LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Diabetes sob controle: primeiro implante de pâncreas artificial é realizado no Brasil

02 de fevereiro de 2022 0

A tecnologia está contribuindo cada vez mais com a medicina, seja na criação de órgãos via impressão 3D ou até mesmo com o uso de métodos alternativos para controlar o diabetes. A técnica inovadora utilizando um implante artificial foi aplicada pela primeira vez no Brasil em 31 de janeiro de 2022 em uma paciente de Curitiba, no Paraná.

Larissa Strapasson, que tem 30 anos, tem diabetes do tipo 1 e agora utiliza um pâncreas artificial conectado a um medidor de glicemia, que se comunica com um controle via Bluetooth para ministrar as doses de insulina automaticamente quando necessário. O aparelho ainda se conecta a um aplicativo no smartphone para fornecer estatísticas médicas em tempo real.

Os benefícios dessa nova técnica em relação ao controle manual da glicemia são enormes, como explica o endocrinologista André Vianna:

Esse ajuste é feito automático a cada cinco minutos mais ou menos, e a pessoa consegue ficar muito mais tempo com os níveis de glicose dentro da faixa alvo. No futuro, essa pessoa vai ter menos complicações do diabetes.

Imagem: RPC

Além disso, há a comodidade de não precisar se lembrar frequentemente de analisar o nível de glicose, pois a paciente afirmou que precisava acordar várias vezes durante a noite para efetuar o controle, além de levar doces dentro da bolsa para situações de emergência.

Vai prevenir muitas hipoglicemias, então eu não vou precisar ficar toda hora andando com doce, açúcar, ou ficar preocupada se vou passar mal.

É interessante notar que, como o dispositivo fica integrado ao corpo do paciente via cateter, não é preciso furar os dedos para realizar exames diários. Os dados obtidos pelo aplicativo ainda podem ser compartilhados com médicos e familiares em tempo real para garantir a segurança do paciente.

Se por um lado a tecnologia do pâncreas artificial traz muitos benefícios, a grande desvantagem inicial deste projeto é o custo: R$ 24 mil, o que o torna inacessível para a maioria das pessoas neste momento, mas a Associação Diabetes Brasil já afirmou que solicitará ao Ministério da Saúde que forneça o aparelho gratuitamente para os pacientes pelo Sistema Único de Saúde.


0

Comentários

Diabetes sob controle: primeiro implante de pâncreas artificial é realizado no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista