LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas descobrem método de editar "desligar" células do HIV

03 de maio de 2017 8

As 37 milhões de pessoas infectadas com o vírus HIV podem, em breve, ter uma boa notícia em relação ao tratamento e cura da doença. Pesquisadores da Universidade Temple de Filadélfia e da Universidade de Pittsburgh, ambas nos Estados Unidos, disseram que usaram a tecnologia de edição de genes para remover o DNA do HIV do código genético de camundongos, eliminando a doença para os animais. Os resultados foram publicados esta semana na revista Molecular Therapy.

O estudo baseia-se em anos de pesquisa que inicialmente mostrou que o vírus da AIDS e o HIV poderiam ser cortados de células em pratos de laboratório. Com isso, basta que testes sejam feitos com humanos para que a eficácia seja comprovada. Antes, o protocolo manda que os pesquisadores testem o método com primatas.

Segundo informa o CNET, este é o primeiro estudo a usar a tecnologia de edição de genes CRISPR para parar a replicação do HIV e desligar o vírus em células animais. A tecnologia CRISPR ainda é relativamente nova e nunca foi usada para editar genes humanos.

Tratamento experimental

No fim 2016, foi noticiado o caso do que seria a primeira pessoa a se curar do vírus HIV. Um britânico de 44 anos foi submetido a um método experimental e dado como curado após ingestão da droga Vorinostat. O trabalho está sendo conduzido por uma equipe de pesquisadores de cinco universidades do Reino Unido. Ao total, são 50 profissionais envolvidos na terapia. Mas ainda não se sabe se a droga poderá ser usada no tratamento de todas os pacientes da doença.

Pesquisas tecnológicas

A ciência depende muito dos avanços tecnológicos. Exemplo disso é a atuação da Verily, que faz parte do conglomerado Alphabet. A companhia anunciou recentemente um estudo com 10 mil voluntários nos Estados Unidos. O objetivo é prevenir doenças mapeando como elas surgem no organismo humano. Em parceria com cientistas da universidades Duke e Stanford, a Verily irá coletar e analisar amostras biológicas para prever o surgimento de doenças.


8

Comentários

Cientistas descobrem método de editar "desligar" células do HIV
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista