
Curiosidade 13 Ago
27 de setembro de 2024 0
O mecanismo atual que analisa se você é um robô pode necessitar de atualizações no futuro. Afinal, uma pesquisa conseguiu fazer com que bots de IA treinados com reconhecimento de imagem tivesse 100% de acerto ao passar pelos chamados CAPTCHA presentes em diversos sites pela internet com imagens de tráfego.
Conforme noticiado pelo portal arstechnica, o estudante de doutorado da ETH Zurich, Andreas Plesner e seus colegas utilizaram uma versão adaptada do modelo YOLO (You Only Look Once), usado para reconhecimento de objetos. Segundo os pesquisadores, o recurso tem boa capacidade de detectar objetos em tempo real.
Outra vantagem desse modelo é que ele pode ser usado em dispositivos com poder computacional limitado. A partir disso, foram usadas 14.000 imagens de tráfego rotuladas, resultando em um sistema capaz de identificar imagens de qualquer uma das 13 categorias presentes no reCAPTCHA v2, desenvolvido pelo Google.
Vale destacar que os autores do estudo também precisaram tomar outras ações para conseguir enganar o sistema do reCAPTCHA. Por exemplo, foi necessário utilizar VPN para evitar a detecção de muitas tentativas do mesmo endereço de IP, além de um movimento do cursor do mouse parecido com o de uma pessoa.
Não apenas isso, como também foi preciso usar informações de navegação e cookies falsos. Quem acompanha as notícias, não deve estar muito surpreso, já que o Bing Chat da Microsoft também mostrou ser possível resolver enigmas de CAPTCHA. Um estudo publicado em agosto também indicou que os robôs conseguem superar esses testes.
Com isso, poderemos ter um cenário no futuro onde será mais difícil dizer se a pessoa do outro lado é mesmo um ser humano.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários