LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Lula sanciona lei que define a volta do DPVAT com vetos e novo nome

17 de maio de 2024 46

O seguro DPVAT voltará a ser cobrado após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar a lei que estabelece a volta desse imposto. Com vetos, o tributo ainda não tem valores definidos e não se sabe ainda quando o primeiro pagamento poderá ser feito. Inclusive, ele mudará de nome e será batizado como SPVAT.

Vale lembrar que a cobrança foi extinta em 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro. Assim como antes, a ideia é que a cobrança seja feita de proprietários de veículos novos e usados. O objetivo principal é que o tributo seja utilizado para pagar as eventuais indenizações por acidentes.

Como vai funcionar o novo DPVAT?

A sigla SPVAT se refere a Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito. Nesse sentido, a lei passa a direcionar entre 35% e 40% do valor arrecadado com o prêmio do seguro pago aos estados e cidades com serviço de transporte público coletivo, seja municipal ou metropolitano.

Outro repasse que vale a pena destacar é o de 5% do valor total de valores destinados à Seguridade Social para a Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, para ser utilizado para divulgar o tributo e programas de prevenção de problemas.

Imagem: Life Of Pix (Pexels)

Quais foram os vetos do SPVAT?

Em geral, o presidente Lula vetou dois artigos da lei. No caso, eles previam multa e infração grave para os motoristas que não fizessem o pagamento no prazo previsto. O governo justificou que essas medidas são excessivas, já que a lei já define que o seguro seja obrigatório para o licenciamento anual.

Cobertura do serviço

O texto diz que a cobertura do tributo inclui morte, invalidez permanente, total ou parcial. Além disso, o serviço também prevê reembolso de despesas médicas, reabilitação das vítimas e serviços funerários.

Imagem: Pixabay (Pexels)

Quem terá direito à indenização e qual o prazo do pagamento?

As vítimas do acidente que apresentarem provas do acidente e dos danos causados, terão direito à indenização do seguro SPVAT. Em caso de morte, o texto diz que a indenização e o reembolso das despesas são enviados ao cônjuge e aos herdeiros.

O prazo, por sua vez, é de 30 dias para o pagamento em conta corrente. Em caso de atraso, será feito um reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e por juros moratórios fixados pelo CNSP.

Veja também: a plataforma lançada pelo governo para ajudar o Rio Grande do Sul e as notícias mais recentes sobre o programa Celular Seguro.


46

Comentários

Governo Lula sanciona lei que define a volta do DPVAT com vetos e novo nome
  • Desinteressante

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKFAZZ ZZZZZZZZZZZZZZ O L

          • Vocês falando pra fazer o L como se a lei não tivesse passado pelo congresso e senado

              • O problema é a ressonância de pré adolescente que não tendo opinião, faz birra xingando ou tratando com sarcasmo. O que já me disseram várias vezes, falta de cultura política e financeira. Por isso qdo chega a hora de aposentar, choram para o mesmo governo (esquerda ou direita), pelo direito de um salário mínimo, mesmo sem ter contribuído, pq gastaram tudo do pouco que já ganham, aproveitando a vida e se divertindo muito. Brasil tem jeito ?

                • Aqui, todos se acham um "AS" no volante, pedestre abusa, ciclistas mesmo com local demarcado, andam na faixa de ônibus, moto andando na calçada. Vc atropela ou causa acidente com vítimas por causa de um imbecil desses e o que acontece? Não precisaríamos de tantas leis se cada um cumprisse com sua obrigação. Paga-se multas, se recuperam e aí ? Continuam fazendo as mesmas "artes". Tbm sou contra, mas e se vc for a vítima por causa de um imbecil? Basicamente, pagar pela irresponsabilidade dos outros. O problema é cultural, criação, educação, caráter de cidadãos e políticos, incluindo desvios, corrupção e qualidade de serviços prestados pelo governo.

                    • Paguem Escravos, Paguem Escravos! Vocês vieram ao mundo para serem escravos! Paguem seus impostos sem Chorar!!!!.... Paguem Escravos! E Façam o L!!!!

                        • Deveria ser opcional pagar e quem não pagar, não deveria nem ser atendido pelo SUS em caso de provocador de acidentes, muito menos receber um seguro DPVAT ou mesmo o novo SPVAT.

                          Quem causou o acidente deveria arcar com 100% dos prejuízos aos terceiros, e se ele ficar impossibilitado ou morrer, que repasse estes prejuízos às famílias dele.

                          Aí sim seria perfeito.

                            • Era melhor que fosse um seguro de terceiros, obrigatório, que essa porcaria.
                              A pessoa contrata o seguro, e aparece no sistema do Detran e até no app da carteira digital.
                              Não tem seguro de terceiros? Multa de 1 salário mínimo (que é basicamente o dobro do seguro, além do carro ir pro pátio. Só sairia se pagar a multa, fazer um seguro e já pagar todos os documentos e débitos em aberto do veículo naquele ano. Não pagou? Em 90 dias vai para leilão.
                              O que muda para melhor?
                              No de terceiros, se bateu em um muro, vai cobrir o muro da outra pessoa. Foi carro? Moto? Vai cobrir, além de atender a vítima.
                              E coloca uma cobertura mínima de 12 salários mínimos em caso de morte/invalidez , pagos mensalmente a família da vítima ou responsável.
                              Ai, mais aí é muito caro, bla bla bla! Não tem dinheiro, não tenha carro!
                              Lógico que reduzir o imposto dos veículos novos também ajuda e acabar com a putaria do desconto para PCD e dar desconto pra todos. 20% dos carros são vendidos para alguém com alguma suposta deficiência (que é fácil falsificar). Era melhor reduzir o imposto proporcional em todos os carros.
                              Fora que o seguro total ficaria mais barato e quem tem carro velho e caindo aos pedaços, vai desistir do caco velho. O carro não vale 1 mil reais e ter que pagar um seguro de terceiros de 700, iria reduzir bagaço velho na rua.
                              Mas não, tem que cobrar imposto para a máfia do transporte público kkk
                              Permite mototáxi a vontade, vans e etc em todos os lugares e acaba com os subsídios de passagens de ônibus e veja se não ficará melhor o transporte.
                              Cidades grandes, com mais de 50 mil habitantes, não precisam mais de ficar tendo passagem de ônibus subsidiada. Deixa a economia acontecer!
                              Fora que deveria extinguir cidades com menos de 10 mil habitantes que não dão lucro. (pensa nos prefeitos que iam demitir geral os coçadores de saco, para tirar a prefeitura do vermelho.
                              Além de não poder votar os funcionários públicos de qualquer grau e quem reside no mesmo endereço que ele. (acabava a história de prometer empregos, pois cada contratado, é um voto a menos).
                              Quem recebe auxílio, bolsas de estudo, cursa universidade pública ou qualquer coisa do tipo, também não poderia votar, pois é um parasita do sistema. Só quem não recebe nada do governo, que poderia votar dentro de um prazo de 12 meses.
                              Nordeste elegendo presidente kkkk já era. Se tiver um dentro da residência que se enquadre no citado acima, ninguém vota.
                              Pode ter certeza que as promessas de populismo iriam acabar e a saúde e segurança pública iriam melhorar muito. Afinal, é algo visível de forma rápida e o caminho para se reeleger, já que cada novo auxílio, poderá ser vários votos a menos. O caminho seria reduzir impostos e cuidar do básico muito bem!

                                • Como e que defende esse governo, só se virar sego e mudo e não ver o mundo

                                    • Kkkkkk e ainda tem trouxa que defende esse velho e suas ações

                                        • Faz o L

                                            • Alguém tem ideia de quantos novos impostos retornaram ou foram criados esse ano? Não passamos uma semana sem um novo imposto
                                              Deveria dividir o país e deixar a turma que fez o L de um lado junto com Lula ou mandar pra Cuba

                                                • Deveria ser opcional igual aos demais seguros. Quem quer, paga e quem não quer, não paga.Mas o governo do amor quer empurrar o máximo de impostos e taxas na população

                                                    • Também acho que deveria ser opcional pagar e quem não pagar, não deveria nem ser atendido pelo SUS em caso de acidentes, muito menos receber um seguro DPVAT ou mesmo o novo SPVAT.

                                                      Quem causou o acidente deveria arcar com 100% dos prejuízos aos terceiros, e se o mesmo ficar impossibilitado ou morrer, que repasse estes prejuízos às famílias do mesmo.

                                                      Aí sim seria perfeito.

                                                      • Só avisando aos inteligência pura que nada é aprovado sem que a direita aprove, inclusive o maior partido do Brasil o PL.
                                                        Se passar, já sabe né.

                                                        • O povo que crítica nem lê, não sabe interpretar nem um texto e nem tem carro!
                                                          Pronto Falei..... Comboio de liso...

                                                          • desde q assumiu a unica coisa q fez foi aumentar impostos,se esse eo tal do amor,eu quero o odio.

                                                              • quem tinha q pagar dveria ser os retardados q votaram nessa peste

                                                                • Tua hora de ver o kapeta vermelho, logo chegará velho desgraçado.

                                                                    • DO THE L

                                                                        • Pessoal pelo menos leu a matéria?

                                                                          Tenta indenizações do jeito que está!!! Não há cobertura pra nada, o pobre vai correndo atrás dos serviços sociais mendigar ajuda!!

                                                                          Acidente é acidente, deveria simplismente apressar a aprovação de isenção para carros de 10 anos... E manter o DPVAT no valor simbólico de 20 reais.

                                                                            • Senta na %uD83D%uDCA9 e relaxa militante.

                                                                                • Bixo vc entra toda vez pra defender esse governo de merda de esquerda. Se fosse no governo anterior vc estaria vomitando críticas. Nós ja aceitamos que vc é de esquerda e vai defender qualquer medida desse governo, nao importa o quao danosa possa ser para o povo. Enfim, essa dialética que tenta distorcer o obvio nao funciona mais com as pessoas. Guarde esse papo furado para sua turma....

                                                                                    • "Imposto para o bem do povo"? Essa é mais velha que andar pra frente...

                                                                                      • Eu penso que o imposto deveria voltar apenas para os eleitores desses desgoverno

                                                                                          • Quem poderia imaginar que esse governo traria de volta mais um imposto? %uD83E%uDD21

                                                                                              • Agora eu entendi porque é governo do amor, é amor por impostos e dinheiro do contribuinte

                                                                                                  • e eu nem fiz o L kkkkkkkk

                                                                                                      • Ladrão desgraçado!

                                                                                                          • Faz o L de ladrão

                                                                                                              • Faz o L

                                                                                                                  • Obrigado papai, é muito amor por nós. Depois vou te convidar pra comer aquela carne de abóbora lá em casa, não achei picanha aqui no mercado, mas deve estar em falta por estar barata.

                                                                                                                      • Faz o éli

                                                                                                                          • Fazueli! %uD83E%uDD21%uD83E%uDD21%uD83E%uDD21

                                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                                              Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                                                                              Android

                                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                              Android

                                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                              Windows

                                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos