LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Z Fold 3 pode oferecer medição de pressão arterial, revela patente

26 de abril de 2021 12

Atualização (26/04/21) - JB

O Galaxy Z Fold 3 será a próxima grande aposta da Samsung no mercado de celulares dobráveis. Esse aparelho deve trazer cinco câmeras e uma série de melhorias em relação aos seus antecessores.

Nesta semana, o pessoal do LetsGoDigital descobriu mais um detalhe importante que pode estar presente no próximo smartphone dobrável da Samsung. Isso porque uma patente registrada pela gigante sul-coreana mostra o uso do dispositivo para medir a pressão arterial do usuário.

A tecnologia é um tanto nova, sendo que ela usa o design do smartphone para que dois sensores alocados sob o display possam fazer a leitura da pressão. Para isso, o usuário só precisa colocar seu dedo entre as duas partes do display. Veja na ilustração abaixo:


Ao fechar completamente o smartphone, o usuário poderá ver o resultado na tela externa do dispositivo, sendo que o software ainda pode dar orientações para uma aferição mais precisa. A patente ainda explica que outros dados poderão ser fornecidos pelo recurso:

  • Pressão arterial: método oscilométrico para medir as mudanças de pressão na artéria.
  • Idade vascular: a condição de sua artéria carótida. Também pode fornecer informações sobre o seu nível de colesterol.
  • Forma de onda da pressão aórtica: ficar sentado por muito tempo também pode afetar negativamente a saúde vascular.
  • Rigidez arterial: ou rigidez da parede arterial. O endurecimento das artérias faz com que o coração bombeie com mais força.
  • Complacência vascular: o grau em que um órgão cede quando é aplicada força.
  • Índice de estresse: em que medida você sofre de estresse físico ou mental.
  • Nível de fadiga: esse valor pode estar relacionado ao seu índice de estresse.

Para que os dados acima sejam precisos, a Samsung deve solicitar ao usuário a sua idade, sexo, peso e altura para calcular o IMC. O celular também pode usar informações como a temperatura ambiental para fornecer uma medição precisa.

Por enquanto, a Samsung não comenta o assunto. Assim, há chances dessa ideia simplesmente ser abandonada pela fabricante.

Atualização (23/04/2021) por LL

O Galaxy Z Fold 3 continua sendo alvo de diversos vazamentos pela Internet. Depois das informações sobre a tela do novo smartphone dobrável da Samsung, além dos rumores a respeito do chipset — com a possibilidade de ser um novo modelo produzido com a AMD ou o poderoso Qualcomm Snapdragon 888 —, chegou a vez das especificações das câmeras do celular.

De acordo com o leaker Tron no Twitter, o Galaxy Z Fold 3 deve contar com cinco sensores. Um seria incluído no exterior, como parte da exibição do display. O segundo ficaria no interior, no display principal. Os três restantes estariam localizados na parte de trás.

Uma câmera de 10 megapixels, provavelmente o sensor IMX374 da Sony, pode ser a câmera do display da "capa" do telefone, na parte frontal. Outro sensor, este de 16 megapixels — IMX298 da Sony — deve ser utilizado como câmera frontal, na parte do visor principal, quando o dispositivo estiver desdobrado.

Na traseira, o smartphone dobrável deve ter três câmeras de 12 megapixels. O leaker, no entanto, não revelou quais sensores a Samsung utilizará, mas é possível que tanto as unidades principais quanto as secundárias sejam copiadas do recém-chegado Galaxy S21.

Um alívio para aqueles que se decepcionaram com os rumores de que o Samsung Galaxy Z Fold 3 seria equipado com o chipset Exynos — novas informações cedidas pelo respeitado leaker Ice Universe sugerem que o smartphone dobrável da sul-coreana será lançado com o processador flagship da Qualcomm, o Snapdragon 888.

Frente às especulações de que custará o equivalente ao seu antecessor, era de se esperar que a terceira geração do dobrável fosse equipada com hardware semelhante. Contudo, é possível que o aparelho seja mais leve, pesando 269 gramas (contra 282 gramas do Galaxy Z Fold 2)

Com suporte à S Pen, o novo smartphone deve ser lançado em julho.

De acordo com o leaker Tron, o aparelho também poderá contar com uma espessura menor devido à sua bateria menos robusta de 4.265 mAh (contra 4.500 mAh do Galaxy Z Fold original), além de um display reduzido para 5,4 polegadas, 13% menor em relação ao antecessor.

Apesar de parecer uma versão involuída da primeira geração, o novo Galaxy Z Fold 3 deverá ser à prova d'água com certificação IP, apaziguando os problemas que o smartphone enfrentava em seus primórdios, bem como uma tela LTPO fluida atualizando a 120 Hz. Outro fator que contribui para um design mais leve é a implementação da moldura resistente Armor Frame, recentemente patenteada pela Samsung, que deverá conferir maior resistência ao corpo do aparelho.

Espera-se que o smartphone obtenha suporte à S Pen apesar de, aparentemente, não contar com um slot para o armazenamento da stylus. Ao lado do Galaxy Z Flip 3, os novos aparelhos devem ser apresentados em julho com aprimoramentos de resistência e usabilidade, visto que o Ultra Thin Glass (UTG) poderá se tornar uma realidade na nova geração.

Atualização (16/04/2021) por LL

Aos poucos, o quebra-cabeça do Galaxy Z Fold 3 está sendo montado. Informações sobre a tela do smartphone e suposta resistência a respingos d'água já haviam sido divulgadas. Agora, o bastante conhecido leaker "Ice universe" divulgou no Twitter uma charada sobre o chipset que irá compor o próximo dobrável da Samsung.

O leaker diz que os detalhes sobre o processador do novo celular são ultra-secretos, o que não condiz com a possibilidade do escolhido ser um poderoso Snapdragon 888 ou Exynos 2100. Dessa forma, abre-se o espaço para pensar que o Galaxy Z Fold 3 deve contar com o chip que a Samsung está desenvolvendo com a AMD.

Vale lembrar que o chipset Exynos acompanhado de uma GPU AMD Radeon teve período de lançamento vazado pelo mesmo leaker em fevereiro deste ano. Parece que o processador será oficializado em junho de 2021.

Um novo vazamento surgiu nessa semana para revelar alguns supostos detalhes sobre a característica das telas do novo Galaxy Z Fold 3. De acordo com uma publicação no Twitter, o próximo dobrável da Samsung chegará com algumas características do display diferentes em relação ao seu sucessor.

O leaker sugere que o Galaxy Z Fold 3 contará com uma tela secundária – ou seja, seu display “externo” – de 5,4 polegadas – consideravelmente menor do que as 6,23 polegadas do Galaxy Z Fold 2. Em contrapartida, o display principal, que é exibido quando o aparelho é aberto, será ligeiramente maior: partirá de 7,6 polegadas no smartphone de 2020 para 7,7 polegadas no próximo foldable sul-coreano.

Fora as mudanças no tamanho da tela, os vazamentos indicam que alguns aspectos serão mantidos entre as duas gerações. O Galaxy Z Fold 3 chegará, por exemplo, com a mesma proporção de tela de 25:9 no display principal, assim como a resolução de 2.260 x 816 pixels do Galaxy Z Fold 2 será mantida no próximo dobrável.

Essa diferença entre o tamanho reduzido no display secundário e pouco maior no principal gera um pouco de curiosidade, por enquanto. Até então, não há informações sobre como a Samsung irá fazer a construção da tela, mas é possível que o aparelho adote um design com duas dobras, como sugere outro rumor recente.

Vale lembrar que, há algumas semanas, outras informações começaram a circular sobre o top de linha da Samsung e os rumores apontam que a sul-coreana pode trabalhar em uma outra solução para proteção do dispositivo contra respingos d’água, sem certificação IP.

Texto original (16/03/2021)

Os celulares com tela dobrável parecem ter vindo mesmo para ficar, mas essa tecnologia inovadora ainda tem muito o que melhorar.

Atualmente, temos muitos smartphones com resistência à poeira e até submersão na água, mas esse não é o caso das telas dobráveis, ao menos por enquanto.

Um insider revelou recentemente que a Samsung está estudando uma forma de implementar uma tela resistente a respingos de água no novo Galaxy Z Fold 3. A tela não terá grau de proteção (IP), mas certamente é um avanço promissor.

Até o momento, os detalhes sobre o novo aparelho são escassos ou rumores, mas era esperado que as fabricantes queiram colocar telas mais resistentes nesses dispositivos, a fim de lhes dar mais valor e durabilidade.

O mesmo insider também revelou que os smartwatch Galaxy Watch 4/Active 4 nas mesmas opções de cor que o Galaxy Z, mas não está claro se a fonte está se referindo ao Galaxy Z Fold 3 ou ao próximo Z Flip da linha.

Você já aderiu à nova moda de celulares dobráveis? O que está achando?


12

Comentários

Galaxy Z Fold 3 pode oferecer medição de pressão arterial, revela patente
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020