LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: cientistas criam molécula que bloqueia infecção da COVID-19

09 de setembro de 2020 0

A corrida por uma vacina ou uma forma de imunizar as pessoas contra o coronavírus segue num ritmo acelerado. Hoje um grupo de cientistas apresentou uma molécula capaz de neutralizar a capacidade do Sars-Cov-2 de infectar o organismo.

A solução é semelhante a apresentada pela cientista Mónica Olvera recentemente, mas ela é inspirada no sistema imunológico mais simples encontrado em animais como as lhamas, que possuem células de defesa 10 vezes menores que as humanas, além de mais simples. A novidade foi publicada no bioRxiv pela equipe de pesquisadores do Howard Hughes Medical Institute.

A vantagem dos chamados nanocorpos é que eles conseguem se encaixar entre proteínas utilizadas pelo vírus para infectar o organismo e isso pode ser aplicado ao coronavírus, visto que as proteínas spike que o cobrem precisam tocar a célula para infectá-la.

Testes mostraram que foi necessário apenas uma molécula com 3 nanocorpos criada em laboratório para que cada proteína spike fosse inutilizada, impossibilitando o vírus de infectar células. Segundo os cientistas responsáveis, a experiência em laboratório mostrou que essas moléculas podem se manter ligadas por mais de uma semana, tornando a proteção muito eficiente.

Nanocorpos (rosa) grudados nas proteínas virais (em azul). Imagem: Peter Walter and Manglik Labs / UCSF / HHMI

A ideia é criar um spray aerossol com moléculas de nanocorpos que possa ser aplicado diretamente no nariz para proteger as pessoas do coronavírus.

O próximo passo, entretanto, ainda é realizar a pesquisa em pares, visto que os autores do projeto agora procuram por parceiros para realizar testes das moléculas em segurança, mostrando se elas são eficientes em mais testes e diferentes condições.

Por enquanto vale dizer que o aerossol não passa de um projeto a ser realizado, mas que tem empolgado muito a comunidade científica. Uma vez que ele seja desenvolvido, a primeira preocupação é sobre quanto tempo essa proteção vai durar no organismo ao permanecer no sistema respiratório.

Outra possibilidade para combater o coronavírus apresentada recentemente é o soro produzido com plasma de cavalos no Rio de Janeiro, mas esta solução seria destinada principalmente a infectados pela COVID-19 e não a prevenção.


0

Comentários

Coronavírus: cientistas criam molécula que bloqueia infecção da COVID-19
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista