LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores aplicativos para ver vídeos em streaming

0Comentários

Vimeo

Em um mercado dominado pelo YouTube o Vimeo surge como uma opção para aqueles que não gostam do site comandado pela Google ou simplesmente querem explorar outras alternativas. Tendo apenas 2,2M de tamanho o Vimeo tem quase 4 mil downloads na Play store, uma média fraquíssima de 3,0 na avaliação dos usuários e a última atualização realizada em janeiro de 2013, isto é, há 6 meses atrás o que para os padrões de aplicativos que se destacam, é muito tempo. Bem pouco conhecido e utilizado no Brasil o aplicativo tem uma ótima interface, mas apresenta algumas falhas e deslizes. Confira abaixo mais detalhes.

Primeiros passos

A interface é agradável e o ideal é que o usuário esteja logado, mas para a pessoa que não tem conta o aplicativo permite a execução de três funções, assistir vídeos, acessar a câmera e a galeria dos vídeos realizados, é uma boa inciativa para conhecer um pouco do aplicativo antes de realizar o cadastro, na figura 1 você tem a tela inicial e as figuras 2 e 3 representam as funções possíveis de acessar sem a necessidade de cadastro.
1 – Tela Inicial 2 – Timeline 3 – Galeria particular

Login

Caso a pessoa já possua cadastro é só efetuar o login normalmente, inserindo e-mail e senha, mas se for novo usuário é preciso clicar em “Join” (como já deu para notar o aplicativo não é em português), ao escolher essa opção o usuário pode optar entre a versão free (basic) ou paga (Plus), escolhendo a Plus você é direcionado ao site do aplicativo e o mesmo apresenta as benefícios de adquirir a versão paga (figura 2), entre esses benefícios estão maior espaço e mais velocidade na execução de alguns serviços, porém não recomendamos adquirir o pacote Plus já que as funções que testamos na versão gratuita corresponderam às expectativas, após a escolha do plano é necessário preencher um pequeno cadastro e pronto, é só conectar!
1 – Opções de plano 2 – Vantagens Plus 3 – Cadastro

Menu

A home, apesar de bem dividida, traz funções que talvez não acrescentem muito ao aplicativo, como o acesso a camera, por exemplo, pois naturalmente o usuário ao gravar um vídeo acessa diretamente a camera do dispositivo ao invés de abrir um aplicativo para depois realizar a gravação, dentre as outras funções encontramos a possibilidade de ver os vídeos em destaque (Featured), vídeos enviados (My Videos), as estatísticas de visualizações do canal (Stats), ajuda ou duvidas (Help), galeria de vídeo (Camera Roll), inscrições em canais (Subscription), “likes” que são os vídeos que o usuário curtiu e “watch later” que são os arquivos marcados para assistir depois, vale ressaltar que o Camera roll e o My videos são parecidos, pois os dois abrigam os vídeos feitos pelo usuário e a diferença é que um mostra o vídeo antes do envio e o outro após, totalmente sem necessidade.

Embora tenha vários ícones o menu não é completo, faltou: uma sessão de categorias, atalho para enviar vídeos e um históricos de visualização; ainda no Menu, em seu topo, temos o sinal de positivo (+) e não, não é de adicionar vídeos, mas sim um atalho para tornar o usuário Plus e ao lado o que parece ser o ícone de configurações é na verdade a área do perfil, já a lupa trata-se do sistema de busca e no rodapé temos anúncios.

O perfil e a timeline (figura 2 e 3) são muito limitados e não tem grandes funções e neste ponto em específico a interface caiu muito, fazendo com que a timeline de vídeos fique com um aspecto bagunçado, além disso, como vocês podem perceber, na área do perfil tem a opção “ter mais com Vimeo Plus”, pois bem, a vontade dos desenvolvedores que a pessoa compre o pacote Plus é bem notória e insisiva, existem no mínimo três forma que o aplicativo oferece de compra do pacote Plus, muito agressivo e desnecessário.

1 – Home 2 – Perfil 3 – Timeline

Reproduzindo

Essa parte é a função principal do aplicativo, ao escolher um vídeo surge a tela da figura 1 e nela você vê detalhes como: descrição, há quanto tempo ele foi enviado, compartilhamento, que é feito através de link, sendo possível até mesmo enviar por SMS, comentários sobre a mídia e a relação de pessoas que deram “like” no vídeo, aliás essa ultima opção é totalmente dispensável. A guia “Add to” parece ser interessante incialmente, com ela é possível adicionar o vídeo a grupos, canais ou álbuns que você definir, porém NÃO é possível realizar esse procedimento através do aplicativo e o usuário será direcionado para o site e aí então a adição é realizada, bem trabalhoso e complicado.

Assim que o play é acionado a tela cheia se abre, ou seja, não importa o posicionamento do smartphone, não é possível assistir o vídeo na vertical apenas na horizontal e nesse modo de tela surgem as opções “gostar” e “assistir mais tarde”, além disso, a barra de notificação do aparelho some e o aplicativo não permite assistir aos vídeos e verificar a barra ao mesmo tempo, infelizmente diversos pontos negativos.

1 – Dados do vídeo 2 – Links para o site 3 – Tela cheia

Complicando o upload

O aplicativo Vimeo ao invés de ajudar complica muita coisa, o envio de vídeos foi difícil de encontrar e só descobrimos que existe essa opção através da descrição do aplicativo na Play store, pois não há sinais de como realizar o envio, acompanhe nosso caminho para encontrar essa função.

Primeiro fomos no local mais lógico, a home (figura 1), pensamos que o sinal de positivo no topo da tela fosse a opção envio, ledo engano, então após vasculhar a home e não encontrar nada, pensamos que essa função estaria apenas na versão Plus, fomos verificar e o site informava que na free também era possível realizar o envio, sendo assim tínhamos que encontrar e então depois de fuçar bastante tivemos a ideia de tocar e pressionar um dos vídeos que estava na Camera Roll, para ver no que dava e boom, lá estava ele, bem pequenininho “upload” (figura 3), talvez se os desenvolvedores se preocupassem menos em insistir que o usuário compre o pacote, eles teriam providenciado um ícone de fácil acesso para envio de vídeos, o que aliás, é uma função tão importante quanto a visualização.

1 – Ícones complicados 2 – Detalhes das versões 3 – Upload

Pontos positivos

Poucos, bem poucos, não é a toa que os usuário reclamam e a média apresentada é baixíssima; seu tamanho de apenas 2,2M é realmente impressionante e não sobrecarrega em nada o dispositivo, a interface da home é agradável, o cadastro é simples e só, não há mais vantagens.

Pontos negativos

Bom, por onde começamos?! Os ícones são confusos, por exemplo, na home o sinal positivo não é adicionar algo, mais sim tornar-se usuário Plus e o ícone universal de configuração na verdade não é configuração, mas sim o perfil; o smile encontrado entre os tópicos da home não é o perfil do usuário, trata-se dos vídeos enviados e, além disso, o Vimeo possui anúncios e insistentes formas de oferecer as pessoas a escolha do pacote Plus.

Outros pontos são: lista de quem deu like no vídeo que você assistiu (?!), desnecessário; não poder assistir ao vídeo na posição vertical, o que não é uma falha, mas com certeza é um deslize; travar a barra de notificação do dispositivo, isso é ruim pois faz com que o usuário interrompa o vídeo para ver a notificação. A ausência do botão de configurações e uma forma mais fácil de enviar vídeos são falhas gravíssimas e que precisam de reparos imediatos, tantas coisas podem ser configuradas em um aplicativo de vídeos e a função enviar vídeos é tão importante, ou seja, não pode haver dificuldade.

Ser totalmente em inglês e muito desconhecido no Brasil desestimula por completo a utilização deste aplicativo, quando você está no Twitter ou Facebook e decide assistir o vídeo de algum link que lhe mandaram, existe 99,9% de chance desse link estar armazenado no YouTube; portanto além de melhorar o aplicativo é necessário que os responsáveis pelo site também tentem expandir os serviços em nosso país, do contrário, não vale a pena baixar o Vimeo.

1 – Sem configuração 2 – Insistência 3 – Lista de like

Conclusão

O Vimeo é básico e sem muitas regalias, é possível ver vídeos e só, não tem muito que se fazer, não tem como personalizar, o envio é difícil e a interface de algumas áreas é bagunçada, além disso, seus ícones são muito confusos e o serviço é pouco conhecido no Brasil, ainda tem muito caminho a trilhar para ser considerado concorrente do YouTube, ele é uma alternativa, concorrente não. Não é recomendável baixar o Vimeo.

Prós e contras

Ocupa pouca memória; eGratuito.
Sem botão de configurações;Envio de vídeo é complicado;Visualização apenas na horizontal;Poucas funções;Inglês;Anúncios; eÍcones confusos.

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Vimeo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas