LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China encontra forma de burlar sanções dos EUA no mercado de semicondutores

05 de dezembro de 2022 28

A China encontrou uma maneira fácil de contornar as sanções dos Estados Unidos. De acordo com o South China Morning Post, 11 empresas do país anunciaram que vão ampliar o uso da arquitetura RISC-V em seus próximos chips.

A principal vantagem é que a arquitetura é baseada em um código aberto. Ou seja, ela pode ser usada livremente por qualquer empresa, mesmo tendo sido desenvolvida pela Universidade da Califórnia em 2010.

Atualmente, as arquiteturas X86 e ARM são controladas por Estados Unidos e Reino Unido e isso faz com que esses países possam impor sanções contra empresas chinesas. No caso na RISC-V, isso teoricamente não é possível.

O SCMP também informa que os chips da arquitetura RISC-V serão desenvolvidos por um consórcio local de empresas, sendo que elas foram as primeiras a se interessar pela arquitetura de código aberto, algo que aconteceu em 2018.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Comentando o assunto, Wayne Dai, diretor da VeriSilicon Holdings, disse que a maioria dos 10 chips RISC-V apresentados no ano passado já entraram em produção em massa, ultrapassando a marca de 10 milhões de unidades.

Além disso, outros chips devem chegar ao mercado em 2023.

A empresa StarFive comparou a sua CPU RISC-V com a Cortex-A76 da ARM (lançada em 2018). A fabricante chinesa disse que o desempenho é idêntico, sendo que o seu produto é produzido em 12 nanômetros e deve se tornar compátível com notebooks e Mini PCs.

Já a Timesintelli Technology foi além e disse que seus processadores RISC-V podem competir facilmente com os Cortex-M e Cortex-R da ARM.

As principais aplicações para a RISC-V no futuro próximo serão principalmente em eletrodomésticos inteligentes, wearables, câmeras de vigilância, eletrônicos automotivos e robôs industriais, que estão em grande demanda na China.

Fontes chinesas também dizem que grandes empresas locais, como Alibaba e Tencent, também foram convidadas pelo governo chinês para iniciar a produção em massa de semicondutores. A ideia é pulverizar o mercado entre diversas companhias e evitar a dependência do ocidente.

Veja mais


28

Comentários

China encontra forma de burlar sanções dos EUA no mercado de semicondutores
  • Orientais em geral (excluídos os indianos) são bons de hardware (leia-se engenharia reversa) e são fraquíssimos em software.

    • Independente do modelo político de um país a competição sempre é saudável.

      • Desde que US a atacou empresas chinenes impedindo uma competição saudável no mundo entre empresas chinesas vs empresas norte-americana, e europeias porque estavam perdendo a vanguarda, eles próprios incentivar China, como a Rússia a serem autossuficientes. Nessa briga de cães o Brasil fora perdendo o rumo. O world não mais o mesmo.

          • A China têm os seus problemas mas melhorou muito e vem se desenvolvendo cada vez mais, pior para quem não entende isso e só vive falando mal do país que abriga pessoas muito inteligentes e que estudam bastante, quem estuda ganha a competição pela civilização mais avançada, eles chegarão lá gostando ou não gostando.

              • A China têm os seus problemas mas melhorou muito e vem se desenvolvendo cada vez mais, pior para quem não entende isso e só vive falando mal do país que abriga pessoas muito inteligentes e que estudam bastante, quem estuda ganha a competição pela civilização mais avançada, eles chegarão lá gostando ou não gostando.

                  • Estados Unidos faz parte da China em silêncio e ambos servem um ao outro na obscuridade. Essa briguinha falsa é p boi dormir.

                    • A China não é besta.
                      Eles já tem tudo deles.. vai ter a sua TSMC e ASML!

                        • Os caras juram que a China vai se tornar independente de chips do dia pra noite. Vive caçando jeitos de roubar tecnologia da TSMC.

                            • Você acha mesmo que um país que tira o primeiro lugar no PISA não tem capacidade para desenvolver sua própria tecnologia. Ao que eu saiba os semicondutores não são tecnologia dos deuses, é uma tecnologia humana e que foi desenvolvida por um conjunto de países. Os EUA antes detinham grande parte do P&D, mas hoje já perderam essa hegemonia, pois ciência custa caro, além de precisar de muitos cérebros, coisa que os EUA são deficientes
                              Os chineses tem os cérebros, tem a visão no futuro, são extremamente disciplinados e estudam como se não houvesse amanhã, tal como os japoneses. A China hoje é o Japão dos anos 90que representava toda uma modernidade, mas que se perdeu com o acordo de Plaza.

                                • Vc tá enganado meu caro ! Os EUA formam o maiores gênios do mundo e tem os maiores cérebros no vale do silício! A China só copia tudo deles

                                    • Meu caro amigo, a maior parte dos cérebros que as empresas americanas têm são estrangeiros, a maioria são chineses, coreanos e principalmente indianos.

                                        • tem que levar em consideração, há quanto tempo que os EUA são ricos!
                                          A China precisa superar o PIB americano e manter durante décadas para alcançar o patamar na Era da Glória americana!
                                          O Brasil era uma potência, a China morria de fome, veja a situação, nem copiar o Brasil sabe, continua fazendo memes!

                                            • País que vota, protege e elege um ladrão merece estar onde está.
                                              Um país que aceita migalhas da corrupção destas pessoas tem a nação que merecem, pois os ideários destas pessoas que votaram nele são pequenos e apenas esperam as beneficies do Estado, mas sem contribuir verdadeiramente para a sociedade, além de quererem usurpar os bens daquele que trabalharam. O Interesse em usurpar a herança daquelas famílias que trabalharam duro ao longo de décadas e confiscar as fortuna como um imposto ao Estado está sendo armado, então como confiar num país que não respeita a propriedade privada

                                          • E os EUA são mocinhos né? Dia desses eles estavam querendo saber qual estoque da Samsung.

                                          • china rainha

                                              • Parabéns aos ianques pela força que estão dando aos irmãos chineses.
                                                Isso aí. É um incentivando o outro a tentar melhorar e crescer.

                                                  • Na prática é isso mesmo que estão fazendo, obrigando os chineses a se reinventarem e serem independentes tecnologicamente, para o desespero das empresas ocidentais que estão perdendo grandes clientes chineses que rendiam bilhões de dólares em vendas

                                                      • Na minha opinião são aliados com um propósito único de enriquecer a China tudo em segredo. O E.U.A já n é mais a nação q representa o sonho comercial e de liberdade do governantes americanos. Eles querem o sonho e o poder socialista chinês. Só os cidadãos comuns n sabem disso. O sonho da maioria dos governantes mundiais é ser totalitarista e a China ensina isso muito bem

                                                    Android

                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                    Android

                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                    Especiais

                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                    Software

                                                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2