LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Recadastramento de linha pré-paga vai exigir selfie e foto de documentos aos clientes

05 de setembro de 2019 41

Atualização (05/09/19) – RB

Iniciado nesta semana, o recadastramento de linhas pré-pagas vai precisar de mais do que apenas informar endereço residencial e outros dados ausentes do sistema. O cliente precisará também enviar imagens às operadoras.

De acordo com a associação das teles, Telebrasil, será necessário mandar selfie e foto dos documentos do usuário. A tendência é que haja um aplicativo, o qual deverá receber as capturas, para o momento de habilitação de um chip.

Imagem: Reprodução

A iniciativa servirá para todas as operadoras atuais, como Vivo, Claro, TIM e Oi. Contudo, as bases de dados ficarão separadas e não serão compartilhadas entre as prestadoras de serviços de telecomunicações.

Ainda é estudado se os novos clientes na modalidade pós-paga também precisarão baixar o app e realizar o mesmo procedimento. A plataforma será desenvolvida pela BR Telecom – a mesma que realiza a portabilidade de números de celular e o registro do bloqueio de terminais.

O programa de recadastramento irá se estender até o dia 16 de novembro. Vale lembrar que o usuário com cadastro incompleto receberá um SMS para solicitar o contato com a central de atendimento da respectiva operadora.

O que você acha da iniciativa de mandar mais informações às provedoras para linhas pré-pagas? Diga para a gente!

Ter um número para sair falando com as pessoas - ou mandar aquele zap - é bem fácil no Brasil: basta comprar um chip em uma banca de jornal, fornecer um número de CPF, e pronto. Linha ativada.

Porém, a Anatel não gosta do atual método de cadastramento, e por isso desde o primeiro semestre vem solicitando que as operadoras entrem em contato com clientes que não possuem, por exemplo, um nome completo atrelado à linha, assim como um endereço com CEP.

Acontece que a partir de hoje (2) essa solicitação terá abrangência nacional, e com isso Vivo, Tim, Claro, Oi, Sercomtel e Algar Telecom terão que exigir da sua base todas essas informações.

Quem tiver cadastro incompleto receberá um SMS pedindo que um contato seja realizado com a central de atendimento da respectiva operadora. O procedimento é bem simples e não deve tomar muito tempo dos usuários. Será necessário informar endereço residencial e eventuais outros dados que ainda não constem na base da empresa.


O procedimento é obrigatório e quem não realizá-lo terá a linha bloqueada até que complete o cadastro.

A partir de 2020 as operadoras deverão mudar os procedimentos de cadastramento de linhas pré-pagas para um modelo mais seguro que impede o uso de CPF de terceiros. É estimado que hoje um mesmo Cadastro de Pessoa Física possa estar atrelado a mais de 50 números, mesmo que o dono do documento não saiba.

Vale lembrar, o Ministério Público desde o final do ano passado tenta exigir do Uber o cadastramento do CPF dos usuários como medida adicional de segurança na plataforma. Fato é que quanto mais dados de um usuário forem solicitados, maiores as informações das fornecedoras de serviço para atestarem a validade dos cadastros.

E você, está com o cadastro em dia na sua operadora? Conte para a gente nos comentários!


41

Comentários

Recadastramento de linha pré-paga vai exigir selfie e foto de documentos aos clientes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista