LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: cientistas brasileiros da UFRJ descobrem nova linhagem do Sars-Cov2

23 de dezembro de 2020 2

Cientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do LNCC (Laboratório Nacional de Ciência da Computação) coordenaram pesquisa que identificou uma nova linhagem do Sars-Cov2 em amostras de pacientes do Rio de Janeiro, que tem como característica a presença de cinco mutações.

Essa nova linhagem teve como origem a B.1.1.28 e a pesquisa ainda não foi publicada em nenhuma revista científica. No momento, o estudo está em avaliação no medRvix, que concentra estudos que ainda carecem de revisão.

O estudo não é conclusivo sobre a nova linhagem ser mais agressiva ou contagiosa que as variantes anteriores, e também não há indícios que a nova cepa ofereça algum tipo de resistência às vacinas da covid-19. E isso não é motivo para pânico extra, segundo os cientistas envolvidos no estudo, já que vírus estão naturalmente sujeitos a mutações.

Não temos evidências de que essa mutação represente um perigo maior. Mas ela mostra que o coronavírus circula com intensidade no estado, que as medidas de distanciamento social e a vigilância são fundamentais"

Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do LNCC


Foram sequenciados 180 novos genomas virais, que foram obtidos em diferentes municípios do Rio de Janeiro entre abril e novembro de 2020. A nova linhagem surgiu em julho e foi detectada em outubro. O Rio de Janeiro tem atualmente 411.369 casos de Covid-19 e 24.594 mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

A identificação dessa linhagem mostra que devemos intensificar a testagem e a vigilância genética. A descoberta também evidencia a importância das medidas de distanciamento social e o uso de máscara".

Amilcar Tanuri, um dos cientistas envolvidos no estudo, em entrevista ao jornal O Globo.

Casos de mutação do vírus já foram identificados na África do Sul e no Reino Unido, que levaram o premiê britânico Boris Johnson a confinar novamente Londres e o sudeste da Inglaterra. Segundo o primeiro ministro, a variante atual é até 70% mais contagiosa que a cepa anterior, e isso levou a países europeus como Holanda, Bélgica e Itália a suspenderem voos vindos do Reino Unido. Especialistas dos EUA já afirmaram considerar a possibilidade de essa variante estar circulando no país.


2

Comentários

Coronavírus: cientistas brasileiros da UFRJ descobrem nova linhagem do Sars-Cov2
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2