
Economia e mercado 13 Mai
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acirrou ainda mais a já problemática disputa comercial entre China e Estados Unidos. Em entrevista ao canal Fox Business, o presidente Donald Trump ameaçou criar um novo imposto que pode afetar a Apple e também sugeriu que os EUA podem "cortar" totalmente as relações com a China.
Trump disse que não quer falar neste momento com o chefe chinês, Xi Jinping, devido ao tratamento que Pequim deu à pandemia do vírus. Recentemente, o presidente também comentou que a China ocultou a gravidade da doença e isso impediu que os EUA articulassem uma resposta mais rigorosa contra a crise:
Tenho uma relação muito boa, mas agora não quero falar com ele. Estou muito decepcionado com a gestão da pandemia por parte do governo chinês.
Quando questionado se os Estados Unidos poderiam adotar medidas de retaliação, Trump não quis entrar em detalhes. Contudo, o presidente alertou que Washington pode sim cortar todas as relações com Pequim.
Há muitas coisas [que podem ser feitas]; Poderíamos cortar todas as relações e economizaríamos 500 bilhões.
Por enquanto, ainda é muito cedo para saber se a mensagem de Trump se tornará realidade. Contudo, o seu governo vem acusando a China de maquiar os números de mortos por coronavírus, além de afirmar que o pais optou por diminuir a gravidade da doença para estocar suprimentos médicos.
Já o secretário de estado, Mike Pompeo, aderiu a uma teoria que diz que o vírus "escapou" de um laboratório chinês. A China nega as acusações e considerou as recentes declarações de Pompeo "insanas".
Por outro lado, o FBI e o Departamento de Segurança investigam supostos ataques de hackers chineses que estariam "tentando identificar e obter ilegalmente propriedade intelectual valiosa e dados de saúde pública relacionados a vacinas e tratamentos em pesquisa relacionada com a Covid-19."
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários