LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: sistema experimental que deseja detectar doença por voz não tem prova de efetividade

31 de março de 2020 0

O mundo vive a pandemia do novo coronavírus e também uma luta contra o tempo para a aquisição em quantidade suficiente de testes para a Covid-19. Seria ótimo se uma solução quase milagrosa pudesse providenciar resultados de forma rápida, mas infelizmente ela não existe.

Um projeto experimental por parte de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e outras tenta detectar a doença através de gravações de voz do usuário. Ele precisa forjar tosse, gravar o som de vogais e o alfabeto completo para um sistema determinar a probabilidade do usuário ter a doença a partir de gravações coletadas de pessoas com a doença confirmada. Acontece que apesar de bem-intencionado, em momentos de desordem social como esse, ideias com premissas positivas como essa podem sair como tiro pela culatra.

Um dos próprios idealizadores dessa ferramenta, Benjamin Stringer, alerta que esse teste não descarta em hipótese nenhuma o exame médico oficial, mas segundo ele o sistema é refinado dia após dia com a chegada de novos registros de voz. O professor do Columbia University Medical Center, Ashwin Vasan, aponta que não foi uma boa ideia divulgar essa novidade que, apesar de bem-intencionada, não cria um cenário positivo nesse cenário de crise mundial.


É claro que apesar dos diversos alertas dos próprios pesquisadores e eventualmente de autoridades públicas, muitos serão os curiosos que poderão se arriscar nesse teste online que não tem eficácia alguma comprovada e se vale de comparativos de dados obtidos a partir de gravações de voz. Ele não foi regulamentado pela agência de saúde dos EUA e de nenhum outro país, por exemplo.

Em tempos difíceis não é difícil que muitos se apeguem a "curas" milagrosas, quem dirá a testes "fáceis" que seriam capazes de detectar uma doença como a Covid-19.

Graças a esse temor por parte da sociedade, é ainda mais comum que fake news tomem espaço: já têm circulado pelas redes, por exemplo, mentiras e golpes sobre o auxílio emergencial da renda básica que será paga a trabalhadores informais durante a pandemia.

Vale lembrar, ontem (30) chegaram ao Brasil 500 mil testes rápidos comprados pela Vale e que serão distribuídos a hospitais pelo Ministério da Saúde. A única forma de buscar o diagnóstico da Covid-19 é através da rede de saúde, que têm lutado para conseguir testar todos os pacientes que necessitam de triagem, o que ajuda a diminuir o número de subnotificações.

E você, tem atentado para o que é mentira e o que é verdade durante a pandemia do novo coronavírus? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Covid-19: sistema experimental que deseja detectar doença por voz não tem prova de efetividade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2