
Economia e mercado 10 Nov
05 de dezembro de 2022 26
A China encontrou uma maneira fácil de contornar as sanções dos Estados Unidos. De acordo com o South China Morning Post, 11 empresas do país anunciaram que vão ampliar o uso da arquitetura RISC-V em seus próximos chips.
A principal vantagem é que a arquitetura é baseada em um código aberto. Ou seja, ela pode ser usada livremente por qualquer empresa, mesmo tendo sido desenvolvida pela Universidade da Califórnia em 2010.
Atualmente, as arquiteturas X86 e ARM são controladas por Estados Unidos e Reino Unido e isso faz com que esses países possam impor sanções contra empresas chinesas. No caso na RISC-V, isso teoricamente não é possível.
O SCMP também informa que os chips da arquitetura RISC-V serão desenvolvidos por um consórcio local de empresas, sendo que elas foram as primeiras a se interessar pela arquitetura de código aberto, algo que aconteceu em 2018.
Comentando o assunto, Wayne Dai, diretor da VeriSilicon Holdings, disse que a maioria dos 10 chips RISC-V apresentados no ano passado já entraram em produção em massa, ultrapassando a marca de 10 milhões de unidades.
Além disso, outros chips devem chegar ao mercado em 2023.
A empresa StarFive comparou a sua CPU RISC-V com a Cortex-A76 da ARM (lançada em 2018). A fabricante chinesa disse que o desempenho é idêntico, sendo que o seu produto é produzido em 12 nanômetros e deve se tornar compátível com notebooks e Mini PCs.
Já a Timesintelli Technology foi além e disse que seus processadores RISC-V podem competir facilmente com os Cortex-M e Cortex-R da ARM.
As principais aplicações para a RISC-V no futuro próximo serão principalmente em eletrodomésticos inteligentes, wearables, câmeras de vigilância, eletrônicos automotivos e robôs industriais, que estão em grande demanda na China.
Fontes chinesas também dizem que grandes empresas locais, como Alibaba e Tencent, também foram convidadas pelo governo chinês para iniciar a produção em massa de semicondutores. A ideia é pulverizar o mercado entre diversas companhias e evitar a dependência do ocidente.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários