LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conquista desbloqueada! Google conseguiu "clonar" o 3D Touch da Apple usando software

04 de março de 2020 21

Há poucas horas o Google anunciou diversas novidades para a linha de smartphones Pixel, reiterando que eles, como de costume, sempre recebem as novidades antes de todo e qualquer outro celular rodando Android por aí.

Estamos falando de recursos que incluem a possibilidade de agendamento do tema escuro, melhorias no brilho adaptável, configuração de pequenas ações mediante à rede Wi-Fi a qual o aparelho está conectado e até novos gestos para o chip especial do Pixel 4 e 4 XL.

Novos emojis e efeitos AR para o Google Duo também foram alguns dos destaques, e todos esses estão detalhados na página oficial de suporte da Google – porém, um dos recursos que acabou “passando batido” por muitos usuários acabou sendo uma verdadeira surpresa.

Estamos falando de algo bastante similar ao 3D Touch da Apple que, por sinal, foi removido dos modelos mais recentes do iPhone dando lugar ao Haptic Touch; sim, trata-se da habilidade de pressionar firmemente na tela para engatilhar determinadas ações.

O recurso era bastante utilizado por muitos usuários do iPhone, e era extremamente útil em algumas situações como, por exemplo, editar um longo texto conseguindo posicionar o cursor nas palavras desejadas rapidamente apenas pressionando de forma mais firme no teclado virtual.

Enquanto a Apple decidiu abandonar o 3D Touch devido à suposta necessidade de hardware específico para que ele funcionasse (o que acabava encarecendo o custo de produção), a Google deu um verdadeiro tapa de luva mostrando que a mesma coisa pode ser feita via software.

Basicamente foi a mesma coisa que a gigante de Mountain View fez com a câmera dos Pixels – utilizando algoritmos especiais para conseguir recursos extras que, em muitos casos, careceriam do uso de hardware extra.

Ainda falando sobre o recurso, de acordo com o Google:

O Pressionamento Longo é compatível com apps selecionados e com a interface do sistema tais como, por exemplo, o Launcher, Fotos e Drive. A atualização acelera o pressionamento para trazer mais opções de forma mais rápida. Também planejamos expandir o funcionamento para mais apps oficiais em breve.

Ou seja, em outras palavras, a opção de pressionar com mais força na tela chega para ativar os menus de forma mais rápida, funcionando como uma espécie de atalho para aqueles menus que eram ativados quando o usuário ficava alguns segundos a mais com o dedo na tela.

O Google utilizou mecanismo de aprendizado de máquina para criar algoritmos que são capazes de detectar a pressão mais firme do dedo, algo que a Apple só era capaz de fazer funcionar com hardware extra, e a forma como isso é registrado possivelmente tem a ver com a área do toque.

Quando pressionamos a tela de forma mais firme uma parte maior dos nossos dedos acaba sendo registrada pelo sensor de toque, é aí que o aprendizado de máquina entra para complementar as informações, afinal de contas, existem milhões de tamanhos e formatos diferentes de dedos, não é verdade?

Não há como saber ao certo de que maneira esse tipo de tecnologia pôde ser embarcada utilizando apenas aprendizado de máquina, tampouco sabemos se ela consegue ser tão precisa como, por exemplo, o 3D Touch da Apple era.

A verdade é que, por ter um funcionamento bem mais “limitado” do que o do antigo recurso dos iPhones – afinal de contas, no Pixel ele só será usado para acelerar o aparecimento de alguns menus – talvez não precisaremos de algo tão especificamente preciso.

Seria interessante ver em um futuro não muito distante o Google ampliar as funcionalidades desse recurso e, quem sabe, começar a oferecer pelo menos uma boa parte das possibilidades que os usuários do iOS tem (ou tinham, dependendo do modelo de iPhone) com o 3D Touch.

  • O Google Pixel 4 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

21

Comentários

Conquista desbloqueada! Google conseguiu "clonar" o 3D Touch da Apple usando software
  • Não entendi toda essa firula, na própria matéria já diz que a Apple abandonou o 3d touch devido ao custo , e já utiliza uma solução para substituir a função via software, logo a Google não revolucionou em nada , apenas copiou a versão barata da função que a Apple tbm já havia criado. %uD83E%uDD37%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F

      • Pelo que entendo, o haptic touch (via software) da Apple consegue identificar somente um nível de pressão, o que o torna tão útil quanto o pressionar longo que já tem no Android. Caso esse recurso da Google consiga identificar mais níveis de pressão e a Google encontre alguma utilidade para usar isso, daí será uma vantagem.

        • Omg

            • isso ja tem no android a um bom tempo... a samsung usa.. os launchers da ida tambem.. o nova se nao me engano ja faz isso a anos..

                • Criatura, larga de se fazer de doido. O que tem é pressionar e segurar. E isso é nativo do Android desde o 1.5.
                  Pressionar mais forte é outra coisa.

                    • ja q o restante das telas n tem pressão da p fazer um um modo bem mais simples q esse q o android fez e com infinitas funções
                      vc pressiona com 400ms ativa função 1 +400ms f2...

                        • Mas não daria pra retroceder e se tiver muitas funções acho q seria mais ágil pressionar com toda força pra chegar na última.
                          Mas convenhamos que no sistema em si não teria muita utilidade, pois só a "função 1" acho q já resolve todos os nossos problemas com o pressionar longo.
                          Uma utilidade digamos que duvidosa kkk, seria pressionar longo e mover um ícone da home, e regular a intensidade da força para percorrer entre as áreas de trabalho.
                          Seria melhor aproveitado talvez em um jogo de corrida pra controlar a aceleração ou em jogos de tiro pra dosar o impulso de salto ou arremesso de granada, mas isso é claro se permitir identificar vários níveis de pressão.

                            • + o restante das funções so ativa se n mover o dedo

                            • Tenho um Galaxy A20 e não sabia q tinha... sei que tem o pressionar por mais tempo, mas não o que percebe a intensidade.
                              Onde ativa? Usa onde no sistema?

                            • Google fazendo com software o que as outras gastam horrores fazendo com hardware desde sempre.

                              • Em um game de corrida isso ia ser da hora... Pressionar mais firme para acelerar mais

                                  • So enchemento de linguiça, necessidade zero disso.

                                      • Tá bom anjo, devíamos então parar a evolução tecnológica e fazer só o que você acha necessário.

                                          • Em tese ele está certo, ao invés de criar milhares de funções inuteis, enchendo o sistema, tornando-o mais pesado, pq não otimizar? Porque não ouvir o povo ? Foca em otimização pra melhorar a vida útil da bateria, obrigar as fabricantes a atualizar o smartphones por pelo menos 03 anos, deixar o sistema mais fluído? Existem milhares de evoluções que podem ser feitas sem a necessidade de criar coisas novas, melhorar o que já foi criado e eliminar o que não se usa é um belo exemplo.

                                              • Acredito que a Google faça isso porque os usuários pedem, pois se lançar uma atualização q faça ficar muito mais fluido e não tiver novidades, o consumidor torce o nariz. Tb acho q não terá muita utilidade o 3D touch, afinal o pressionar longo acho q já resulta em todos os meus q precisamos.

                                                • Blz, antes de lançarem eh so falar comigo.

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                Android

                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                Windows

                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                Economia e mercado

                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista