Segurança 04 Set
Um estudo realizado por cientistas de um consórcio internacional descobriu 3 mil genes em áreas ocultas do DNA humano, ignoradas em estudos anteriores por produzir apenas miniproteínas. A pesquisa envolveu profissionais de 20 instituições de todo o mundo que revisaram estudos existentes e novos.
Os novos genes foram encontrados em regiões ignoradas do DNA chamadas DNA Lixo, pois eles são considerados estranhos e apenas conseguem produzir proteínas menores, mas agora foi descoberto que elas são importantes para o sistema imunológico e até estão envolvidas no surgimento do câncer.
Um destes estudos é o do neuro-oncologista John Prensner, da Universidade de Michigan (EUA), que conseguiu rastrear 550 miniproteínas produzidas por estes genes que têm papel crítico em células cancerígenas.
Graças a este estudo, pesquisas envolvendo os genes ocultos do DNA Lixo devem revolucionar a medicina, pois é esperado que a contagem de genes do DNA humano aumente de 20 mil para até 50 mil. Expectativas otimistas dizem que os seres humanos possam ter até 100 mil genes, embora esta teoria seja considerada improvável por muitos especialistas.
A ideia é usar este conhecimento para criar vacinas personalizadas contra o câncer, como o que está sendo feito nos estudos do laboratório francês Transgene. Além disso, esta tecnologia tem o potencial para tratar outras doenças humanas que ainda não têm cura.
Os primeiros resultados do estudo conduzido pelo consórcio podem ser conferidos na íntegra na plataforma bioRxiv pelo link de Fonte abaixo.
Comentários