformas.

    Que mensagem ele passa para brasileiros que irão se expor?
    Que imagem ele passa para o exterior sendo o ÚNICO presidente ignorando infectologistas, virologistas, OMS e seu próprio ministério da saúde?

    É muito grave! É um chefe de Estado encaminhando o país para um colapso de saúde, economia e de segurança...

    Android

    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

    Android

    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

    Windows

    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

    Economia e mercado

    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista