
Economia e mercado 21 Nov
27 de novembro de 2022 25
Com o aumento dos bloqueios comerciais contra fabricantes chinesas de memória, o governo chinês começa a buscar alternativas para acelerar a sua indústria de semicondutores. Comentando o assunto, Cao Haitao, professor da Universidade de Minjiang, deu uma sugestão polêmica para Pequim.
De acordo com o pesquisador, está na hora do governo chinês obrigar fabricantes locais de smartphones e outros eletrônicos a usarem chips 100% chineses. Na visão do professor, o sistema deveria ser implementado na forma de cotas, sendo que a primeira etapa começa com 30% dos aparelhos usando semicondutores nacionais.
Além disso, em caso de descumprimento, as fabricantes podem ser punidas, sendo que isso pode ser feito por meio da taxação de até 400% de chips que possuem tecnologia dos Estados Unidos.
Na visão de Cao, a intenção da medida "enérgica" é incentivar o mercado local de semicondutores, uma vez que grande parte das fabricantes chinesas possuem forte presença global.
Assim, além de popularizar os chips chineses, a medida também vai fazer com que entre mais dinheiro no caixa das fabricantes de chips, algo que deve resultar em mais investimento em pesquisa e desenvolvimento.
O professor também ressaltou que a produção de chips está acabando com os recursos hídricos de Taiwan e isso pode ser uma boa vantagem para a China.
Já Chen Keming, ex-diretor do Instituto de Pesquisa de Taiwan, disse que a TSMC não é mais uma empresa taiwanesa. Para ele, 80% da companhia está nas mãos de estrangeiros, enquanto que apenas 20% fica com seus compatriotas.
Com isso, 80% do lucro da companhia vira remessa ao exterior e Taiwan fica apenas com os problemas ambientais.
Por enquanto, o governo chinês ainda não respondeu a sugestão de Cao, mas fontes dizem que Pequim já trabalha há algum tempo com a possibilidade de implementar uma cota para chips chineses.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários