LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

48 pessoas são diagnosticadas com doença cerebral misteriosa no Canadá

06 de maio de 2021 34

A origem de uma doença é capaz de indicar formas de combatê-la. Atualmente a que mais preocupa a humanidade é o coronavírus, que ainda não teve sua origem revelada, embora um relatório da OMS aponte que o Sars-CoV-2 seja originário de um animal.

Agora uma doença cerebral misteriosa está preocupando moradores da região de New Brunswick, no Canadá. A doença progressiva e fatal ainda não tem um nome definido, a sua causa é desconhecida. Saiba mais sobre ela agora.

A doença em questão causa diversos sintomas físicos como dores e atrofia muscular, agressividade, ansiedade, alucinações, gagueira, insônia, depressão e até mesmo Delusão de Capgras Transitória, que é quando o paciente acredita que alguém próximo foi substituído por um impostor.

Segundo o Dr. Alier Marrero, neurologista do Centro Hospitalar Universitário Dr. Georges-L-Dumont de Moncton, os primeiros casos da doença surgiram em 2015.

Imagem: BBC

Atualmente a região de New Brunswick acompanha 48 casos da doença que ocorreram em pessoas com idade entre 18 e 85 anos de forma uniforme entre homens e mulheres. Acredita-se que a misteriosa doença já tenha causado 6 falecimentos.

No início, os médicos imaginaram que Roger Ellis, um dos diagnosticados, estava com uma doença degenerativa chamada Creutzfeldt-Jakob (CJD). Os médicos analisaram desde doenças genéticas, autoimunes, câncer, vírus, bactérias, fungos, contaminação por metais pesados e até mesmo anticorpos anormais, mas nenhum resultado foi positivo.

Steve Ellis e seu pai, Roger. Imagem: BBC

Em entrevista à BBC, Dr. Marrero afirma que a causa da doença é desconhecida, mas há suspeitas sobre como ela possa ter surgido:

Nossa primeira ideia comum é que há um elemento tóxico adquirido no ambiente desse paciente que desencadeia as mudanças degenerativas.

Além disso, há uma variante da CJD que pode ser causada pela ingestão de carne contaminada com a doença da vaca louca e pertence a mesma categoria que outras doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Outra teoria aponta para a exposição ao ácido domoico, uma excito toxina que já causou vários casos de intoxicação alimentar em pessoas na província vizinha à Ilha de Prince Edward.

Segundo Steve, a condição de seu pai, Roger Ellis, inicialmente foi comprometida rapidamente, mas no momento ela é estável. Apesar disso, Roger agora vive em um asilo onde recebe cuidados especiais, pois não consegue realizar diversas atividades do dia-a-dia de forma independente.

Steve ainda criou um grupo de apoio no Facebook, onde pessoas com a mesma condição podem se comunicar e trocar informações para tentar esclarecer este mistério.


34

Comentários

48 pessoas são diagnosticadas com doença cerebral misteriosa no Canadá
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista