
Curiosidade 02 Mar
02 de março de 2021 0
O mês de março de 2021 já começou recheado de novidades no mundo da tecnologia. Em telefonia móvel, os destaques ficam para novos detalhes de Redmi Note 10, iPhone 13 e Realme X9 Pro.
Em outros segmentos, há o Projeto Latte avançando para levar apps Android ao Windows 10, além do lançamento do primeiro satélite desenvolvido no Brasil e de mais um capítulo da privatização dos Correios. Quer saber de tudo isso e muito mais? Confira nesta edição do Plantão TC:
Você deve estar acostumado a ver iPhones com, no máximo, 512 GB de espaço interno. Mas parece que a Apple irá mudar isso para a sua próxima geração de celulares. A empresa deverá ampliar o armazenamento máximo do iPhone 13 para até 1 TB, como afirmam relatórios de uma empresa do mercado.
O que teria motivado a decisão é o crescimento no número de criadores de conteúdo que utilizam o aparelho da Maçã para filmar seus vídeos. Eles acabariam precisando de mais espaço interno para abrigar um número maior de gravações.
Mas isso não é tudo. A possível ausência de entradas físicas no iPhone 13 também poderá fazer com que as restaurações de sistema do iOS não dependam mais de um PC ou Mac. Até então, um dispositivo corrompido precisava de um computador para se conectar e realizar o procedimento.
A solução para isso seria o chamado Modo de Recuperação pela Internet. Assim, um dispositivo separado serviria no máximo como guia para você ter seu iPhone reparado de volta.
Vamos falar de um futuro smartphone chinês, mas ainda não é o Redmi Note 10. O Realme X9 Pro poderá vir equipado com a plataforma Dimensity 1200, segundo informações de um famoso vazador local. O modelo seria o primeiro do mundo a contar com o novo chip da MediaTek.
E tem mais. O dispositivo ainda seria acompanhado de uma tela com taxa de atualização de 90 Hz, para imagens com mais fluidez e entalhe em forma de furo no canto esquerdo. As memórias seriam compostas por até 12 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Nada mal para a futura novidade da Realme, que ainda não tem data para ser lançado.
Você já imaginou executar aplicativos do seu celular no computador com suporte total? Esse é o objetivo do chamado Projeto Latte, uma iniciativa que permitirá rodar os apps Android no Windows 10, por um subsistema baseado em Linux. Para ser capaz de fazer isso, o usuário precisará primeiro ativar o Modo de Desenvolvedor nas Configurações.
Mas, calma, a iniciativa não funcionaria com todas as ferramentas. Aplicativos que exigem os Serviços do Google, como o Gmail e o YouTube, não deverão funcionar no sistema para PCs.
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre a novidade, mas esta poderá ser uma boa para quem usa um notebook com interface ARM ou X do Windows, por exemplo.
O presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso um projeto de privatização dos Correios. Só que, além da venda da estatal, a proposta ainda definia algumas ideias que ainda vão gerar muita discussão. Uma delas exige o cumprimento de metas de universalização e de qualidade dos serviços postais. A lei ainda coloca a Anatel, agência voltada a telecomunicações, como reguladora desse mercado.
A ideia pareceu bastante vaga e recebeu críticas da própria Associação dos Profissionais dos Correios. Os funcionários defendem que antes sejam feitas outras etapas mais importantes, como a finalização do estudo do BNDES e a realização de audiências públicas.
Um outro impasse está na dependência de uma regulamentação em um trecho da Constituição, que prevê a venda de estatais apenas com a autorização do Congresso. Mesmo que o governo federal tenha em mente que a privatização aconteça em 2022, esta é uma novela que parece estar longe de acabar.
O primeiro satélite totalmente feito no Brasil finalmente foi enviado ao espaço. O Amazônia-1 partiu no último final de semana de um Centro de Lançamento na Índia, acompanhado de outros dois satélites americanos. A criação nacional demorou oito anos para ficar pronta e teve desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O principal objetivo será monitorar os desmatamentos na região da Amazônia e começará a captar as imagens já nesta semana, após estabilizar a sua rota em órbita. Os dados serão enviados para três bases no Brasil. Elas estão localizadas em cidades dos estados de Mato Grosso, Maranhão e São Paulo.
Chegamos ao principal assunto da semana. O Redmi Note 10 teve mais informações sobre suas câmeras confirmadas pelo próprio vice-presidente global da Xiaomi. O executivo declarou que a família de novos celulares terá quatro câmeras traseiras, com destaque para a presença de uma lente macro de 5 megapixels.
Ainda há uma expectativa de que o sensor principal dos modelos da linha tenha 108 megapixels, fabricado pela Samsung. O aparelho base da série vai trazer também tela AMOLED, carregamento rápido de 33 Watts e plataforma Snapdragon 678, como já foi confirmado por uma imagem oficial.
Mas todas as dúvidas mesmo somente serão tiradas nos próximos dias, quando a nova família Redmi Note 10 será revelada ao público. O anúncio está marcado para esta quinta-feira, dia 4 de março. E todos os detalhes da apresentação, você terá lá no nosso site.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários