
Tech 27 Abr
É fato que as atividades físicas moderadas trazem inúmeros benefícios à saúde, e sabemos que essa prática desempenha um papel fundamental na proteção contra o coronavírus. Agora, uma nova pesquisa conduzida em Sydney, na Austrália, mostra que os exercícios podem potencializar a eficácia da vacina contra a gripe.
O estudo publicado na última semana acompanhou um total de 550 indivíduos adultos. Do total, 382 realizaram atividades físicas com duração de 15 a 50 minutos — antes ou depois da aplicação do imunizante. Conforme observado pelos pesquisadores, essa parcela de entrevistados teve melhor resposta imune que as pessoas sedentárias.
Amostras de sangue dos indivíduos foram coletadas cerca de quatro a seis meses após a inoculação para medir os níveis de anticorpos. 61% mantinham uma rotina de exercícios físicos de 2,5 horas por semana. Esse grupo teve efeito potencializado da proteção induzida pela vacina, especialmente aqueles que se exercitaram pouco antes ou depois da aplicação.
Erika Bohn-Goldbaum e seus colegas de equipe se aprofundaram nos participantes que realizavam atividades físicas regulares. Segundo a análise, pessoas que realizaram musculação e outros exercícios de força tiveram maiores níveis de anticorpos em relação aos indivíduos que desempenhavam outros trabalhos, como exercícios aeróbicos.
“Acreditamos que os danos aos músculos causados pelos exercícios físicos ativam sinais de perigo locais que estimulam células imunológicas e promovem a resposta imune adaptativa”, explica Bohn-Goldbaum em entrevista ao New Cientist.
Vale observar que o estudo, por ora, refere-se às pessoas imunizadas contra a linhagem de vírus Influenza A H1. Ainda não há informações sobre os benefícios das atividades físicas em vacinas que miram as variantes H3 e B.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários