LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 7000, Vermeer X e mais! Vazamento revela detalhes de novos chips com Zen 3 e 4

01 de dezembro de 2021 7

A AMD deve lançar processadores baseados em arquiteturas antigas para rivalizar com os modelos de entrada da nova geração de chips híbridos da Intel, conforme sugere um vazamento massivo nesta quarta-feira (01). As informações vêm do Enthusiast Citizen e revelam vários detalhes sobre a futura geração de hardware da equipe vermelha.

O leaker, ao todo, divulgou uma série de informações sobre as famílias “Renoir X”, “Vermeer X” e “Raphael” de CPUs e APUs (processadores com gráficos integrados) baseadas em Zen 2, Zen 3 e Zen 4, além de fornecer algumas prévias sobre a nova geração de placas-mãe que suportarão a série Ryzen 7000.

(Imagem: @momomo_us/Twitter)

Em ordem cronológica, o vazador menciona novos processadores “Renoir X” para o segmento de entrada para desktops. Esses chips seriam ser produzidos em 7 nanômetros com a antiga arquitetura Zen 2, buscando rivalizar com os modelos de entrada da família Intel “Alder Lake” de 12ª geração, lançados oficialmente no início de novembro.

É dito que esse hardware terá especificações similares às APUs Ryzen 4000G, exceto pela ausência de gráficos integrados. A SKU mais avançada deve ostentar 8 núcleos e 16 threads e provavelmente será tratada sob o nome popular “Ryzen 5” ou “Ryzen 3”.

O vazamento aborda também os processadores Ryzen 7000 “Raphael” com arquitetura Zen 4, que devem ser o principal anúncio da AMD em 2022.

Muito já é conhecido sobre esses componentes, mas o leaker revela que as plataformas serão suportadas pelas placas-mãe X670 e B650 com PCI Express de 5ª geração e suporte aos novos módulos de memória RAM DDR5 — abandonando o suporte ao DDR4.

Os próximos lançamentos da categoria de processadores da AMD devem integrar soluções da MediaTek para levar conectividade Wi-Fi 6E aos PCs. Rumores afirmam que a fabricante norte-americana irá levar sua produção ao processo da Samsung após possíveis desentendimentos com a TSMC, atual empresa responsável pela fundição do Ryzen.


7

Comentários

AMD Ryzen 7000, Vermeer X e mais! Vazamento revela detalhes de novos chips com Zen 3 e 4
  • Que tá rolando com a tsmc que geral tá brigando e indo pra Samsung?

      • De olho nas novas APUs AMD Ryzens Zen 4 com chip gráfico RDNA2 e compatíveis com memória RAM DDR5, pois em uns 2 anos a depender dos preços cobrados podem ser excelentes opções para montar um PC gamer sem uma GPU dedicada. Alocando 6GB de ram DDR5 para o chip gráfico RDNA2 poderá ter um excelente desempenho para trabalhar e jogar

          • se começa a contagem das DDR4 sumirem

              • A produção de ddr4 ainda é muito mais barato, com a escassez de chip não faz sentido a indústria apostar em ddr5, principalmente com a pouca diferença de desempenho entre ambas. Acredito que a ddr5 ganhe força, sendo otimista, final de 2022; sendo mais cético, mas não muito, fundo de 2023...

                  • As DDR3 não sumiram até hoje, imagina DDR4, nos preços das DDR5 custando cerca de 3 mil à vista! Vai demorar um pouco para valer a pena migrar para DDR5 com esses preços e pouca diferença de desempenho na prática

                    • DDR4 vai ficar firme e forte por longos anos, pois DDR5 tá muito escasso e extremamente caro e a diferença de performance atualmente não vale a pena migrar

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista