LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Terceira tentativa: Windows 10 ganha novo patch para corrigir tela azul com impressoras

19 de março de 2021 9

  • Atualização (19/03/2021) - Por PM

Após a chegada de uma correção temporária para o erro da "tela azul da morte" em PCs com Windows 10 após a conexão de uma impressora, a Microsoft acaba de liberar um novo patch para tentar solucionar de uma vez por todas o problema.

O pacote de atualização (KB5001649) visa corrigir problemas com a impressão causados pelo KB5001567. Sobre ele, a Microsoft detalha:

A Microsoft identificou um problema que afeta os dispositivos Windows 10 que aplicaram a atualização de segurança de 9 de março de 2021 e as atualizações fora da banda de 15 de março de 2021, e uma resolução foi agilizada. Os dispositivos afetados podem receber resultados inesperados ao imprimir a partir de alguns aplicativos ou para algumas impressoras. Os problemas podem incluir gráficos coloridos faltando ou sólidos, problemas de desalinhamento/formatação, ou impressão de páginas/etiquetas em branco. Uma atualização opcional fora da banda está agora disponível no Microsoft Update Catalog e no Windows Update.

Diga-se de passagem, o patch só é indicado para aqueles que estejam sendo afetados pelo problema. Ele pode ser baixado nos links a seguir:

  • Windows 10, version 20H2 e Windows Server, version 20H2 (KB5001649)
  • Windows 10, version 2004 e Windows Server, version 2004 (KB5001649)
  • Windows 10, version 1909 e Windows Server, version 1909 (KB5001648)
  • Windows 10, version 1809 e Windows Server 2019 (KB5001638)
  • Windows 10, version 1803 (KB5001634)
  • Windows 10, version 1607 e Windows Server 2016 (KB5001633)
  • Windows 10, version 1507 (KB5001631)

Atualização (15/03/2021) - Por GS

Microsoft lança solução temporária para bug no Windows 10 que causa tela azul da morte ao usar impressora

Se você é uma das pessoas que foi afetada pelo mais novo bug do Windows que causa a temida tela azul ao usar uma impressora, a Microsoft liberou uma solução paliativa para o problema, até que uma nova atualização oficial do sistema operacional seja lançada.

De acordo com a desenvolvedora, o problema "afeta uma subconfiguração de drivers de impressora Tipo 3 e não afeta drivers que são do Tipo 4."

Clique aqui para descobrir o tipo de impressora instalada em seu PC.

A solução temporária consiste nos seguintes passos:

Para imprimir usando aplicativos 32-bit (e.g., Acrobat, OpenOffice) em um Windows 64-bit Windows sem ter erros, a Microsoft recomenda o uso do Direct Printing de sua impressora, usando o seguinte procedimento:

Abra um prompt de comando com privilégios de administrador e execute o seguinte comando para descobrir se a função está habilitada (Substitua PRINTERNAME pelo nome de sua impressora):

  • rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /Xg /n PRINTERNAME

Se o Direct Printing não estiver ativado, execute o seguinte comando no prompt de comando com privilégios de administrador (substitua PRINTERNAME pelo nome da sua impressora):

  • rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /Xs /n PRINTERNAME attributes +direct

Para imprimir de um aplicativo 64-bit em um sistema operacional 64-bit ou usar um aplicativo 32-bit em um SO 32-bit, você precisa baixar e instalar o Pacote de Compatibilidade de Aplicações para aplicar a correção PrinterIsolationAware nas áreas afetadas usando a ferramenta Administrador de Compatibilidade.

Será que ainda vai demorar muito tempo para lançarem uma solução definitiva para o problema?

Texto original (11/03/2021)

As atualizações do Windows 10 continuam dando dores de cabeças para alguns usuários. Ontem já noticiamos que a versão mais recente está causando problemas no Histórico de Arquivos e agora um novo bug surgiu causando a temida tela azul da morte ao utilizar a impressora. Entenda agora como você pode evitar esse problema.

Segundo o Bleeping Computer, alguns usuários estão reportando o problema que faz a tela azul aparecer repentinamente ao utilizar uma impressora via compartilhamento no Windows Server. As reclamações começaram a surgir após a Microsoft iniciar a distribuição das atualizações KB5000802 e KB5000808 para o Windows 10, dessa forma acreditamos que elas sejam a causa do problema.

Iamgem: Bleeping Computer

Como você pode ver acima, o erro descrito pela tela azul é o "APC_INDEX_MISMATCH para win32kfull.sys". Usuários que se depararam com o problema afirmam que ele ocorre em impressoras de diversas marcas como Kyocera, Ricoh e Dymo e muitas outras.

A Microsoft afirma que já reconheceu a existência do erro e já removeu o download automático das atualizações do Windows Update, entretanto elas ainda continuam disponíveis via download manual para Windows 10.

Por enquanto, testes do Bleeping Computer em máquinas virtuais indicaram que o problema pode estar relacionado a uma atualização de segurança disponibilizada em fevereiro.

Até o momento a única solução encontrada foi desinstalar as versões KB5000802 e KB5000808 do sistema pela central de atualizações do Windows 10 acessando o Histórico de atualização > Desinstalar atualizações. Entretanto vale lembrar que isso não é recomendável, pois elas incluem novas definições de segurança e outras correções que podem ser essenciais para o sistema.


9

Comentários

Terceira tentativa: Windows 10 ganha novo patch para corrigir tela azul com impressoras
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista