LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novos Mac com chips M4, M4 Pro e M4 Max devem chegar apenas em novembro

01 de setembro de 2024 22

Atualização (01/09/24): WM

A Apple realizará um grande evento no próximo dia 9 de setembro, mas pelo visto a Maçã não dará espaço para seus Macs na ocasião, deixando os holofotes voltados para a linha iPhone 16 e os acessórios AirPods e Watch.

Depois de rumores apontarem para a chegada dos novos Mac com chip M4, M4 Pro e M4 Max em outubro, novas informações conseguidas pelo portal MacRumors com "fontes confiáveis familiares com o assunto" apontam que os interessados podem ter que esperar um pouco mais.

Segundo o site, a Apple pretende lançar quatro novos Mac em novembro, sendo eles:

  • Um MacBook Pro de 14 polegadas com chip M4
  • Novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas com chips M4 Pro e M4 Max
  • Um novo iMac com chip M4
  • Um novo Mac Mini com chip M4 e M4 Pro

Com exceção ao Mac Mini, que deve finalmente ganhar uma grande reformulação visual e estrutural, os demais produtos vão focar apenas em incrementos pontuais de performance para se adequar ao mercado, especialmente devido à chegada do Apple Intelligence e suas funções de Inteligência Artificial.

Além dos novos chips, é dito que todos os produtos trarão como base 16 GB de RAM, eliminando finalmente a opção de 8 GB que já se mostra aquém do necessário para tarefas mais pesadas. Não se sabe se isso trará um aumento no preço final dos produtos.

Vale lembrar que, em 2023, a Apple realizou seu evento de lançamento de novos Mac em 30 de outubro, com as vendas iniciando apenas na semana seguinte, então as informações divulgadas pelo MacRumors podem acabar não contradizendo totalmente os rumores anteriores, sendo apenas um complemento de quando os modelos serão de fato disponibilizados nas lojas.

De qualquer forma, só poderemos cravar ao certo quando a Apple apresentará seus novos Mac quando o convite for liberado pela empresa, algo que só acontece na semana anterior ao evento, então fique ligado no TudoCelular.com para não perder.

Atualização (30/08/2024) - FM

A Apple começou a encomendar novas telas de 14 e 16 polegadas para o lançamento de uma nova geração do MacBook Pro em 2024, segundo informações divulgadas na quinta-feira (29) pelo DigiTimes. Espera-se que esses notebooks cheguem ao lado de dois novos processadores — M4 Pro e M4 Max — em meados de outubro.

Os rumores estão alinhados com as expectativas de Mark Gurman, um famoso analista que costuma revelar detalhes sobre os próximos lançamentos da Apple. “Pode-se esperar [o lançamento dos] chips M4 Pro e M4 Max ainda este ano como parte de uma nova geração do MacBook Pro”, disse ele em uma reportagem anterior.

(Imagem: Apple)

Além dos novos notebooks equipados com processadores mais velozes e robustos, o analista prevê que a Apple introduza três novos modelos de notebooks e desktops equipados com a versão “básica” do M4. Segundo ele, a empresa lançará também um MacBook Pro de 14 polegadas, um iMac e um Mac mini — todos com o chipset padrão.

A Apple parece ter decidido que chegou a hora de abandonar lançamentos de computadores com apenas 8 GB de RAM, e isso se deve à explosão de popularidade da IA, uma tecnologia que requer uma boa capacidade de memória no dispositivo, além de processadores otimizados para lidarem com esse tipo de aplicação, como o M4.

Cabe lembrar que a versão mais simples do MacBook Pro conta com apenas 8 GB de RAM, enquanto os modelos equipados com M3 Pro e M3 Max partem de 18 GB. Espera-se que, com a demanda por hardware capaz de lidar com inteligência artificial sem depender da nuvem, os novos modelos passem a ser vendidos com, no mínimo, 16 GB de RAM.

Com o lançamento do iPhone 16 e iPhone 16 Pro marcado para 9 de setembro, a expectativa é que os novos computadores com chips de última geração sejam apresentados em um evento no mês de outubro — assim como fez a empresa para o lançamento do MacBook Pro com M3, M3 Pro e M3 Max.

Texto original (25/08/2024)

Mac com Apple Silicon M4 pode abandonar versão com 8 GB de RAM

Quem acompanha de perto as notícias relacionadas à Apple já deve saber que rumores e vazamentos apontam para um evento da marca no dia 10 de setembro, com expectativa de apresentação da linha iPhone 16 e de outros produtos da marca, como macs e mais.

Falando em especial da linha de PCs e notebooks da marca, leia-se Mac e Macbook, temos o surgimento de rumores publicados por Mark Gurman na Bloomberg que apontam para uma aguardada mudança no hardware desses equipamentos: o abandono de versões com 8 GB de RAM.

Rompendo um padrão que já dura 8 anos, os novos equipamentos podem chegar com versão base entregando 16 GB de RAM, o que significaria um avanço relevante em hardware e também, o abandono de algo que já vinha sendo questionado há anos e uma contradição ao que Bob Borchers, vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple, declarou em novembro do ano passado.

Na publicação, Gurman lembra que todos os Macs com Apple Silicon M4 foram vistos com 16 ou 32 GB de memória RAM, o que reforça a suspeita de abandono da versão menos potente e potencialmente, o benefício de não precisar de taxas extras para chegar nos 16 GB (que aqui no Brasil, custam R$ 2.000 a mais na compra).


Outro detalhe interessante é que a informação pode significar também uma mudança no máximo de memória suportado pelo chip da Apple, passando dos 24 GB vistos no M3 para 32 GB no Silicon M4.

Não menos importante, Gurman cita testes de versões mais simples do chip M4 com CPU e GPU de 8 núcleos, o que significa dizer que podemos ver uma versão simplificada da plataforma vista no iPad Pro com M4 que traz 9 e 10 núcleos respectivamente para CPU e GPU, podendo chegar a 10 núcleos em ambos caso desbloqueado.

Veja mais


22

Comentários

Novos Mac com chips M4, M4 Pro e M4 Max devem chegar apenas em novembro
  • Será que via ter ipad mini 7?

      • Klsskskksks uma piada

        • Em 2012 meu note com i3 370M tinha 8gb, ter isso num M4 é um desperdício do potencial dessa CPU. E a Apple cobrar $200 em 8gb, quando nos EUA uma DDR5 de 32gb custa $84 uma com 4800mhz e $99 a de 32gb 5600mhz, é pra além de qlq margem de lucro razoável. Msm comparando com a mais cara fica 8x o preço por GB.
          (Nem falo em preço BR, pq tirando o iPhone, a Apple n da a mínima pro mercado nacional)

          • Tava mais que na hora, o de 8gb de ram é muito básico pelo preço, a 16gb vale a pena.

              • Não sei que tara esse povo tem por RAM kkkkk 16GB é o ideal atualmente

                  • produtos apple só presta de 32 gb de ram pra cima...... quem tem um produto apple, (não falo de celular) sabe o q eu tou falando....

                      • Isso é o medo do copilot pc, que no minimo é 16gb de ram pra entrar e agora tbm falando dos soc's com 8 nucleos, que o vao vir nos mais baratos snapdragon x

                        • vão abandonar mas vão cobrar mais caro por isso, ou seja, zero vantagens pro cliente

                          • Demorou muito. Mesmo o macOS sendo mais leve que o Windows, 8GB era muito pouco para o usuário que gosta de trabalhar com mais de uma app ou janela de cada vez.

                              • acho q emqualquer sistema 16gb de ram é pouco pra quem trabalha de verdade com laptops ou pc's

                                  • Não é mais leve, o Windows consegue trabalhar com menos ram que o Mac, tanto que se seu pc só tiver 2gb de ram (super não recomendando), o Windows vai tentar manter seu uso em 1.5gb, ele consome conforme a disponibilidade, mas a média é 3/4gb se tiver mais de 8gb, o Mac não é tão diferente, mas já armazena cache ficando nos 5gb se seu notebook tem 8gb, aí entra os pontos. Como o Mac OS só roda em SSD atualmente, quando seu Mac só tem 8gb (ou mesmo que seja 16, mas esteja acabando), ele coloca serviços, apps não prioritários e de pouco uso no SSD como cache no lugar da ram, o usuário acaba não percebendo, mas se olhar com atenção, apps que venham do SSD vão ser mais lentos que os que estão alocados na ram, o outro ponto é que desgasta a vida útil do SSD.

                                      • macOS funciona diferente. Já usa o usa toda memória ram de uma vez para que tudo funcione rápido. Então, se for um de 8gb ou um de 16gb, vc vai olhar o monitor de atividades e vai perceber que quase tudo está %u201Cocupado%u201D da mesma forma. O que vai distinguir é a quantidade de memória que o sistema vai já reservar, dependendo da quantidade que tem.
                                        O que deve ser olhado é o swap. Se com 8gb quase não tem, seu uso já tá suficiente e não se preocupa com problemas no futuro de desgaste do ssd. Mas se o swap tá alto, realmente é preocupante e o seu uso exige mais memória.
                                        Apesar de tudo isso, e muitos realmente conseguirem usar normalmente com 8gb, eu tbm sou do time de que deve ter no mínimo 16gb. Aparelho muito caro para vir com essa mixaria de memória ram, ainda que funcione bem para o usuário doméstico comum.
                                        OBS: eu nunca vi um SSD parar de funcionar por desgaste, isso ocorreria em muitos anos de uso e a gente sempre troca até lá.

                                          • Como vc mesmo disse, diferente do Windows o macOS pré aloca apps em cache e libera caso outros apps precisem, se não der conta aí parte pra swap no SSD, agora esse papo de desgastar vida útil do SSD é tão década passada, principalmente nos Macs.

                                              • Não cara, desgaste existe e faz parte do hardware, por isso que banco de dados usa HD, a vida útil é muito maior. O que não falta é Mac que após um tempo o teste de velocidade do ssd cai, eu tenho o M1 Air há um tempo e ele pegava em torno de 2800 de leitura, hoje quando faço o teste ele pega entre 2100. E não só ele, armazenamento de smartphones também decai com o tempo, independente se é iPhone ou Android, já vi gente com iPhone X desde o lançamento reclamando que tá engasgando muito, enquanto outros usuários dizem que está bem. Ssd não é infinito, hoje são mais seguros, mas continuam com vida inferior ao disco rígido.

                                                E outra, o Windows também aloca cache, por isso que se você tem 64gb de Ram, ele vai consumir uns 10gb, mas se precisar libera, mas no caso do Mac OS é armazenar o App inteiro no ssd, não me refiro a cache.

                                                  • O Windows também pré-aloca apps assim como o macOS. Por isso, o consumo de RAM difere se você tem 4, 8 ou 16 GB. Em questão de desempenho são semelhantes.

                                                      • Sim, só que eu me refiro quando o armazenamento está enchendo, antes de completar o Mac OS já coloca apps no SSD, o Windows faz isso se a Ram tiver acabado, lembrando que o Windows roda em HD (e alguns bem tristes por sinal), SSD Sata, SSD nvme das mais diversas velocidades, a Apple tem maior controle porque sabe exatamente em quais velocidades seu sistema vai operar.

                                                  • Finalmente

                                                      Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                      Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                      Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                      iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo