LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Xe Graphics: empresa divulga testes de GPU de 42 TFLOPs com número absurdo de núcleos

13 de agosto de 2020 6

O final de 2020 será bastante agitado no mundo do hardware, especialmente em relação às GPUs. A AMD já confirmou que suas novas GPUs RDNA 2 para games, além de sua primeira CDNA para computação e Inteligência Artificial, devem estrear ainda neste semestre, enquanto a Nvidia revelou seu primeiro chip Ampere em maio, e confirmou nesta semana o lançamento de sua próxima geração de placas de vídeo GeForce no início de setembro.

Apesar disso, talvez seja a Intel, estreante no mercado de GPUs de alto desempenho, a roubar a cena. Em testes de benchmark divulgados hoje, a gigante de Santa Clara demostrou o potencial de sua arquitetura Xe, e de seu design inédito de múltiplos chips em uma única unidade de processamento gráfico, os chiplets, similar ao que a AMD faz em suas CPUs.

A Xe Graphics "Arctic Sound" mostrada hoje é voltada para Data Centers, mas uma versão adaptada para games chegará ao mercado em 2021.

O modelo testado hoje, de codinome Arctic Sound, utiliza 4 tiles, as unidades para compor o chip maior, resultando em nada menos que 16.384 núcleos, um número absolutamente impressionante. Em comparação, a Nvidia A100, a primeira com arquitetura Ampere, conta com "apenas" 6.912 núcleos, um valor já bastante alto e um dos principais motivos que a fez ser cerca de 43% mais veloz que a 2080Ti, com míseros 4.352 núcleos.

Os números impressionantes não param por aí, com a Xe Graphics da Intel rodando a 1,3GHz e atingindo nada menos que 42 TFLOPs de poder computacional em FP32. Outro destaque é que cada tile tem sua performance escalada de maneira quase perfeita, portanto a GPU Xe de 4 tiles é quase 4 vezes mais potente que a variante com 1 tile. Considerando que a unidade mais básica é capaz de lidar com 10 streams de vídeo em 4K a 60FPS diferentes, a unidade testada hoje poderia ser capaz de lidar com 40 streams.

A Intel Xe Graphics com apenas 1 tile suporta editar até 10 streams de vídeo 4k a 60FPS simultaneamente, com a versão de 4 tiles chegando aos 40 streams.

Infelizmente, a Artic Sound é voltada apenas para Data Centers, e não deve chegar aos consumidores comuns, sendo disponibilizada em breve na plataforma para desenvolvedores Intel Dev's Cloud. No entanto, a Intel também lançará variantes adaptadas para games baseadas no mesmo design, sendo praticamente certo que a gigante de Santa Clara chegará para brigar com tudo contra o domínio de Nvidia e AMD.


6

Comentários

Intel Xe Graphics: empresa divulga testes de GPU de 42 TFLOPs com número absurdo de núcleos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista