LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chocolate com insulina poderá substituir injeções no tratamento do diabetes

22 de janeiro de 2024 6

O sonho de muitas pessoas com diabetes de trocar as agulhas com insulina por barras de chocolate pode se tornar realidade em breve. Pesquisadores da Austrália e da Noruega desenvolveram barras de chocolate enriquecidas com insulina para controlar o nível de açúcar no sangue. A novidade foi publicada na revista Nature Nanotechnology.

Para o tratamento, os cientistas produziram uma espécie de chocolate sem açúcar com nanopartículas de insulina para substituir as injeções que pessoas com diabetes precisam tomar diariamente para controlar o nível de glicose no sangue.

No momento, os resultados foram promissores em testes realizados com nematóides, camundongos e ratos diabéticos, além de babuínos saudáveis, pois as nanopartículas de insulina surtiram efeito sem causar efeitos colaterais.

Capsula de prata com nanopartículas de insulina. Imagem: Universidade de Tromsø

Peter McCourt, professor da Universidade de Tromsø, explica que o tratamento com o chocolate oferece menos riscos do que as injeções:

Esta forma de administrar insulina é mais precisa, porque entrega a insulina diretamente ao fígado, onde é utilizada. Considerando que quando você toma insulina com uma seringa, ela se espalha por todo o corpo, onde pode causar efeitos colaterais indesejados.

Além disso, a insulina somente é absorvida pelo organismo quando o nível de açúcar no sangue está alto, o que evita casos de hipoglicemia, quando a glicose do sangue está baixa demais, podendo causar vertigens, tremores, desmaios e até convulsões.

Só há um obstáculo: a insulina não pode ser dissolvida no estômago. Para evitar este problema, cientistas utilizaram capsulas de prata como a da imagem acima. McCourt diz que as partículas de prata da cápsula são tão pequenas que é impossível vê-las a olho nu e não causam nenhum efeito colateral.

Os testes do chocolate contra o diabetes devem ser iniciados até 2025. A expectativa é que ele se torne um produto comercial em 2 ou 3 anos no formato de barra e comprimido.

Enquanto isso, outros estudos com células-tronco visam curar definitivamente a deficiência na produção de insulina do corpo humano.


6

Comentários

Chocolate com insulina poderá substituir injeções no tratamento do diabetes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista