
Economia e mercado 25 Nov
26 de novembro de 2022 6
A Black Friday de 2022 ainda está rolando no país e deve trazer descontos em diferentes categorias de produtos até a Cyber Monday, e com o aumento no volume de compras, cresce o número de reclamações de consumidores. O Reclame Aqui divulgou na noite da sexta-feira (26) dados que revelam um balanço sobre o dia das promoções
O site registrou 9.319 reclamações desde o “esquenta” da Black Friday na quarta-feira (24) até a noite da última sexta-feira (26). No decorrer dos três dias, 17,96% das queixas eram classificadas como “propaganda enganosa”, mas o Reclame Aqui destaca que os brasileiros também reclamaram de promoções falsas e cancelamentos indevidos.
Um fenômeno esperado pode ser visto no ranking de empresas com maior número de reclamações durante a Black Friday de 2022. Três das dez varejistas listadas — Magazine Luiza (1º lugar), Americanas (6º lugar) e KaBuM! (7º lugar) — possuem a certificação “RA1000”, que atesta a melhor classificação no sistema do Reclame Aqui.
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Reclame Aqui, os 58,6% dos consumidores preferiram utilizar cartão de crédito no pagamento de suas compras, superando o Pix (24,6%), que ficou em 2º lugar entre os métodos mais utilizados.
Esse fenômeno pode ter ocorrido devido à possibilidade de parcelamento com o cartão de crédito, uma vez que o Pix somente é válido em transações à vista. Curiosamente, produtos de valores mais baixos representaram maior procura que itens mais caros entre os brasileiros durante a Black Friday de 2022.
“O Pix atendeu aqueles consumidores que compraram ofertas com valores mais baixos. Já o cartão de crédito supriu a necessidade de quem comprou mercadorias de valor elevado, com necessidade de parcelamentos mais longos”, explica Edu Neves, CEO do Reclame Aqui.
A Black Friday não estava bem-vista pelos brasileiros há alguns anos devido às fraudes cometidas por varejistas com descontos falsos e outros riscos ao direito do consumidor, mas um dos maiores fatores que levaram à redução no volume de compras durante os três dias analisados foi a estreia do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2022.
Por mais que varejistas como a KaBuM! tenham arriscado combinar ambos os grandes eventos, a atenção dos brasileiros era somente o campeonato. Nas reclamações, o número de consumidores neste ano chegou a superar 2021 em pouco mais de 7% à noite da sexta-feira, mas o “esquenta” acabou sendo muito mais morno em 2022.
O jogo do Brasil atrapalhou a estratégia das empresas na Black Friday, afetou o interesse dos consumidores na data, fez o acesso ao site do Reclame AQUI oscilar, que, no fim, se estabilizou na sexta-feira. Ao longo do dia oficial, os níveis de acessos e reclamações se aproximaram daqueles registrados na promoção de 2021.
Edu Neves
CEO do Reclame Aqui
O Especial TudoCelular para a Black Friday ainda está no ar. Caso você esteja interessado em adquirir um novo celular — um dos produtos mais cotados —, não deixe de utilizar nosso campo de busca para pesquisar o modelo desejado, e em seguida, clique em sua etiqueta de preço para verificar o gráfico da evolução de seu valor ao longo dos últimos meses.
Você adquiriu algum produto durante a Black Friday de 2022? Comente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários