LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PS5: teste da nova versão não apresenta diferenças nas temperaturas ou taxas de fps

17 de setembro de 2021 40

Atualização (17/09/2021) - GS

A nova versão do PS5 já está entre nós e embora algumas opiniões iniciais tenham afirmado que essa versão é pior do que o console original, testes de diversos especialistas da indústria têm mostrado que elas são praticamente idênticas em termos de desempenho, com esse novo modelo chamado de CFI-1100 apresentando até mesmo alguns resultados melhores que o anterior.

Esta semana, os sites Gamers Nexus e Digital Foundry, extremamente renomados em termos de desempenhos técnicos dos jogos e consoles, publicaram sua análise sobre o modelo, onde afirmaram que a nova versão do PS5 não apresenta grandes diferenças de resfriamento em relação ao modelo anterior.

Além disso, os sites também analisaram as taxas de fps dos jogos nas duas versões e, novamente, descobriram que elas são praticamente idênticas.

Obter valores representativos é um caso de isolamento de situações repetitivas numa variedade de jogos, onde podemos ou desbloquear a taxa de frames, ou provocar quedas constantes abaixo dos 60 fps. Em teoria, este teste deve ser inteiramente supérfluo - porque o objetivo de um console é que todas as máquinas devem funcionar exatamente da mesma maneira. Dito isso, me lembrei que o PlayStation 5 tem um boost de clock e embora a sua implementação, conforme descrita pela Sony, deveria assegurar resultados consistentes de uma máquina para outra, isto nunca foi exaustivamente testado. Entretanto, alguns usuários acreditam erroneamente que o boost de clock do PS5 é semelhante ao de um PC, que faz ajuste às frequências de acordo com as temperaturas.

Ao estressar a GPU e processadores para funcionarem em altas temperaturas e em cenas com muitos elementos, as análises mostraram que o desempenho da nova versão também é o mesmo que a anterior e não apresenta quedas significativas.

Ao analisar desempenho da PS5, tanto em termos de análise do boost de clock como no teste do console funcionando em altas temperaturas, isolei áreas em Godfall, Devil May Cry 5 Special Edition, Resident Evil Village, Control e Marvel's Spider-Man: Miles Morales, onde podíamos replicar renderizações de jogo que desciam abaixo dos 60 fps.

Foram realizadas várias passagens para estabelecer a estabilidade destas cenas na mesma máquina (algumas áreas de alguns títulos variariam um pouco de passagem para passagem) e depois comparei com o modelo CFI-1100. O resultado final é que o CFI-1100 funcionou exatamente como era esperado - e para aqueles preocupados com o fato de que o boost de clock pode baixar sob temperaturas elevadas, também coloquei o novo PS5 num armário multimídia com pouco fluxo de ar, liguei o console consumindo mais de 200W durante duas horas e depois refiz as comparações, não encontrando qualquer diferença, embora o console estivesse muito quente ao toque quando o tirei do armário, além de estar realmente quente no exaustor traseiro. O PS5 vai continuar funcionando até atingir uma temperatura máxima específica e depois ele se desliga sozinho - mas com base nos meus testes, não vai ficar progressivamente mais lento da mesma forma que, digamos, um CPU ou GPU de um PC.

Com isso, desmitificam-se as informações de que a nova versão do PS5 é inferior à anterior e é comprovado que ambas possuem praticamente o mesmo desempenho.

Atualização (16/09/2021) por LL

As controvérsias sobre o resfriamento de uma nova versão do PlayStation 5, silenciosamente colocada à venda em agosto, começaram quando o YouTuber Austin Evans afirmou que um problema no dissipador causava aquecimento no console. Depois disso, uma análise do canal Hardware Busters pontuou que o resfriamento, na verdade, era melhor nessa versão.

Um novo relatório, porém, já traz uma terceira visão sobre o assunto. De acordo com os sites Gamers Nexus e Digital Foundry, não há diferenças significativas entre as versões "nova" e "antiga" da última geração do console da Sony. Muito embora o modelo mais recente realmente funcione com alguns graus a menos, a diferença de temperatura não causa impactos consideráveis.

Os testes de benchmark das versões de 2020 e 2021 do PlayStation 5 revelaram que as performances são idênticas e até mesmo quando os consoles eram deliberadamente colocados em ambientes propícios a causar superaquecimento, como em locais abafados, os resultados não mudaram, segundo relatório do GSMArena.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Acha que há alguma diferença entre os modelos de PS5?


No mês passado, o YouTuber Austin Evans foi um dos primeiros influenciadores a obter o novo PS5 (que silenciosamente foi colocado à venda em várias regiões em agosto) e criticou o dissipador de calor significativamente reduzido dessa versão revisada, que de acordo com ele, fazia com que o console esquentasse mais.

No entanto, uma análise mais aprofundada do canal do YouTube Hardware Busters, compartilhou resultados mais positivos sobre a temperatura de operação do console.

Ao contrário dos resultados de Evans, que foram obtidos medindo a temperatura das aberturas de exaustão do novo PS5, o Hardware Busters mediu a temperatura dos componentes internos do console e concluiu que, apesar de ter um dissipador de calor menor, a CPU do console realmente funciona mais fria no novo modelo .


Em seus testes, o Hardware Busters descobriu que a nova CPU do PS5 operava em significativos 11 ºC mais baixos, do que o modelo de lançamento a 40,08 ºC vs. 51,15 ºC. No entanto, a memória do novo PS5 foi considerada mais quente a 48,2 °C contra 40,88 °C.

É importante notar que, como o canal do YouTube testou apenas um novo console PS5, a variação de fabricação pode ser um fator em seus resultados, e o Hardware Busters sugere que isso provavelmente contribuiu para a vasta diferença em suas temperaturas de CPU.

Eles têm exatamente as mesmas ventoinhas, o consumo de energia é quase o mesmo, a velocidade da ventoinha também é a mesma ... a única diferença está no dissipador de calor.

É evidente agora que o dissipador de calor no novo PlayStation 5 tem um desempenho melhor ... sim, é menor e pesa 300g menos no novo modelo, mas é mais eficaz. Medi uma temperatura 11 °C mais baixa na CPU do novo modelo do PS5.

A diferença de memória… sim, era 8 ºC mais alta no novo modelo, mas o que mais importa é a temperatura do processador. O novo dissipador de calor parece estar melhor de acordo com meus dados.

O teste anterior de Austin Evans sugeriu que o novo modelo PS5 estava emitindo cerca de 3 ºC a mais de calor de suas aberturas, em relação à versão original do console. No entanto, foi notado na época que isso poderia facilmente significar que o novo modelo estava simplesmente soprando o calor de forma mais eficiente, em vez de operar componentes mais quentes.

E aí, você acha que a Sony melhorou ou piorou o PS5?

Atualização (29/08/2021) - FM

A Sony, sem alarde, apresentou uma versão revisada do PlayStation 5 com design mais leve e novo parafuso de base para as variantes com e sem leitor de mídias físicas. O modelo começou a chegar às lojas japonesas e australianas na semana passada sob um nome técnico diferente, facilitando sua distinção entre as versões originais.

O novo PS5 (CFI-1100B) pesa trezentos gramas a menos que o modelo padrão, e para isso, alguns recursos — até então desconhecidos — tiveram que ser sacrificados para trazer uma plataforma menos robusta. O youtuber Austin Evans elaborou a desmontagem do console, expondo uma desvantagem em seu novo sistema de dissipação de calor.


Comparando os modelos para mídias digitais, apesar de possuírem ventiladores idênticos, Evans observou que a nova versão do PlayStation 5 possui uma placa de resfriamento significativamente reduzida em dimensões, o que contribuiu para que sua temperatura média em testes de desempenho ficasse acima da média.

O detalhe levou a uma diferença de 3º C — 55° C no modelo novo e 52º C no modelo original. Embora não seja expressiva em primeira experiência — mesmo que em um ambiente com temperatura medida em 24º C — isso poderia causar queda de desempenho segundo o próprio entusiasta — em um console que já enfrenta problemas de superaquecimento.

Nem tudo é desvantajoso — além de ser mais leve, o ruído do ventilador na nova versão é ligeiramente menor: 42,1 dB na nova variante e 43,5 dB no PS5 original. Para aqueles que buscam uma opção mais silenciosa, o modelo recém-lançado pode ser uma boa alternativa.

Apesar das mudanças no design de dissipação de calor, a estética dos consoles é idêntica. Outras especificações parecem seguir inalteradas, como o SoC Oberon e seu processamento com arquitetura Zen 2 e GPU RDNA 2 de 10,28 TFLOPS — desempenho que, na prática, deve se provar equivalente ou inferior no modelo com liberação de calor reduzida.

Atualização (23/08/2021) - GS

Nova versão do PS5, mais leve e com parafuso da base revisado, começa a chegar às lojas

No final de julho, descobrimos que a Sony estava trabalhando em uma versão revisada do PS5 sem o leitor de mídias físicas, que deixaria o console cerca de 300 gramas mais leve, além de contar com um novo parafuso da base, que facilitaria a instalação do acessório.

Esta semana, alguns usuários australianos relataram na internet que as novas versões do console já chegaram ao mercado, confirmando as informações anteriores.

A nova versão apresenta o código de modelo CFI-1102A, enquanto a anterior era CFI-1000. Ainda não se sabe quais componentes a Sony removeu o alterou para deixar o console mais leve, mas a mudança será implementada nas versões com e sem leitor de mídias físicas.

Como podemos ver nas imagens abaixo, o novo parafuso dispensa a necessidade de uma chave de fenda para instalar a base do console, com o usuário tendo apenas que apertar o parafuso manualmente.


Mesmo com a mudança no parafuso da base, os usuários ainda precisarão de uma chave de fenda para abrir o compartimento que aloca o SSD M.2 adicional, que recentemente, foi habilitado graças a uma atualização beta no software do sistema.

O que será que a Sony mudou para deixar o console mais leve?

Texto original - 20/07/2021

O PS5 pode estar em falta nas lojas, tanto na versão com leitor de mídias físicas, quanto a versão sem leitor, no entanto, a Sony parece estar modificando o design da versão digital do console, deixando-o mais leve.

Segundo uma documentação descoberta no Japão, a Sony apresentou o manual de um novo modelo (CFI-1100B), que é 300 gramas mais leve que o anterior, além de ter um parafuso da base mais maleável.

Por enquanto ainda não está claro se a nova versão apresenta outras mudanças, já que no lado de fora, ela parece idêntica à anterior.

A fabricante frequentemente revisa seu processo de fabricação ao longo da geração, como uma forma de maximizar a eficiência.

Nesse momento, sabemos que ela está trabalhando com a TSMC em um "novo e semi-customizado" chip de 6 nm para o sistema a partir de 2022, que irá ajudar a resolver os problemas de estoque do PS5. Essa revisão provavelmente não se enquadra nisso, embora algo claramente tenha mudado para reduzir o peso.

Quanto ao parafuso, muitos tiveram dificuldade em prender a base no lançamento do console, então parece que eles deixaram esse processo mais simples.

Ao que parece, a Sony está lapidando a construção do console e encontrando novas formas de deixá-lo mais leve, sem comprometer a performance, o que é uma ótima notícia.


40

Comentários

PS5: teste da nova versão não apresenta diferenças nas temperaturas ou taxas de fps
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista