LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Superlua "rosa": imagens incríveis do fenômeno são capturadas pela Estação Espacial

29 de abril de 2021 2

Atualização - 29/04/2021 - por EB

A Lua ganhou um destaque especial na noite da última terça-feira (27) com o fenômeno da Superlua "rosa" que chamou atenção de muitas pessoas onde o satélite natural apresentou um brilho espetacular. Confira agora as fotos incríveis capturadas pelos astronautas da Estação Espacial Internacional que tiveram um ângulo mais do que especial deste fenômeno astronômico.

As novas imagens capturadas pela ISS foram compartilhadas na conta oficial do Twitter da Estação Espacial e mostram como a Lua apresentou um brilho muito maior na madrugada de segunda para terça-feira desta semana, onde o ápice da Superlua foi registrado às 00:33h.

Imagens: Estação Espacial Internacional

As imagens já são incríveis, mas se você notar, a segunda acima tem um diferencial muito especial: ela foi capturada no lado noturno da Terra, dando ainda mais destaque para o satélite, que apresentou um brilho chamado de airglow. O céu está repleto de estrelas, o que completou a "paisagem" celeste de forma fantástica.

Imagens: Estação Espacial Internacional

Como você pode notar, a lua não ganha uma tonalidade diferenciada, o fenômeno ganhou o nome de "superlua rosa" por conta da flor Phlox Subulata, que é rosa e floresce nesta época do ano nos EUA, onde indígenas batizaram esta aparição especial do satélite natural com este nome.

Se você perdeu esta oportunidade de fotografar a lua em todo o seu esplendor, saiba que haverá mais uma oportunidade em 26 de maio de 2021, onde ela vai atingir seu ápice de brilho e tamanho novamente, parecendo até 15% maior e 30% mais brilhante que o normal.

Já se você quiser ver mais imagens da lua, saiba que a NASA tem uma galeria oficial no Flickr que pode ser acessada pelo link abaixo:

  • Moon por NASA no Flickr - acessar

Matéria original - 26/04/2021

Primeira superlua 'rosa' de 2021 acontece nesta terça-feira; saiba mais

A Lua ainda é um dos grandes focos de estudos e eventos espaciais incríveis. Recentemente China e Rússia anunciaram a criação de uma nova estação de pesquisa no satélite natural e uma startup pretende iniciar corridas em solo lunar ainda este ano.

Mais um belo fenômeno lunar ocorrerá hoje: a primeira “superlua” de 2021, chamada de Superlua Rosa em certas tradições. O satélite natural estará em seu perigeu, isto é, no ponto máximo de aproximação com a Terra.

Um alinhamento triplo ocorrerá: de um lado da Terra, o Sol; do lado oposto, a Lua, mais próxima de nós. Isso fará com que ela pareça mais brilhante e maior; um crescimento aparente de 15% a 30% em comparação com o tamanho normal.

Superlua rosa vista no Reino Unido, em 08/04/2020, em comparação com um prédio Foto: Anthony Devlin/Getty Images

O fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil e do mundo. O melhor horário para apreciar a superlua é no início do anoitecer, por volta das 18h, pois o satélite pode mostrar diferentes tonalidades ao longo da noite. Quanto mais ao leste, mais cedo a Lua ficará visível.

O horário exato para a visualização da Lua em sua cidade pode ser consultado em apps ou sites de observação astronômica, como o Heavens Above. Também é possível checar a hora do pôr-do-sol no Google. O ápice do fenômeno, segundo especialistas, será às 0h33 desta terça-feira.

A superlua pode ocorrer em qualquer uma das fases, mas se coincide com a Lua cheia, temos a impressão de visualizar o satélite natural muito maior do que o normal.

Apesar do nome, é praticamente impossível para o olho humano diferenciar uma Lua cheia “comum” de uma “superlua”. E durante o fenômeno de hoje o satélite não terá nenhuma cor especial.

A Lua cheia de abril é chamada de “rosa” por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no Hemisfério Norte — no Sul, iniciamos o outono. Mas isso não quer dizer que a Lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor; é somente uma metáfora

O que há de especial na superlua?

A órbita da Lua ao redor da Terra — assim como as dos planetas ao redor do Sol não é um círculo perfeito, mas sim uma elipse (um círculo um pouco achatado). Por isso, ela se afasta e se aproxima de nosso planeta durante sua movimentação pelo universo.

O ponto mais distante é chamado de apogeu; o mais próximo, perigeu. Isso não é raro, pois ocorre todos os meses. A Lua demora aproximadamente 28 dias para dar uma volta completa na Terra, passando por suas quatro fases.

Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato do perigeu é um evento mais raro. Em 2021 isso só acontecerá duas vezes, na noite desta segunda-feira (26) para a terça-feira (27) e em 26 de maio. Nesta última ocasião, o satélite estará ainda mais próximo da Terra.

Vai ver a superlua de hoje? Não deixe de tirar uma foto e contar sua experiência nos comentários!


2

Comentários

Superlua "rosa": imagens incríveis do fenômeno são capturadas pela Estação Espacial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2