Apple 30 Ago
Atualização (01/09/24): WM
A Apple realizará um grande evento no próximo dia 9 de setembro, mas pelo visto a Maçã não dará espaço para seus Macs na ocasião, deixando os holofotes voltados para a linha iPhone 16 e os acessórios AirPods e Watch.
Depois de rumores apontarem para a chegada dos novos Mac com chip M4, M4 Pro e M4 Max em outubro, novas informações conseguidas pelo portal MacRumors com "fontes confiáveis familiares com o assunto" apontam que os interessados podem ter que esperar um pouco mais.
Segundo o site, a Apple pretende lançar quatro novos Mac em novembro, sendo eles:
- Um MacBook Pro de 14 polegadas com chip M4
- Novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas com chips M4 Pro e M4 Max
- Um novo iMac com chip M4
- Um novo Mac Mini com chip M4 e M4 Pro
Com exceção ao Mac Mini, que deve finalmente ganhar uma grande reformulação visual e estrutural, os demais produtos vão focar apenas em incrementos pontuais de performance para se adequar ao mercado, especialmente devido à chegada do Apple Intelligence e suas funções de Inteligência Artificial.
Além dos novos chips, é dito que todos os produtos trarão como base 16 GB de RAM, eliminando finalmente a opção de 8 GB que já se mostra aquém do necessário para tarefas mais pesadas. Não se sabe se isso trará um aumento no preço final dos produtos.
Vale lembrar que, em 2023, a Apple realizou seu evento de lançamento de novos Mac em 30 de outubro, com as vendas iniciando apenas na semana seguinte, então as informações divulgadas pelo MacRumors podem acabar não contradizendo totalmente os rumores anteriores, sendo apenas um complemento de quando os modelos serão de fato disponibilizados nas lojas.
De qualquer forma, só poderemos cravar ao certo quando a Apple apresentará seus novos Mac quando o convite for liberado pela empresa, algo que só acontece na semana anterior ao evento, então fique ligado no TudoCelular.com para não perder.
Atualização (30/08/2024) - FM
A Apple começou a encomendar novas telas de 14 e 16 polegadas para o lançamento de uma nova geração do MacBook Pro em 2024, segundo informações divulgadas na quinta-feira (29) pelo DigiTimes. Espera-se que esses notebooks cheguem ao lado de dois novos processadores — M4 Pro e M4 Max — em meados de outubro.
Os rumores estão alinhados com as expectativas de Mark Gurman, um famoso analista que costuma revelar detalhes sobre os próximos lançamentos da Apple. “Pode-se esperar [o lançamento dos] chips M4 Pro e M4 Max ainda este ano como parte de uma nova geração do MacBook Pro”, disse ele em uma reportagem anterior.
Além dos novos notebooks equipados com processadores mais velozes e robustos, o analista prevê que a Apple introduza três novos modelos de notebooks e desktops equipados com a versão “básica” do M4. Segundo ele, a empresa lançará também um MacBook Pro de 14 polegadas, um iMac e um Mac mini — todos com o chipset padrão.
A Apple parece ter decidido que chegou a hora de abandonar lançamentos de computadores com apenas 8 GB de RAM, e isso se deve à explosão de popularidade da IA, uma tecnologia que requer uma boa capacidade de memória no dispositivo, além de processadores otimizados para lidarem com esse tipo de aplicação, como o M4.
Cabe lembrar que a versão mais simples do MacBook Pro conta com apenas 8 GB de RAM, enquanto os modelos equipados com M3 Pro e M3 Max partem de 18 GB. Espera-se que, com a demanda por hardware capaz de lidar com inteligência artificial sem depender da nuvem, os novos modelos passem a ser vendidos com, no mínimo, 16 GB de RAM.
Com o lançamento do iPhone 16 e iPhone 16 Pro marcado para 9 de setembro, a expectativa é que os novos computadores com chips de última geração sejam apresentados em um evento no mês de outubro — assim como fez a empresa para o lançamento do MacBook Pro com M3, M3 Pro e M3 Max.
Texto original (25/08/2024)
Quem acompanha de perto as notícias relacionadas à Apple já deve saber que rumores e vazamentos apontam para um evento da marca no dia 10 de setembro, com expectativa de apresentação da linha iPhone 16 e de outros produtos da marca, como macs e mais.
Falando em especial da linha de PCs e notebooks da marca, leia-se Mac e Macbook, temos o surgimento de rumores publicados por Mark Gurman na Bloomberg que apontam para uma aguardada mudança no hardware desses equipamentos: o abandono de versões com 8 GB de RAM.
Rompendo um padrão que já dura 8 anos, os novos equipamentos podem chegar com versão base entregando 16 GB de RAM, o que significaria um avanço relevante em hardware e também, o abandono de algo que já vinha sendo questionado há anos e uma contradição ao que Bob Borchers, vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple, declarou em novembro do ano passado.
Na publicação, Gurman lembra que todos os Macs com Apple Silicon M4 foram vistos com 16 ou 32 GB de memória RAM, o que reforça a suspeita de abandono da versão menos potente e potencialmente, o benefício de não precisar de taxas extras para chegar nos 16 GB (que aqui no Brasil, custam R$ 2.000 a mais na compra).
Outro detalhe interessante é que a informação pode significar também uma mudança no máximo de memória suportado pelo chip da Apple, passando dos 24 GB vistos no M3 para 32 GB no Silicon M4.
Não menos importante, Gurman cita testes de versões mais simples do chip M4 com CPU e GPU de 8 núcleos, o que significa dizer que podemos ver uma versão simplificada da plataforma vista no iPad Pro com M4 que traz 9 e 10 núcleos respectivamente para CPU e GPU, podendo chegar a 10 núcleos em ambos caso desbloqueado.
Comentários