LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Será este o fim? Primeiro planeta avistado pelo Kepler pode indicar o destino da Terra

20 de dezembro de 2022 5

Qual seria o futuro da Terra? Cientistas afirmam ter encontrado um planeta que pode nos dar esta resposta. Estamos falando do Kepler-1658 b, que foi avistado pelo Telescópio Espacial Kepler da NASA há cerca de 13 anos, e pode mostrar como mundos como o nosso encontram o seu fim ao se colidir com uma estrela como o Sol.

Kepler-1658 b foi detectado em 2009 há 2.600 anos-luz da Terra e é conhecido como "Júpiter quente" devido à sua composição e tamanho. Levou mais de uma década para que cientistas confirmassem a sua existência e eles esperam que esta descoberta mostre como mundos encontram o seu fim.

A órbita de Kepler-1658 b segue em espiral em torno da sua estrela (Kepler 1658) e leva cerca de três dias para ser concluída, mas este intervalo está reduzindo 131 milissegundos por ano de acordo com o estudo publicado no The Astrophysical Journal Letters. Isto significa que este planeta encontrará o seu fim numa colisão cósmica.

Representação gráfica do Kepler-1658 b. Imagem: Gabriel Perez Diaz/Instituto de Astrofísica das Canárias

Shreyas Vissapragada, do Harvard and Smithsonian Center for Astrophysics, comentou a atividade do planeta dizendo:

Nós já detectamos evidências de exoplanetas inspirando em direção às suas estrelas, mas nunca antes vimos um planeta assim em torno de uma estrela evoluída. A teoria prevê que as estrelas evoluídas são muito eficazes em minar a energia das órbitas de seus planetas, e agora podemos testar essas teorias com observações.

Desta forma, este planeta gigante pode fornecer dados de como astros se comportam no fim da vida. A expectativa é que Kepler-1658 b colida com o seu sol daqui alguns bilhões de anos.

Em um comunicado, o Centro de Astrofísica diz:

A morte por estrela é um destino que aguarda muitos mundos e pode ser o adeus final da Terra daqui a bilhões de anos, à medida que nosso Sol envelhecer.

Apesar disso, ainda levará cerca de 5 bilhões de anos até que o nosso Sol se torne uma estrela gigante vermelha e comece a morrer, aumentando seu efeito gravitacional sobre a Terra. Então o futuro do nosso planeta ainda é "um tanto incerto" e mais observações ainda são necessárias para concluir definitivamente qual o destino do nosso planeta.

Até lá, esperamos ter encontrado outro local para viver, tal como o Kepler-186f, que foi descoberto pelo mesmo telescópio em 2018.


5

Comentários

Será este o fim? Primeiro planeta avistado pelo Kepler pode indicar o destino da Terra
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2