
Economia e mercado 10 Jan
17 de janeiro de 2025 23
Atualização (17/01/2025) - YB
Mesmo com tantos esforços de defesa, público ativo do aplicativo e até mesmo com o futuro presidente dos EUA clamando por tempo, a Suprema Corte dos Estados Unidos optou por manter a lei que determina o bloqueio do TikTok no país, que por sua vez tem até o dia 19 para conseguir vender suas operações nos EUA ou será suspenso.
Contudo, a rede social ainda pode ter uma chance de se salvar sem precisar abrir mão de suas operações no país ao vender para outras empresas, pois foi anunciado hoje (17/01) pela Casa Branca que a implementação da lei será de responsabilidade de Donald Trump.
Trump, que assumirá o cargo de presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20/01), está interessado em impedir que a rede social seja definitivamente banida dos EUA e chegou até mesmo a pedir mais tempo para a Suprema Corte com o intuito de resolver o problema da sua própria maneira.
Em entrevista aos repórteres em Washington, Joe Biden, que ainda segue como presidente, confirmou que a decisão sobre o tema ficará a cargo do futuro novo presidente. Trump, logo após a decisão da Suprema Corte, chegou a comentar, mas sem detalhes, sobre o que fará:
Minha decisão sobre o TikTok será tomada em um futuro não muito distante, mas preciso de tempo para rever a situação. Fiquem ligados!
Para chegar em seu objetivo de impedir que o aplicativo deixe de funcionar no país, Trump deve assinar uma ordem executiva que suspende o banimento da plataforma chinesa por um prazo de 60 a 90 diuas, que podem ser tempo suficiente para o futuro presidente conseguir uma solução como promete.
Em um vídeo publicado na rede social, Shou Zi Chew, o CEO do TikTok, agradeceu os esforços e comprometimento de Trump para encontrar uma solução justa.
Estamos gratos e satisfeitos por termos o apoio de um presidente que realmente entende nossa plataforma, alguém que usou o TikTok para expressar seus próprios pensamentos e perspectivas, conectando-se com o mundo e gerando mais de 60 bilhões de visualizações de seu conteúdo no processo.
Vale ressaltar que o aplicativo não sumirá dos smartphones inicialmente, mas não poderá ser baixado via Play Store e App Store, segundo a agência Associated Press. O download de atualizações também não será possível, tendo em vista então que o aplicativo pode, em algum momento, apresentar problemas por causa disso.
E aí, o que acha que acontecerá em breve para o problema do TikTok nos EUA ser resolvido? Veja mais novidades da plataforma aqui.
Texto original - 16/01/2025
Diante da falta de opções, o TikTok se prepara para encerrar o seu aplicativo nos Estados Unidos no próximo domingo (19). Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, a rede social já tem encaminhado um informe aos seus funcionários norte-americanos.
No entanto, há uma brecha na lei aprovada pelo Congresso dos EUA que ainda pode manter a rede social em funcionamento por mais alguns dias. Isso porque Apple e o Google seriam obrigados a remover o aplicativo das suas lojas, mas o texto não obriga as operadoras a bloquearem o acesso.
Assim, usuários que tem a rede social instalada no seu smartphone teoricamente ainda poderiam usar a plataforma até ela "travar" por falta de updates.
Com a informação de que o TikTok será "desligado" no domingo, muitos usuários tem postado vídeos de revolta na própria rede social, enquanto outros criadores de conteúdo ensaiam um movimento de boicote as redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e Threads).
Todos nós precisamos excluir nossas contas do Facebook, X e Instagram no mesmo dia - disse um usuário.
Com essa agitação cada vez maior dos jovens que usam o TikTok, o governo de Donald Trump está estudando medidas para "salvar a rede social".
Uma das opções é emitir uma ordem executiva no dia da posse (20). Um membro do comitê de transição disse:
Os americanos não devem esperar ver o TikTok repentinamente banido no domingo.
A aproximação de Trump com o TikTok também está sendo relatada pelo New York Times, que revelou que o CEO da rede social foi convidado para participar da posse do novo presidente e deve "sentar-se em uma cadeira que tem posição de honra".
Por enquanto, a nova gestão não indica como deve manter a rede social no ar, mas o conselheiro de segurança nacional de Trump, Mike Waltz, disse:
O TikTok em si é uma plataforma fantástica. Vamos encontrar uma maneira de preservá-lo, mas protegendo os dados das pessoas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários