LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: nova variante parecida com a africana é encontrada em Sorocaba (SP)

31 de março de 2021 6

Durante a coletiva do governo de São Paulo, no começo da tarde desta quarta-feira (31), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, contou que uma nova variante do coronavírus foi encontrada em uma paciente da cidade de Sorocaba, no interior paulista.

De acordo com Dimas, existe uma semelhança grande com a da África do Sul. No entanto, não está descartada a possibilidade de ser uma nova mutação, a qual não tenha se originado no continente africano.

Já o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, Paulo Menezes, acrescentou que esta não seria uma nova variante, mas sim que é nova no Brasil – até o momento, não haviam encontrado nenhum caso com esta mutação em todo o país.

A paciente é uma mulher de 34 anos, a qual teve apenas sintomas leves da doença e já evolui bem para uma cura. Além disso, não existe qualquer histórico de viagem recente ou contato com pessoas que tenham ido ao país africano há pouco tempo.

A partir de agora, será necessário aguardar o decorrer das avaliações em andamento pelos cientistas, para que as medidas sejam tomadas conforme as descobertas da área médica no futuro.

“Se for apenas um caso, as medidas são as que estão em andamento. Fora isso, o acompanhamento genômico de outros locais, o sequenciamento, para a observação do surgimento dessas variantes.”


Dimas Covas

Diretor do Instituto Butantan

Variante africana

Conhecida como B.1.351, a cepa encontrada na África do Sul é uma das consideradas sob atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela teria como principais características a capacidade de despistar o sistema imunológico do indivíduo, desta maneira dificultaria o combate em uma infecção.

Outro ponto a se considerar é que a vacina de Oxford teve sua aplicação paralisada no local, devido à constatação de que a atuação não era suficiente para evitar a disseminação dessa variante no país.

Você pode conferir os detalhes sobre cepas, mutações e variantes do coronavírus na coluna Detetive TC dedicada ao assunto, por meio deste link.

Qual é a sua opinião sobre esta nova mutação do coronavírus encontrada no interior de São Paulo? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


6

Comentários

Coronavírus: nova variante parecida com a africana é encontrada em Sorocaba (SP)
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020