LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sai em 2022? Supostas especificações técnicas do PS5 VR vazam na internet e indicam melhorias

04 de agosto de 2021 3

Atualização (04/08/2021) - GS

A Sony tem se mantido em silêncio sobre a aguardada nova versão do PlayStation VR. Desde que revelou os novos controles do dispositivo, a gigante japonesa não nos deu nenhuma outra novidade sobre eles.

Com rumores indicando que o lançamento pode acontecer no natal de 2022, supostas informações técnicas do novo VR começaram a circular na internet esta semana, indicando grandes melhorias em relação à versão anterior do aparelho.

Segundo o canal do YouTube ‘PSVR Without Parole’, as informações vieram de uma suposta apresentação da Sony para investidores.

Segundo os rumores, o nome oficial do dispositivo não foi confirmado, com o aparelho sendo tratado apenas como “NGVR” ou “Realidade Virtual de Próxima Geração”. Veja as especificações reveladas pelo vídeo:

  • Telas OLED com resolução de 2000×2040 por olho.
  • Suporte a HDR.
  • Campo de visão de até 110 graus.
  • Escala de resolução que acompanha rastreamento da visão.
  • Feedback Tátil incluso para diminuir enjoos e aumentar imersão.
  • Novo controle virá junto ao headset.
  • Analógicos do controle terão sensores capacitivos, que irá mapear a mão do jogador. Também terão feedback tátil e gatilhos adaptáveis.
  • A Sony quer entregar jogos com qualidade AAA, que podem ser jogados tanto numa TV, quanto no headset. Sem mais “experiências VR”.
  • Não foi mencionada a retrocompatibilidade com jogos do primeiro PSVR.
  • Não foi dada uma data de lançamento ou mostrado o headset. Entretanto, uma revelação completa acontecerá no início de 2022.

Como podemos ver, as especificações acima condizem com rumores revelados anteriormente, incluindo resolução 4K e feedback tátil nos óculos, contudo, teremos de aguardar uma confirmação oficial da Sony.

Atualização (16/06/2021) - GS

Desde que a Sony oficializou a nova geração do VR no PlayStation — inclusive revelando os controles do novo dispositivo —, os fãs mal podem esperar por mais informações, incluindo a data de lançamento.

Enquanto alguns rumores afirmam que a grande novidade dos novos óculos será a renderização em 4K, parece que o dispositivo trará melhorias em sua construção também, tal como um painel OLED da Samsung.

Segundo uma matéria feita pela Bloomberg, o novo PlayStation VR deve ser lançado por volta do natal de 2022, o que daria mais tempo para novos usuários do PS5 se estabelecerem. Embora o console esteja com uma alta taxa de vendas, a falta de unidades disponíveis no mercado faz com que muitos consumidores ainda tenham que esperar para entrar na nova geração.

Por enquanto, não sabemos muito, além disso. Nos próximos meses, é provável que a Sony finalmente divulgue novos detalhes oficiais de seu novo VR, conforme nos aproximamos do lançamento, bem como os primeiros jogos que acompanharão o novo dispositivo. A primeira versão do hardware foi um sucesso, principalmente se comparada aos números gerados por outras soluções semelhantes e é fácil imaginar que o PSVR 2 poderia se tornar o mais vendido de sua geração.

Você está ansioso pelo novo VR do PlayStation?

Atualização (11/05/2021) - Por GS

A Sony tem mantido o novo sistema VR do PS5 em mistério quase absoluto. Embora os detalhes iniciais do sistema e até mesmo os novos controles em formato de luva já tenham sido revelados, ainda não sabemos se os óculos sofrerão mudanças e quais inovações tecnológicas eles trarão.

Segundo um recente post do site UploadVR, o novo sistema VR contará com resolução 4000×2040 pixels (2000×2040 por olho), contando com um canal de separação e ajuste das lentes, além de um sistema de rastreamento de olhar capaz de otimizar a renderização.

O rumor também afirma que um motor no headset pode ser usado pelos desenvolvedores para oferecer o sistema de feedback háptico direto.

A resolução dos novos óculos da Sony parece ser levemente menor que o líder de mercado HP Reverb G2, mas melhor que a do Oculus Quest 2. A resolução deve suportar cerca de 8,16 milhões de pixels totais. O novo headset VR irá usar uma conexão USB Tipo-C entre o console e os óculos.

O novo dispositivo também deve usar câmeras integradas para rastrear a posição dos controles, dando mais liberdade de movimento para os jogadores.

As novas melhorias devem aumentar significativamente o realismo e a precisão dos jogos em VR, já que o rastreio do olhar permite um melhor posicionamento de objetos nos jogos, bem como deixar algumas partes do cenário com maior resolução.

Ainda não ficou claro como o feedback háptico irá funcionar no headset, já que pode ser bem incômodo ter algo vibrando em sua cabeça constantemente, mas caso o rumor se confirme, novos detalhes devem ser divulgados em breve.

Texto original - 18/03/2021

Há cerca de um mês, a Sony divulgou as primeiras informações sobre seu novo sistema VR, que acompanhará os jogos do PS5. Agora, a empresa liberou imagens e as funções dos controladores para realidade virtual, que são bem diferentes dos que a gente estava acostumado a ver na geração anterior.

Seguindo a mesma linha do novo DualSense, os controladores VR buscam aumentar a imersão dos jogadores, que além de entrar nessa realidade virtual, também experimentarão sensações na palma de suas mãos ao jogar.

O novo design

De acordo com a própria PlayStation, o novo controle possui um design em formato de "orb", que se assemelha a uma luva que se encaixa nas mãos do jogador.

O novo controle foi desenvolvido para a melhor ergonomia e usabilidade.

Funções inéditas

Como dissemos acima, o foco do novo sistema VR é passar ao jogador sensações enquanto joga. Com isso, os novos controladores vêm acompanhados de diversas funções especiais.

  • Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se você já jogou no PS5, estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível.
  • Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, tão essenciais para VR.
  • Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.
  • Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR através de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle.
  • Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.
Foto: Reprodução

A Sony afirma que os protótipos dos novos kits VR serão enviados em breve aos desenvolvedores, o que significa que ainda vai levar um tempo para ver esse equipamento em ação.

O que achou dos novos controles? Pretende adquirir o sistema VR do PS5?


3

Comentários

Sai em 2022? Supostas especificações técnicas do PS5 VR vazam na internet e indicam melhorias
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista