LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CDC emite alerta nacional após bactéria rara e mortal ter sido encontrada nos EUA

18 de agosto de 2022 11

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) emitiu um alerta contra a bactéria Burkholderia pseudomallei, considerada rara e mortal, e que é causadora da melioidose, uma doença pulmonar perigosa.

A bactéria foi encontrada no Golfo do Mississippi e é considerada um caso importado. Os cientistas acreditam que amostras do patógeno estão no solo da região desde 2020, quando um paciente foi detectado com melioidose na mesma região.


De acordo com um estudo de 2019, realizado pelo próprio CDC, uma a cada 4,6 mil pessoas expostas à bactéria desenvolvem a doença. Ao todo, cerca de 90 mil pessoas morrem por conta de melioidose no mundo anualmente.

O micróbio é típico do sudeste asiático e norte da Austrália, tanto que suas aparições fora destes países são consideradas importações. Inclusive, após ter sido descoberta nos EUA, ele ganhou um novo apelido, "bactéria do Mississippi".

Um ser humano pode contrair a Burkholderia pseudomallei através da pele ou por inalação. O patógeno costuma se alojar nos pulmões do paciente. Já a doença causada pela bactéria costuma ser mais grave em pessoas com comorbidades.

Em entrevista ao Jornal da Universidade de São Paulo (USP), o infectologista Max Igor Lopes Banks disse que não há motivo para se preocupar com possíveis pandemias causadas pela bactéria, já que a disseminação de uma pessoa para outra é extremamente rara.

No Brasil, o 1° caso da bactéria foi registrado no Ceará, em 2003. Apesar de a Burkholderia pseudomallei ser resistente a antibióticos, há remédios que conseguem combater a doença, explicou o especialista em infectologia.


11

Comentários

CDC emite alerta nacional após bactéria rara e mortal ter sido encontrada nos EUA
  • Foi o bolsonaro que criou essa bacteria em laboratorio em segredo sob protecao da ABIN, junto com o Paulo Guedes e soltou no rio Mississipi.

      • Muitos falando M.E.R.D.A.S%uD83E%uDD26%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uF E0F

          • Depois do Covid, estão aparecendo virus um atrás do outro que não tinhamos idéia que existia. Essa história tá meia mal contada... Se apareceu agora, é pq estão mexendo em coisas que não deviam. Me pergunto: Pq ainda não teve uma criatura no poder pra fala: Pára com isso Car@#$0...

              • Manda todo mundo de volta pra caverna, car@lho... Fetiche de filho da put@... Essa merd@ de site hipocondríaco não passa um dia sem falar de "doença mortal", vão se fud3r, pandeminions

                  • Querem que o povo comam insetos forçadamente, aí por trás vc vê um bilionário que investiu em hambúrguer de insetos aí é só ligar os fatos, outras teorias políticas e econômicas podem entrar na lista determinada nação quer atrapalhar o desenvolvimento da outra e tantas outras coisas, e essa aparição de um vírus mortal a cada 15 dias tá bem estranha.

                      • Virus, bacterias e parasitas mortais sempre existiram, e sempre vão existir, o que você está dizendo são apenas teorias da conspiração (tal como chip da besta e terraplanismo). A questão é que esses alarmes estão sendo soados de uma forma desnecessária, vide a Ameba comedora de cérebros e a Raiva (causada pelo lyssavirus), são doenças com 99,99% de chance de letalidade, com enfase para a raiva que mata centenas todos os anos nos países subdesenvolvidos.

                        • Bom.... Não é primeira vez... Mas em 2003 foi em Ceará que foi diagnosticado um paciente com essa bactéria... O tratamento foi complexo, pois a bactéria burkholderia pseudomallei gera uma doença chamado melioidose. Tanto é quando uma infecção por melioidose é diagnosticada, a doença pode ser tratada com o uso de medicamentos apropriados. O tipo de infecção e o curso do tratamento afetarão o resultado a longo prazo. O tratamento geralmente começa com terapia antimicrobiana intravenosa (dentro de uma veia) por um período mínimo de 2 semanas (até 8 semanas, dependendo da extensão da infecção), seguida de 3 a 6 meses de terapia antimicrobiana oral.
                          A terapia intravenosa consiste em:
                          Ceftazidima administrada a cada 6-8 horasOUMeropenem administrado a cada 8 horasA terapia antimicrobiana oral consiste em:Trimetoprim-sulfametoxazol tomado a cada 12 horasOUAmoxicilina/ácido clavulânico (co-amoxiclav) tomado a cada 8 horas

                            • Agora tudo é motivo de estouro, virus, bactéria, fungos.. tá chato já.
                              To esperando o TudoComunistaCelular postar o estudo postado no Lancet com formado por graduados em Harvard sobre a Hidroxicloroquina.
                              https://link.springer.com/article/10.1007/s10654-022-00891-4

                              1 %u2013 O estudo é uma revisão sistemática com meta-análise, o mais alto nível de evidência científica. Vão dizer que não presta?2 %u2013 Os estudos incluídos na análise da profilaxia pré-exposição são todos randomizados, duplo cegos e controlados por placebo. Vão dizer que o %u201Cpadrão ouro%u201D não comprova nada?3 %u2013 O pesquisador líder é de Harvard. Há um segundo de lá também. Outros são do Ministério da Saúde da Espanha e de uma universidade da Espanha. Vão dizer que essas entidades são ruins?4 %u2013 O periódico científico é de alto impacto. Vão falar que não servem?

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista