LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da linha: NVIDIA encerra produção de placas de vídeo GeForce GTX 16 após 5 anos

05 de março de 2024 5

Atualização (05/03/2024) - FM

A NVIDIA está encerrando a produção de placas de vídeo da linha “GTX 16”, conforme reportado nesta terça-feira (05) pelo Board Channels. Isso significa que esses modelos deixarão de ser fornecidos aos parceiros da fabricante e somente permanecerão disponíveis no mercado enquanto durarem os estoques.

Introduzidas em 2019, as placas de vídeo dessa linha serviram como opções de entrada que sacrificavam alguns recursos para serem vendidas a preços mais baixos, como suporte nativo para ray tracing e núcleos dedicados ao processamento de inteligência artificial — que estão disponíveis somente nos modelos da família RTX.

(Imagem: Reprodução)

De acordo com o cronograma da NVIDIA, a produção da linha encerrou neste primeiro trimestre de 2024. Estima-se que os estoques das placas de vídeo remanescentes esgotem dentro do período de 1 a 3 meses.

Com a descontinuação da série, também chega ao fim a família das placas de vídeo GTX. Esses modelos, que estrearam há mais de 15 anos com o lançamento da família “GeForce 200”, eram considerados alguns dos processadores gráficos mais avançados da época, mas foram posicionados no segmento de entrada após o anúncio da RTX.

A linha descontinuada engloba uma variedade de placas de vídeo extremamente populares da marca, como a GTX 1660 Ti e GTX 1660 Super. Embora não suportem funções de jogos de última geração, a exemplo do NVIDIA DLSS, esses modelos ainda estão entre as GPUs mais populares entre os jogadores da Steam.

Apesar de sua ampla popularidade, os jogadores estão lentamente migrando para placas de vídeo mais recentes da NVIDIA. Com a normalização dos preços de hardware após uma severa crise no mercado de semicondutores, usuários passaram a demonstrar maior interesse em opções compatíveis com ray tracing, como a GeForce RTX 3060.

(Imagem: Reprodução)

A família RTX estreou há mais de 6 anos, portanto, é uma tecnologia madura que está cada vez mais presente no computador dos gamers. Três gerações já foram introduzidas: RTX 20 (Turing), RTX 30 (Ampere) e RTX 40 (Ada Lovelace). A expectativa é que a próxima leva de placas de vídeo desse grupo, a GeForce RTX 50 (Blackwell), seja lançada em 2025.

Texto original (14/12/2023)

NVIDIA irá descontinuar a linha de placas de vídeo GTX 16 em 2024

A NVIDIA tomou uma decisão que afetará suas linhas mais antigas de placas de vídeo. Conforme noticiado pelo portal wccftech, a empresa decidiu parar de produzir as GPUs da última série GTX, composta pelos modelos identificados por “16”, os últimos lançados pela empresa antes de entrar na era “RTX”.

Segundo o que se fala em fóruns chineses, a marca deixará de produzir essas placas citadas a partir do primeiro trimestre de 2024. Esse movimento irá incluir até mesmo algumas placas populares, como é o caso dos seguintes modelos:

  • GTX 1660 SUPER
  • GTX 1660 Ti
  • GTX 1660
  • GTX 1650 Ti
  • GTX 1650 SUPER
  • GTX 1630

Até algum tempo atrás, esses componentes eram sinônimos de produtos que poderiam entregar uma boa performance para quem deseja jogar, sem precisar gastar muito dinheiro. Para rodar games mais antigos e alguns títulos competitivos, era uma solução considerada interessante para os jogadores.

Mesmo assim, por serem placas muito antigas, elas não vêm com vários recursos implementados pela NVIDIA a partir da série RTX 20. Portanto, não é possível habilitar efeitos de Ray Tracing para obter melhores gráficos, ou DLSS, que aumenta os FPS dos jogos ao rodar em uma resolução menor, fazendo upscaling para uma maior com o uso de inteligência artificial.


Funcionalidades como a AV1 também estão de fora dos modelos mais antigos. Seja como for, é possível que promoções de placas GTX 16 sejam destaque no mercado nos próximos tempos, já que as marcas irão vender o que resta das peças em seus estoques. Em um segmento mais acessível, a NVIDIA deve lançar uma variante da RTX 3050 com 6GB de VRAM.

Veja também: a divulgação feita pela NVIDIA dos novos jogos compatíveis com DLSS.


5

Comentários

Fim da linha: NVIDIA encerra produção de placas de vídeo GeForce GTX 16 após 5 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista