LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Atividades físicas podem melhorar eficácia da vacina da gripe, diz pesquisa

22 de junho de 2022 10

É fato que as atividades físicas moderadas trazem inúmeros benefícios à saúde, e sabemos que essa prática desempenha um papel fundamental na proteção contra o coronavírus. Agora, uma nova pesquisa conduzida em Sydney, na Austrália, mostra que os exercícios podem potencializar a eficácia da vacina contra a gripe.

O estudo publicado na última semana acompanhou um total de 550 indivíduos adultos. Do total, 382 realizaram atividades físicas com duração de 15 a 50 minutos — antes ou depois da aplicação do imunizante. Conforme observado pelos pesquisadores, essa parcela de entrevistados teve melhor resposta imune que as pessoas sedentárias.

(Imagem: CDC/Unsplash)

Amostras de sangue dos indivíduos foram coletadas cerca de quatro a seis meses após a inoculação para medir os níveis de anticorpos. 61% mantinham uma rotina de exercícios físicos de 2,5 horas por semana. Esse grupo teve efeito potencializado da proteção induzida pela vacina, especialmente aqueles que se exercitaram pouco antes ou depois da aplicação.

Erika Bohn-Goldbaum e seus colegas de equipe se aprofundaram nos participantes que realizavam atividades físicas regulares. Segundo a análise, pessoas que realizaram musculação e outros exercícios de força tiveram maiores níveis de anticorpos em relação aos indivíduos que desempenhavam outros trabalhos, como exercícios aeróbicos.

“Acreditamos que os danos aos músculos causados pelos exercícios físicos ativam sinais de perigo locais que estimulam células imunológicas e promovem a resposta imune adaptativa”, explica Bohn-Goldbaum em entrevista ao New Cientist.

Vale observar que o estudo, por ora, refere-se às pessoas imunizadas contra a linhagem de vírus Influenza A H1. Ainda não há informações sobre os benefícios das atividades físicas em vacinas que miram as variantes H3 e B.

Veja mais!


10

Comentários

Atividades físicas podem melhorar eficácia da vacina da gripe, diz pesquisa
  • Não melhorar poha nenhuma de eficacia, se exercitar fortalece seu sistema imunologico, fora q faz bem a saúde mental e no dia-dia com stress, nervoso, preocupação.. afeta diretamente ao corpo e ao sistema imuninato, fora alimentação e liquido.
    Vacina da gripe é lixo de 40% a 60% de eficacia, mas fica em torno de 47%, tanto faz tomar, importante que é segura e tem anos e anos de estudos diferente da covid !

      • Eu acho que isso é certo, pois eu sempre fiz musculação e meu trabalho exige esforço braçal intenso e pior, insalubre. A última vez que peguei gripe e tosse foi há uns 7 anos no tempo que ainda fazia ensino médio e todo mundo bebia água no mesmo copo kkkk de lá pra cá não tive nada, inclusive trabalhei na pandemia inteira com horário dobrado pra cobrir os que saíram, pois era serviço essencial e não fui infectado ou não senti os sintomas, já que não fiz nenhum teste.

        • Esqueceram de mencionar no artigo que durante a pandemia proibiram as pessoas de praticarem atividades físicas, que muito provavelmente, essa prática poderia ter ajudado muitas pessoas, inclusive evitado muitas mortes, pois estariam com mais resistência ao vírus do Covid. Mas não, prevaleceu a ignorância e a ideologia desses supostos médicos, que não se importam com o paciente.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista