LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conheça WASP-76B: o planeta apocalíptico com tempestades de ferro derretido

17 de março de 2020 9

Diversas descobertas espaciais nos impressionam cada vez mais. A NASA já anunciou diversas coisas incríveis como novas teorias sobre formação de planetas, planetas com densidade incrível como algodão e até que antigos lagos de Marte já foram semelhantes aos oceanos da Terra. A descoberta de hoje é um planeta onde chove ferro líquido, já imaginou?

O planeta chamado WASP-76B foi descoberto em 2013 e tem um cenário totalmente apocalíptico, ainda mais quando chove. Embora seja muito interessante, ele não está relativamente perto de nós, o corpo celeste está localizado entre 390 a 640 anos-luz da Terra.

O fato de ferro líquido cair do céu como se fosse água em WASP-76B tem uma causa bastante simples: uma estrela que ele orbita de forma semelhante à nossa Lua, num movimento de translação muito lento, quase imperceptível.

Representação artística de como são as tempestades em WASP-76B

Para entender melhor como isso influencia o planeta, isso faz com que um dos lados dele viva sempre num "inferno de verão eterno", enquanto o outro lado fica na parte mais fria. Essa diferença de temperaturas cria tempestades com ventos de até 18 mil quilômetros por hora nesse enorme corpo celeste que tem aproximadamente o tamanho de Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar.

Júpiter

A translação extremamente lenta é a causa das chuvas, pois o lado banhado pela estrela é o responsável por criar as nuvens, enquanto que o lado da escuridão é onde elas "caem" numa condensação ainda em temperaturas incrivelmente altas, o que mantém o ferro em estado líquido. No futuro, WASP-76B deve se chocar com a estrela ou sua atmosfera deve deixar de exitir após ser destruída pela proximidade, restando apenas um núcleo rochoso e quente.


9

Comentários

Conheça WASP-76B: o planeta apocalíptico com tempestades de ferro derretido
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista