
Tech 22 Jun
Você já deve ter recebido algumas vezes ligações rápidas, de até 3 segundos, que só atrapalham a vida, seja no seu celular ou telefone fixo. Elas parte de uma tecnologia para discagem massiva de ligações de centrais de atendimento (as chamadas robocall). Nesta terça-feira, a Agêncial Nacional de Telecomunicações, a Anatel, trouxe uma nova medida, que libera a cobrança dessas chamadas de até 3 segundos, acabando com uma forma de tarifação das ligações de voz adotada há mais de 25 anos.
Com isso, agora as empresas podem cobrar pelas chamadas atendidas desde o primeiro segundo, fazendo com que quem fez a ligação, basicamente, pague por todas as suas ligações. Na visão dos diretores da agência, a tolerância de 3 segundos estimulava a profusão de ligações indevidas. A expectativa agora é que essas ligações automáticas feitas por robôs diminuam.
Também se espera que a medida não afeta ligações comuns, afinal, nenhuma ligação humana teria menos de três segundos, conforme defendeu Carlos Baigorri, o presidente da Anatel.
”Somente o robô se aproveitava desse tempo para fazer as ligações indesejadas. Agora, que vai ter que pagar por isso, certamente o número de chamadas vai cair”, acredita Baigorri.
A mudança vem na esteira das mudanças regulatórias da agência promovidas pelo conselheiro Emmanoel Campelo. No começo de junho, a Anatel já havia publicado uma cautelar definindo que operadoras devem identificar e remeter à Anatel os usuários que realizaram até 100 mil chamadas por dia com duração de até 3 segundos. As multas podem chegar até R$ 50 milhões.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários