
Curiosidade 27 Mar
Resultados de benchmarks divulgados pela Intel sugerem que os aceleradores Gaudi 2 são capazes de superar as GPUs da NVIDIA em inteligência artificial. De acordo com testes realizados pela Stability AI, os Gaudi 2 foram 55% mais rápidos que os NVIDIA H100 e três vezes mais rápidos que as A100 em benchmarks sintéticos de IA.
Essa comparação é feita considerando apenas as soluções da NVIDIA atualmente disponíveis no mercado, já que os aceleradores com arquitetura Blackwell serão apresentados na próxima semana durante a GTC 2024. A Intel também está desenvolvendo os aceleradores Gaudi 3 para competir com a próxima geração de GPUs NVIDIA para IA.
Os testes envolveram o modelo Stable Diffusion 3, utilizado para IA generativa de texto para imagem. Os Gaudi 2 alcançaram 927 imagens por segundo, enquanto os NVIDIA H100 chegaram a 595 e as A100 apenas a 381.
Embora as GPUs da NVIDIA dominem amplamente a infraestrutura de IA atual, especialmente em serviços baseados em modelos como GPT, a Intel está otimizando rapidamente o desempenho de seus aceleradores para estabelecer uma oferta competitiva no mercado.
O objetivo da Intel não é forçar as empresas que já utilizam aceleradores de IA a migrarem para os Gaudi, mas sim oferecer uma alternativa competitiva. Isso pode garantir contratos com clientes que ainda não adotaram plataformas de IA, além de possibilitar atualizações e expansões de infraestrutura.
É importante observar que as GPUs são mais eficientes no treinamento de modelos de linguagem natural, enquanto as execuções de inferência são geralmente processadas em CPUs.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários