LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 'apaga' apps em novo bug da Fall Creators; Microsoft ensina solução temporária

23 de outubro de 2017 60

Microsoft finalmente lançou a grande atualização de outono do Windows 10 na última semana, e como já é de praxe em qualquer compilação destas dimensões, a Fall Creators por sua vez também chegou recheada de bugs neste final de ano: e aqui está mais um deles.

Recentemente, diversos usuários bombardearam a página de suporte oficial da Microsoft reportando um problema em comum que teve início após a Fall Creators passar a alimentar o Windows 10.

A falha em questão apaga” alguns aplicativos no sistema operacional – tenha em mente que esta não é a primeira vez que certas aplicações desapareceram após a chegada de uma grande atualização do Windows 10.

O novo problema faz com que aplicativos do próprio sistema, como a Calculadora por exemplo, simplesmente desapareçam da plataforma, impedindo que os usuários executem as ferramentas a partir do menu Iniciar ou através da Cortana.

Contudo, quando tais aplicações são pesquisadas na loja da Microsoft a Windows Store mostra que os aplicativos já estão instalados no PC, e os mesmos podem ser executados a partir da própria loja.

Aí vai uma dica provisória!

Pois bem, o time da Microsoft por enquanto ainda não lançou uma correção oficial para o problema, mas a empresa ensinou uma solução temporária que pode ajudar aos usuários afetados.

Em nota, a Microsoft recomenda a redefinição dos apps para as configurações originais, ou caso a falha persista, o caminho será desinstalar o aplicativo afetado e, em seguida, reinstalá-lo na máquina.

Mas no fim, a maneira mais eficaz de recuperar os apps pode ser registrando novamente cada um via PowerShell.

Esta ação mais drástica é direcionada para usuários avançados do Windows 10, pois o método será aplicado diretamente no registro do sistema e qualquer descuido pode comprometer significativamente a instalação.

Confira a seguir a solução compartilhada pelos especialistas da divisão Windows na Microsoft.

Caso você tenha muitos aplicativos perdidos, tente restaurá-los ao mesmo tempo usando os seguintes comandos no PowerShell. Tenha em mente, no entanto, que se os passos 1 e 2 citados acima já foram utilizados e não restauraram os aplicativos que desapareceram, provavelmente esta solução do PowerShell também não será válida.

A partir da Cortana, digite PowerShell. Nos resultados da pesquisa, clique com o botão direto do mouse no Windows PowerShell e selecione Executar como administrador.

Na janela do PowerShell, digite os seguintes comandos. Essas etapas podem levar alguns minutos para serem concluídas:

  • reg delete “HKCU\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\TileDataModel\Migration\TileStore” /va /f
  • get-appxpackage -packageType bundle |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “\appxmetadata\appxbundlemanifest.xml”)}
  • $bundlefamilies = (get-appxpackage -packagetype Bundle).packagefamilyname
  • get-appxpackage -packagetype main |? {-not ($bundlefamilies -contains $_.packagefamilyname)} |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “\appxmanifest.xml”)}

Uma vez que os comandos do PowerShell foram concluídos, os aplicativos devem aparecer na lista correspondente e fixados no menu Iniciar.

De qualquer forma, esteja ciente de que a Microsoft não está prometendo que tal solução vai trazer de voltar seus aplicativos perdidos, já que sequer estamos falando de uma correção definitiva.

Ainda não está claro quando uma solução oficial será disponibilizada, mas estaremos reportando a nota da empresa em breve.

Continue acompanhando o TudoCelular para conferir tudo o que atualmente gira em torno da Fall Creators Update do Windows 10!


60

Comentários

Windows 10 'apaga' apps em novo bug da Fall Creators; Microsoft ensina solução temporária

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar