LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo codec de vídeo H.266/VVC é lançado com foco em altas resoluções e maior eficiência

06 de julho de 2020 17

Conforme novos avanços tecnológicos são desenvolvidos, os smartphones ficam cada vez mais poderosos. As câmeras dos dispositivos móveis são um grande exemplo: o que antes era tido como um substituto já é tido como uma opção válida para gravações de vídeo de qualidade. Hoje, aparelhos como o Galaxy S20 Ultra já são capazes até mesmo de produzir conteúdo em 8K.

É claro que tamanha qualidade vem com um alto preço, sendo o tamanho dos arquivos o maior problema. Um minuto de vídeo na alta resolução gera nada menos que 600MB de dados. Mesmo com uso do codec H.265/HEVC, responsável por gerenciar os dados para reduzir o espaço ocupado, as gravações ainda consomem muito do armazenamento.

Com o novo codec, gravações em altas resoluções ocuparão metade do espaço consumido atualmente.

E pensando nisso, o Instituto Fraunhofer Heinrich Hertz anunciou nesta semana o novo H.266/Versatile Video Coding (VVC), focado em manter a alta qualidade enquanto reduz consideravelmente o tamanho dos arquivos. A promessa é que as gravações terão seu consumo reduzido pela metade. Assim sendo, os mesmos 600MB se tornariam 300MB, reduzindo drasticamente a necessidade por mais armazenamento.

Apesar de ser útil para todas as marcas de smartphones, os iPhones da Apple devem ser os maiores beneficiados, ao menos em um primeiro momento. Os aparelhos da Maçã são os únicos que já obrigam seus usuários a utilizar o H.265/HEVC para gravações em 4K 60FPS, e devemos ver a companhia seguir a mesma estratégia com o novo codec.

Entretanto, ainda é cedo para empolgação, considerando que o próprio H.265 ainda não é amplamente utilizado, mesmo tendo sido lançado em 2013. Dessa forma, é possível que vejamos o H.266 seguir os passos de seu antecessor. Nos resta aguardar para vermos se as empresas se empenharão para adotar a novidade.


17

Comentários

Novo codec de vídeo H.266/VVC é lançado com foco em altas resoluções e maior eficiência
  • O H264/AVC foi lançado em 2003, mas na época estávamos vivendo a "era do DVD", e esse codec passou despercebido da massa. Em 2013, 10 anos depois, esse codec já era utilizado, mas ainda em pequena escala, porque a maioria dos filmes/séries/animes e gravações em geral eram feitas/disponibilizadas na web em .AVI/DVIX/XVID (sim, nessa época tinha muito conteúdo nesse codec, mas nada comparado ao .AVI/DIVX/XVID). Só para relembrar, nesse mesmo ano o top de linha da Samsung era o Galaxy S4, capaz de gravar em 1080P@30 (um ano depois viria o Snapdragon 800/801 com suporte a 4K@30/H264) e nesse mesmo ano foi lançado o PS4 (das coisas mais relevantes do mundo da tecnologia que aconteceram nesse ano que eu lembro).

    Ainda em 2013 foi lançado o codec H265/HEVC, cujo primeiro suporte comercial que eu tenho notícia foi o Iris Pro 6200, utilizado pelo I7 Broadwell, em 2015. Em 2016, foi a vez de chegar no mundo mobile pelo Exynos 8890 do Galaxy S7 (sim, ele tem suporte, ele é capaz de gravar em 4K@60/HEVC, ainda que não saia de fábrica com esse recurso).
    Em 2017 o iPhone X é lançado com essa feature, e também no mesmo ano, o Galaxy S8, com o Exynos 8895, capaz de gravar 4K@120/HEVC (embora a câmera não ofereça suporte a 120FPS em 4K) e em 2018 o Snapdragon 845 amplia o acesso a esse recurso no mundo android.

    O interessante é que o codec AVC passou pouco menos de 10 anos na "escuridão", onde começou a ser utilizado mais ou menos 10 anos atrás. O HEVC, de 2013 até hoje não tem uma utilização expressiva por parte da população, ainda hoje o AVC é utilizado pela maioria (incluindo no segmento de filmadoras, apenas alguns poucos modelos como a panasonic ag-cx10/hc-x2000/hc-x1500 gravam em HEVC). O esperado é que cada vez mais dispositivos sejam apresentados com suporte ao H265, e este seja efetivamente utilizado por todos os usuários (assim como o H264 ainda é utilizado hoje) no período de dez anos que fica compreendido entre 2020-2030, sendo que em 2030 (claro que pode ser antes) migraremos para o H266/VVC, enquanto que nesse tempo já estaremos ouvindo rumores sobre seu substituto, o H267.

    Mesmo hoje temos vários dispositivos capazes de gravar em HEVC, e a utilização deste codec se justifica no momeno que queremos desfrutar das principais novidades desse mundo de fotografia/videografia, diferentes padrões HDR como DolbyVision 12-bit, novos padrões de cor como rec.2020 e rec.2100, chroma sampling 4:2:2 e 4:4:4, altas taxas de quadro por segundo como @120, @240, @480 e @960, altos bitrates como 400MBPS ou mais, e tudo isso num pacote só, sem ocupar tanto espaço como seria necessário no AVC, embora tenha o preço do alto poder de processamento para codificar/decodificar, exigindo workstations de altíssima performance

    https://www.clubedohardware.com.br/a...adwell-r36438/

    https://www.tvtechnology.com/news/h-...65-on-the-rise

      • iNTERESSANTE

          • Não usa por um motivo...royalties.

              • Se por um lado diminui consideravelmente o tamanho, por outro aumenta e muito o processamento (e também o gasto de energia). Para PCs é de boa, mas para celulares...
                O correto é só adotarem quando já tiver módulo dedicado para processar esses vídeos mais comprimidos.

                • 2027. Aff

                  • https://twitter.com/jimmyispromo/status/1280293259613478914?s=19

                    Note 20 ultra

                      • h265 é bom mas realmente ninguém usa o h264 continua sendo o padrão infelizmente.

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista