LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Personalizando o visual do seu Android com Launchers

2Comentários

GO LAUNCHER EX

Se você acha que o seu Android tem poucas funções ou simplesmente já enjoou da sua interface, lhes apresento o GO Launcher EX.

Essa ferramenta oferece lindas e intuitivas interfaces, além de widgets poderosos que são um ponto chave na escolha desse maravilhoso aplicativo.

GO Launcher é um dos apps mais populares no Google Play por sua extensa linha de temas e ferramentas. Com ele você pode trocar e personalizar tudo o que gostaria, deixando o Android do jeito que quiser. Ele fornece ícones, utensílios, barras de ferramentas, efeitos e até designs baseados em jogos!

O download desses opcionais é feita através do Google Play, porém podemos consultar os melhores dentro do Launcher.

É suportado a partir do Android versão 2.0.

São tantos recursos que testaremos apenas os melhores. Após baixa-lo, a primeira tela mostra uma mensagem de bem vindo. Deslizando os dedos para o lado esquerdo, podemos ver os atributos que ele oferece e o que é novidade desde a última atualização. Podemos nos conectar por meio do Facebook, Twitter e até Google Plus. Na última opção ele nos mostra os dez melhores temas e ainda podemos ver mais clicando em “More Themes” no canto inferior esquerdo, que irá abrir o Go Store. Para pular para a próxima etapa aperte “Skip” que está no canto inferior esquerdo.

Escolhemos ver mais temas, portando a janela do Go Store foi aberta na página inicial. Na página principal, podemos ver todos os aplicativos encontrados no Google Play. Ao tocar em algum dos apps, somos direcionados a loja do Android.


Nesta aba podemos ver banners que ficam se alternando na parte superior, que mostram os destaques, três botões logo abaixo que mostram os Featured (destaques), Top Apps e Top Games. Na barra de ferramentas inferior, podemos ver seis botões: Home, App, Game, Theme, Locker e Manage. Um pouco a cima desta barra, no canto esquerdo, podemos ver uma lupa onde somos capazes de buscar algum item que nos interessa.

Ao clicar em apps na parte inferior, uma nova interface se configura. Na parte superior existem quatro botões: Category (categoria), Featured, New Free (novos grátis) e Trending (os mais baixados). Para alternar entre essas opções, devemos tocar em cima da palavra ou deslizar o dedo. As categorias são: Entretenimento, redes sociais, fotografia, ferramentas, leitura, segurança, comunicação, compras, educação, mapas, finanças, aplicativos e widgets do Go Launcher.

A parte de jogos segue o mesmo design. Podemos ver a pontuação dos jogos por meio de estrelas que variam de zero a cinco. Ao ir até a aba Trending, podemos ver o tamanho de cada aplicação e a quantidade de download que o mesmo teve. Na parte de categorias podemos ver as seguintes opções: Arcade/Ação, puzzles, RPG, esportes e corridas, voo e tiro, casual, estratégia, simuladores, cartas e casino.

Para conferir o arsenal de temas que o aplicativo nos oferece, podemos tocar em Theme. Ao fazer isso podemos ver Hot, Category e Featured na barra superior. Inicialmente estamos na aba Hot, que foram os mais baixados.
Em Category podemos ver oito categorias: Científico, criativo, clássico, descolado, fofo, desenho, simples e outros. Clicando em “outros” podemos ver os temas que foram lançados sem estarem em nenhuma categoria. Por fim, Featured nos mostra os destaques.

O download é feito através do Google Play, ou seja, o Go Store só nos fornece a visualização agrupada. Na aba Locker podemos visualizar os destaques, os mais baixados e os lançamentos que são de graça.


Por fim, vamos tocar no último ícone chamado Manage. Nesta janela podemos ver três botões na parte superior: Updates, my apps e advanced. Logo abaixo desta barra, podemos ver mais dois botões: Update e Ignored. Em Updates podemos ver as atualizações que estão disponíveis para os aplicativos que já temos.

Para atualizar um de cada vez, podemos tocar na seta em fundo amarelo. Também conseguimos atualizar todos apertando Update All no canto superior direito. Ao tocar em Ignored podemos ver as atualizações que ignoramos (elas são ignoradas se ficarem dias sem serem aceitas).

No ícone do Manage, podemos ver um balão vermelho escrito o número de atualizações pendentes (se não houver nenhuma, o balão some).

Na aba My Apps podemos ver todos os aplicativos que estão instalados no aparelho. Nesta mesma janela somos capazes de ver o tamanho que eles estão ocupando e também temos a opção de desinstalá-los. Nos três botões na segunda linha, conseguimos ordenar por ordem alfabética (alphabetic), por data (newly) ou por tamanho (size).

Ao tocar em Advanced uma das mais inusitadas funções é a opção de migrar aplicações da memória interna para o cartão SD. Clicando em Migrate somos capazes de conferir quais apps estão no telefone e quais estão no cartão de memória. Também conseguimos transferi-los com apenas um toque.

Para ver os aplicativos que estão na memória interna aperte Phone na barra superior, para ver os que estão na memória externa toque em SD Card. No botão Unmovable podemos ver as aplicações que não podem ser movidas por proteção do sistema ou alguma razão própria. Nesta mesma aba conseguimos ver as propriedades do aplicativo clicando em cima do nome do mesmo.


Tocando no ícone Home e voltando à pagina principal, podemos atualizar a página e entrar em configurações. Clicando em Settings, a única opção que temos é o que o aplicativo deve carregar enquanto o aparelho estiver em rede de celular.

As escolhas que somos capazes de fazer são: não carregar ícones e screenshots, só carregar ícones e não carregar nem ícones nem screenshots.

Após toda a configuração estar completa, vamos à interface geral do aplicativo apertando em voltar duas vezes. Se você ainda não baixou nenhum tema, o design apresentará um esquema padrão, onde na barra inferior temos a opção de chamada, contatos, menu, mensagens e navegador.

Os aplicativos e widgets que estão com uma faixa inclinada escrito Download, ainda não podem ser usados por você. Para utilizá-los você deve tocar em cima deles. Fazendo isso, o Google Play irá abrir e assim você poderá instalar o que quiser.

Para servir como exemplo, vamos ao primeiro widget no lado esquerdo, chamado Switch Widget. Tocando em cima de qualquer parte, somos direcionados para a loja do Android. Após estas etapas a faixa sumirá e você já pode usufruir da ferramenta sem problemas.

O primeiro ícone liga e desliga o wireless, o segundo ativa e desativa a rede de dados, o terceiro configura o tipo de chamada, o quarto edita a luminosidade, o quinto liga e desliga o bluetooth, o sexto nos informa o quanto de bateria ainda resta e se pressionarmos podemos configurá-la e o último nos dá ainda mais opções, como ativar o modo avião, bloquear a tela, ajustar o volume e etc.


Agora vamos explorar o menu, clicando no ícone com quatro quadrados no centro inferior da tela. Ao carregar, na parte superior temos a opção de ver todos os aplicativos (all), ver os que acessamos recentemente (recente) e as aplicações que estão abertas (running).

Na aba running, também podemos ver quanto de memória RAM temos, em uma barra de contagem na parte inferior, e o quanto estamos utilizando. Para finalizar um app podemos tocar e segurar até ele começar a vibrar e apertar o pequeno “x” que se encontra no canto superior direito do ícone. Para parar de vibrar é só apertar o botão voltar do Android.

Para fechar todas em aberto, podemos clicar no pincel localizado na parte inferior da tela. Quando os ícones estão vibrando, também podemos arrastá-los para a parte superior, assim, somos capazes de ver informações e bloquear os aplicativos.
No canto inferior direito, vemos três pontos onde é possível atualizar a lista de aplicativos abertos, abrir a lista de apps bloqueados e escondê-los.


Voltando na aba All, podemos desinstalar apps ou colocá-los em pastas. Para desinstalar devemos tocar e segurar até o aplicativo começar a tremer, depois apertar no pequeno “x” no canto superior do ícone, fazendo isso o Launcher irá perguntar se você realmente quer fazer isso.

Para criarmos pastas é só arrastá-los, enquanto estão tremendo, para a opção “new folder” localizada no canto superior esquerdo, fazendo isso, uma aba será exibida e você poderá escolher os apps que estarão contidos nela e também pode mudar o nome do ficheiro, tocando no lápis no canto superior direito. Para finalizar é só apertar “Ok” e a pasta estará localizada na primeira posição na lista de aplicativos.

Para excluí-la é só fazer o mesmo procedimento feito para os apps.


No canto inferior direito vemos um ícone que abre opções adicionais. Nela podemos editar a aparência, o vídeo, ações e o gerenciamento de mídia. No vídeo podemos editar o background, escolher o estilo e deixa-lo embaçado. Na configuração de aparência podemos escolher a forma de exibição dos aplicativos, da barra de ação e etc.

Em ações nós podemos adicionar e editar transições, modificar o tipo de rolagem e comando de gestos. No gerenciador de mídia somos capazes de baixar um plug-in que gerencia fotos, músicas e vídeos.

Voltando à tela inicial podemos exibir atalhos pressionando o botão menu (botão inferior esquerdo do Android), onde aparecem acessos rápidos para wallpaper, temas, Go Store, plug-ins, preferências, configurações e etc.


Conclusão

Go Launcher é o aplicativo que mais completa sua vida no Android. Com backgrounds, temas e widgets refeitos em alta definição, você pode desfrutar de um sistema operacional mais fácil e aconchegante, sem nenhuma barreira para o entretenimento.

Com seu acervo de opcionais, é um trunfo para quem já enjoou da velha e morta interface do celular. Com várias ferramentas integradas, o aplicativo busca substituir por completo o Android nativo de seu aparelho.


Prós e contras

Acervo grande de temasGo Store uni o sistema operacional com o Google PlayÍcones reformuladosWidgets realmente funcionaisIntuitivo
Utiliza muita memória RAMÉ mais lento do que o Android normalInformações iguais em telas diferentesDeixa alguns ícones com fundo sem transparência

Se curtiu, compartilhe!


2

Comentários

GO LAUNCHER EX

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas