LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

#BlackLivesMatter: polícia dos EUA admite monitorar manifestantes com rastreamento da COVID-19

02 de junho de 2020 6

As manifestações nos Estados Unidos estão ganhando proporções cada vez maiores e muitos locais, como as lojas da Apple, estão se fechando em prol da segurança de seus funcionários, visto que muitos vândalos se misturam aos manifestantes para depredar e saquear estabelecimentos. Visando garantir maior segurança, a polícia americana admitiu hoje que está utilizando um método de rastreamento.

O rastreamento em questão é o desenvolvido pela Apple e o Google, que utiliza os celulares para identificar quando duas pessoas estão próximas uma da outra, chamado Rastreamento de Contato e foi criado originalmente para monitorar infectados pelo coronavírus sem identificar o usuário diretamente.

A polícia americana diz que o uso desse rastreio pode ajudar muito em investigações sobre crimes que podem ocorrer durante as manifestações, entretanto, há um grande problema nesse uso: a quebra da confiança.

Imagem: G1

Portanto, a grande preocupação com o anúncio, que foi feito no final de semana por John Harrington, que é comissário de segurança pública de Minnesota, é afirmar o uso da ferramenta nas investigações, veja o vídeo em inglês publicado pela NBC News:

No vídeo, Harrington questiona sobre quem são essas pessoas e se eles fazem parte do crime organizado. Ele também admite que o rastreamento de contato está sendo utilizado para identificar e prender manifestantes.

O grande problema é que o rastreamento de contato precisa de autorização dos usuários para funcionar em seus aparelhos e medidas envolvendo investigações utilizando-o podem fazer com que as pessoas temam pela violação da sua privacidade, um dos pilares do método.

David Harvey, que é diretor de uma das convenções do rastreamento de contato nos EUA alertou para o uso diferenciado da plataforma:

Qualquer coisa que interfira no sistema de saúde pública com o qual tentamos promover a confiança é prejudicial, principalmente quando você olha como a COVID-19 está impactando comunidades negras.

Logo, esse uso pode dificultar muito o uso do rastreamento para contenção do coronavírus nos Estados Unidos e no mundo todo. No total, já são mais de 1,8 milhão de americanos infectados e mais de 107 mil mortes causadas pelo COVID-19 e a situação pode ficar ainda pior com a distorção que essa situação pode causar sobre a ferramenta que levou meses para ser criada para evitar a transmissão do coronavírus.

Por fim, a Comissão de Segurança Pública de Minnesota foi questionada a respeito do rastreamento e negou que esteja utilizando qualquer tecnologia nova para prender ou deter manifestantes, mas de qualquer forma, como o secretário da comissão de segurança admitiu o uso do rastreamento de contato e ainda que pessoas estão sendo detidas pelo uso dele, o estrago já está feito.

Resta esperar que a ferramenta não seja utilizada para sufocar os protestos não violentos, pois isso poderia causar ainda mais violência e acabar com o pouco de credibilidade que o rastreamento de contato ainda tem.


6

Comentários

#BlackLivesMatter: polícia dos EUA admite monitorar manifestantes com rastreamento da COVID-19
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista