
Lançamentos 13 Ago
13 de agosto de 2020 6
O final de 2020 será bastante agitado no mundo do hardware, especialmente em relação às GPUs. A AMD já confirmou que suas novas GPUs RDNA 2 para games, além de sua primeira CDNA para computação e Inteligência Artificial, devem estrear ainda neste semestre, enquanto a Nvidia revelou seu primeiro chip Ampere em maio, e confirmou nesta semana o lançamento de sua próxima geração de placas de vídeo GeForce no início de setembro.
Apesar disso, talvez seja a Intel, estreante no mercado de GPUs de alto desempenho, a roubar a cena. Em testes de benchmark divulgados hoje, a gigante de Santa Clara demostrou o potencial de sua arquitetura Xe, e de seu design inédito de múltiplos chips em uma única unidade de processamento gráfico, os chiplets, similar ao que a AMD faz em suas CPUs.
O modelo testado hoje, de codinome Arctic Sound, utiliza 4 tiles, as unidades para compor o chip maior, resultando em nada menos que 16.384 núcleos, um número absolutamente impressionante. Em comparação, a Nvidia A100, a primeira com arquitetura Ampere, conta com "apenas" 6.912 núcleos, um valor já bastante alto e um dos principais motivos que a fez ser cerca de 43% mais veloz que a 2080Ti, com míseros 4.352 núcleos.
Os números impressionantes não param por aí, com a Xe Graphics da Intel rodando a 1,3GHz e atingindo nada menos que 42 TFLOPs de poder computacional em FP32. Outro destaque é que cada tile tem sua performance escalada de maneira quase perfeita, portanto a GPU Xe de 4 tiles é quase 4 vezes mais potente que a variante com 1 tile. Considerando que a unidade mais básica é capaz de lidar com 10 streams de vídeo em 4K a 60FPS diferentes, a unidade testada hoje poderia ser capaz de lidar com 40 streams.
Infelizmente, a Artic Sound é voltada apenas para Data Centers, e não deve chegar aos consumidores comuns, sendo disponibilizada em breve na plataforma para desenvolvedores Intel Dev's Cloud. No entanto, a Intel também lançará variantes adaptadas para games baseadas no mesmo design, sendo praticamente certo que a gigante de Santa Clara chegará para brigar com tudo contra o domínio de Nvidia e AMD.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários