LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo órgão humano é descoberto no crânio após passar despercebido por mais de 300 anos

21 de outubro de 2020 215

A medicina não para de nos surpreender, anteriormente já vimos exemplos incríveis de órgãos artificiais como o primeiro olho biônico do mundo a ser implantado em uma pessoa e uma técnica revolucionária que torna órgãos transparentes. Entretanto hoje um novo órgão humano foi descoberto no crânio após mais de 300 anos de estudo da anatomia humana.

O novo órgão é um par de glândulas salivares localizado acima do palato e atrás do nariz e foi descoberto pelo Dr. Wouter Vougel e sua equipe do Instituto do Câncer da Holanda ao analisar tomografias cerebrais de alta resolução. Veja onde elas estão localizadas:

O par de glândulas foi nomeado como glândulas tubárias por conta delas estarem localizadas acima do chamado tórus tubário. O artigo publicado na revista Radiotherapy & Oncology ainda cita a importância da descoberta, que é inédita em mais de 300 anos de estudo da anatomia humana, pois as glândulas estão muito bem escondidas na estrutura craniana.

Imagem: Radiotherapy & Oncology

Para se ter uma ideia, os especialistas dizem que somente seria possível encontrá-las caso cientistas estivessem procurando exatamente por elas por meio de um exame de varredura PSMA PET/CT, que é geralmente empregado na procura de tumores.

Além disso, vale dizer que a descoberta ainda precisa ser validada por mais estudos, mas os especialistas já encontraram as glândulas em dois cadáveres, de um homem e uma mulher, validando ainda mais a descoberta que pode mudar a forma como médicos de todo o mundo podem analisar doenças da região.

Saiba mais


215

Comentários

Novo órgão humano é descoberto no crânio após passar despercebido por mais de 300 anos
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 168.613 mortes em 6.020.164 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular